Sabia que um empresário de etnia zulu...


...vai casar-se domingo com quatro mulheres, numa cerimónia que vai durar dois dias. As noivas, que têm entre 22 e 35 anos, dizem-se apaixonadas e não se importam em partilhar o futuro marido.
O noivo e as suas quatro mulheres vão morar na vila Ntlane, na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, onde vai decorrer o casamento.
Curioso é também o preço que Mbele pagou pelas mulheres. Nada mais nada menos do que 33 vacas em ilobolo, palavra que designa a quantia desembolsada 'por noivas'.

Com isso, o empresário - então proprietário de 100 vacas e 250 cabras, um rebanho que é já considerado um sinal de riqueza nas comunidades tradicionais zulu - ficou mais pobre.

De acordo com o jornal, o noivo pagou 10 vacas por Thobile Vilakazi, sete por Zenele Langa e oito pelas outras duas (Smangele Cele e Baqunisile Mdlolo). Não explica, porém, quais foram os critérios para umas valerem mais que outras.
O mais famoso sul-africano casado adepto da poligamia é o próprio Presidente da África do Sul. Jacob Zuma , também de etnia zulu, tem três esposas.
in Expresso
(Um país onde as mulheres são transaccionadas por vacas. Em Portugal seria uma esposa e 3 amantes.)

Comentários

  1. Também sou natural de um país que se praticava a poligamia, mas muito nos confins das matas. Conheci um que tinha 10 mulheres, uma delas era mãe de um colega meu. Todo o mundo dava-se lindamente.

    Culturas que me transcendem e que eu saiba os Zulus não maltratam as mulheres, velhos e crianças como os europeus, para não ir mais longe.

    Há outras bem piores onde a mulher não tem qualquer valor e dizem-se "senhores da verdade em nome de...os raio que os parta no meio de tanta poeira"!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade