Lamas d' Olo

Ao chegarmos a Lamas de Olo tínhamos um guisado de vaca à nossa espera para o almoço. Depois do almoço a volta pela cercania para conhecer a aldeia. Muita bosta de vaca pelo caminho, muitas vacas que não se afastam quando passa um carro. Raça "Maronesa" com uns belos cornos pontiagudos que metem respeito a todos os bois cornudos que andam por aí.
Ao jantar um entrecosto no forno, um jogo da "bisca" e vinho para aquecer. Poça! Estavam 1.3º na rua. Casacos e cachecóis, meias e gorros e mais calças, tudo emprestado que eu cá não levei nada pois não ia pernoitar.
Perto das 23 horas ligo ao meu bisalho.- Eu já sabia- diz ele. Já calculava que não viessem.
- Dás autorização? Podemos ficar? Eu compenso-te quando te vir.
Duas da manhã.
Fazer a cama transformar a sala de estar da auto caravana em dormitório.
"Jisus Craiste!" Frio. Frio. Frio.
Dormi de meias, collants, casaco cachecol, calças. Tudo da dona que nos cedeu as roupas.
Pijama? Quero lá saber de me despir para vestir o pijama! O frio era tanto que nem me importei.
Um edredão de penas, um casaco em cima do edredão e mesmo assim não aquecia os pés.
Mas diga-se em abono da verdade. Paisagem virgem, frio a cortar as entranhas, uma paisagem soberba, mulheres (ainda) a lavar roupa na nascente, vacas no caminho... nada de poluição... de nenhuma espécie.

Comentários

  1. E esta Avogi, não para mesmo kkk
    Comidinha da boa lool, paisagem líndissima...
    Ora o frio é que pior...
    bjocas

    ResponderEliminar
  2. E eu que vivi tanto tempo em Vila Real (e até a minha filha mais velha nasceu por lá - Hospital de Lordelo), nem sei onde ficam LAMAS DE OLMO. Pois, mas o Distrito de Vila Real é muito grande e eu não andava lá fazendo Turismo, como umas e outras que eu conheço.
    E sim , o frio transmontano é terrível. E quando neva... e cai a geada de madrugada e a roupa fica tesa (como bacalhaus) no estendal??!!!????
    Ai, meu rico solzinho da Madeira, que gosto tanto de ti.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade