O que se faz para garantir um lugar na escola

Para conseguir a matrícula dos filhos na escola que querem e a qual não é a da sua residência, os pais inventam mentiras e fazem trinta por uma linha.
Alugam casas por semanas, simulam divórcios, pedem à avó que fique como encarregada de educação. São várias as manobras a que os pais recorrem para matricular os filhos numa escola que não a da respectiva área de residência.
Este ano, em Inglaterra, uma mãe foi processada por dar uma morada falsa. Em Portugal, a prática vigora impune há anos. A tese de que os pais devem poder escolher livremente as escolas está a ganhar terreno.
Mentir para conseguir a melhor escola para um filho é crime?
Melhor seria se os pais pudessem matricular na escola pretendida sem a obrigatoriedade da sua residência ou da área de trabalho, nas escolas públicas, uma vez que nas privadas há liberdade de escolha. E toca a pagar e bem.
Porque não simplificar o sistema?

Comentários

  1. Aqui está"dedo na ferida", que já vigora há muitos anos.
    Já eu para entrar na primária os meus pais tiveram de usar esse estratagema...
    Ui!... e já lá vão umas 4 decádas kkk

    ResponderEliminar
  2. Pois.... mas quando eram as escolas a fazer as matrículas eram acusadas de favorecer A, B ou C. Agora que a Secretaria de Educação controla tudo, é uma pouca vergonha. Só funcionam as cunhas metidas ao Secretário, aos Directores Regionais, aos Chefes de Gabinete, aos Adjuntos, às secretárias deles todos, aos delegados e ainda está bem pior do que no nosso tempo (credo pareço uma velha a falar!!!).
    E pior ....é que agora é que se vêm meninos muito FORA da sua área de residência, que era o que eles anunciavam que iria acabar.
    E alguns que vivem nas zonas das escolas con sideradas "IN", foram jogados fora, para entrarem as cunhas.
    E mais não digo.

    ResponderEliminar
  3. Também já fiz isso e disse-o na escola dos filhos (à posteriori); eram tão bons alunos que depois eram eles que não queriam que eles saíssem.
    Todos nós temos um ponto de corrupção e,tantas vezes, são estas regras de uns iluminados que nos fazem contorná-las.

    ResponderEliminar
  4. Isso de ser a "melhor escola" tem muito que se lhe diga. :)!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade