A mesma frase em português e madeirense...

(Hoje deu-me para isto, podia ter-me dado para pior.)

Português: Põe-te na fila.
Madeirense: Põe-te na felha.

Português: Comprei batatas.
Madeirense: Comprei semilhas.

Português: Quando eu saí de casa...
Madeirense: Quando eu caminhei de casa...

Português: Escorreguei numa casca.
Madeirense: Esvarei numa casca.

Português: Vai lá.
Madeirense: Vai lhá.

Português: Vamos ver.
Madeirense: Vai-se ver.

Português: Nós gostamos muito.
Madeirense: A gente gosta muito.

Português: Vai de autocarro?
Madeirense: Vai no horário? ou Vai na camionete?

Português: Alugar um táxi.
Madeirense: Afretar uma abelha.

Português: Vais levar uma palmada ou chapada.
Madeirense: Vais levar um carrolaço...

Português: Vou fazer cocó.
Madeirense: Vou arriba dos pés.

Português: Sopa de chuchu com abóbora e feijão verde.
Madeirense: Sopa de pimpinela com moganga e vaginha.

Comentários

  1. LOLOLOLOL
    Arriba dos pés?!?!?!??!?!?! Não conhecia essa!
    Acho curioso que o Martim tenha um sotaque polido/continental. Não consigo perceber porquê.
    Beijooooooos

    ResponderEliminar
  2. Lá dizemos autocarro para os transportes de cidade tipo os STCP, e camioneta para os transportes regionais, tipo a carreira Porto - St Tirso....
    E dizemos também " a gente"...lol

    (esqueceu-se da mochilha, a Filhipa...ui...é melhor calar-me...lol)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada. Hei-de colocar os "lhes" e a terminação das palavras em ê. ex: antonie, Martinhe. A próposito a minha filha gostava do nome "Emília", mas agora imagine os amdeirenses a chamar "emílhia". Credo, nem soa bem.

    ResponderEliminar
  4. Lol...Eu gostava de ter dado o nome de Emília à minha filha (é o nome da minha mãe) mas por essa mesma razão excluí a hipótese...lol

    ResponderEliminar
  5. Mas os adultos com quem ele convive falam madeirense...A professora até tinha o sotaque de CLobos. :)!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade