O que era anormal há 20 anos atrás passou a " perfeitamente normal" actualmente

Não sei se a nova geração de pediatras estudou pelos mesmos manuais que estudaram os seus antecessores. Isto a propósito da pediatra achar "perfeitamente normal" uma criança de 3/anos fazer cocó nas cuecas.
Ora então resta-me achar que eu há 20 anos atrás é que era a "atrasadinha anormal".
A minha filha passou por uma fase de não querer fazer cóco. Eram caganitas de cabra o que evacuava. Comprimia as nádegas e não permitia que as fezes saíssem. Era bebé-gel pelo rabo acima e mesmo assim ela recusava-se a fazer, ou então fazia nas cuecas (as tais bolinhas).
Até que um dia já farta de a convencer com falinhas mansas e ela a medir forças comigo, chegou-me a mostarda ao nariz e bumba...senti-a na sanita, escancarei-lhe as nádegas, palmada no rabo e agora deita cá para fora.
A Pulga sofre do mesmo mal. A mãe que coitada ficou "trumutizada", (como dizem alguns madeirenses) abordou a pediatra que acompanha o crescimento das Pulgas sobre este assunto.
- Perfeitamente normal nesta idade fazerem cocó nas cuecas.
Hã? Normal? Normal para mim é fazerem na sanita.
E lá a Pulga (porque é normal na sua idade?) de vez em quando só se lembra quando o dito já saiu.
"Filha querida, perdoa-me as palmadas que te dei para fazeres o coco na sanita. Tu eras normal, a anormal era eu."

Comentários

  1. Para mim sempre foi normal, porque um das minhas filhas tinha pavor da sanita e do bacio e só deixou de fazer por volta dos 4 anitos, com a ajuda do colégio que tiravam as fraldas no Verão. Ela fez 4 em Abril e em a partir de Maio numa semana deixou.
    A outra deixou por si própria aos quase 3 anos.
    Nem todas as crianças são iguais, assim como fazerem chichi na cama que ainda hoje revolta-me verem a agressividade sobre os miúdos, logo eu que só deixei aos 12 anos. Sim 12 e o médico disse: quando deixarem de a pressionarem/versus gozarem deixará de o fazer. Foi tiro e queda e lembro-me tão bem que por vezes não dormia para não fazer. Não era todos os dias, mas andava tudo relacionado com "a minha agitação e beber imensa água".
    Portanto nunca foste anormal e cada criança é um caso:)

    Beijos garota linda

    ResponderEliminar
  2. Não tenhas a menor dúvida de que é normal.
    E é desaconselhável o uso da força nessas circunstâncias.
    Vai com calma, AVOGI.

    ResponderEliminar
  3. eu sou mãe de uma menina de 19 meses e não sou nada dada a essas mariquices, quando for no próximo verão, vou tentar que ela deixe as fraldas, os primeiros descuidos vou tolerar mas depois.....ai Santa paciência, eu tambem levei e não fiquei traumatizada,uma palmadita no rabo ( só no rabo )não lhes faz mal nenhum... :)

    ResponderEliminar
  4. Querida avogi
    O mesmo passei eu com o meu Bruno, que sofreu de obstipação crónica até aos 7 anos, que foram usadas tantas estratégias, mas ele nem nas cuecinhas ca..va rss, que isso até seria uma festa, tinha sempre provocado, até estimulos na banheira para lhe provocar, que não sei o que tinha o aquecimento, se era por descontrair .
    Foram anos muito dolorosos, que também lhe deixaram marcas a ele e nós, que choramos muitas vezes juntos, quando até o clister já não resultava...
    E ele dizia clitér não...
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. Olha, cumigue, a minha irmã mai velha, esfregou-me umas urtigas no rabe e eu nunca mais fiz churrica neis fraldas. Inté dê resultade.Foi remedie sante.

    ResponderEliminar
  6. Hoije, fui dar um passeie com a cachorra, é uam Dálmata. Agente andou no maio dos pinheires e ela fartou-se de currer e cumer ervas. Pra mim foi tude normale. So quande chiguei a casa, vi que ela queria rabiçar e começou a estrabuchar. Fiquei priocupade, pois pensei que tivesse comide aulgum venene. Felizmente nada disse aconteceu. despois de rabiçar, ficou toda baoa e só queria brincadeira. Mesme assim fui ter com um amigue que é vetrenárieao qual também recorre aos meus prestimes e, despois de escultar a bjeca, disse-me3 que tava tude normal. Ela precisou de um purgante que os cachorres sabem milhor ca gente onde encontrar. Fiquei tode contente, e realmente o buiche tá mesme bem. Que grande alivie, pois agente gosta muinte dela e, ela é surda de narcimente mas percebe tude aquilhe que a gente quer. Tenho experiência em tratamento de cães e ensinamento dos mesmos. Gestualmente aprendem como uma pessoa.Claro que é necessário muita paciência e perseverança. Se fazem o que quertemos , levam um brinde, caso contrário não levm nada. Bj.

    ResponderEliminar
  7. Fatyly e Observador

    Please digam que não é normal... por favor...fazer coco nas cuecas é normal? com 4 anos? Antigamente não era.

    Sandra

    Eu sou de opinião que se deve ajudar a entender que eles crescem e como tal devem deixar as fraldas. Mas com 4 anos?

    Mina

    é deveras complicado quando eles toma medo a certas necessidades básicas. não sei o que terá provocado medo à minha filha. O que é certo é que até hoje me dia é uma actividade que ela deixa para fazer de 8 em 8 dias.

    João

    Coitado do teu rabo! ainda hoje deves ter medo de urtigas! lol Mas essa teve imensa piada. "Numca não tinha ouvisto"
    E joão Paciência e perseverança é o que tenho de ter agora com este pulguedo todo.lol

    ResponderEliminar
  8. Isso deve ter a ver com o tipo de organismo de cada um... por ex. eu não vou todos os dias talvez de 2 ou 3 em 3 dias, sempre foi assim... e lembro-me que qd era pequenina.. detestava ter de ir ao w.c. pq ficava dorida que nem me podia sentar.. As mulheres la de casa sempre se portaram bem - salvo seja - nesse campo, agora o mano fez xixi na cama para ai até os 14 anos... e segundo o q me disseram o meu avo tb fez até a "idade de ir para a tropa". Eu acredito que o fisico tem muito a ver em mtos destes casos, talvez mais do que a psique (seja manha ou qualquer outra coisa que passe pela cabeça. Graças a Deus a minha prole até agora está ok.. pq preguiçosa como sou... q tormento ter de lavar e trocar a roupa da cama todos os dias! A mais pequenina as vezes tem manha mas ja sabe perfeitamente desenrascar-se sozinha, tanto assim q uma pessoa amiga veio a casa com o menino da mma idade, q ainda usava fralda, e ao ver q ela foi à casa-de-banho sozinha ficou mto admirada e até parecia aflita!
    p.s. parti-me a rir com aquela do espaço do Joao lol tadinho
    p.s.2 obgda pela dica de ir falar com a professora (bipolar) em causa, mas ela da ultima vez esteve no polo positivo... Estou a tentar nao lhe dar mta importancia, mas vou ficar atenta... pergunto sempre como correram as aulas e qd me lembro pergunto como correu aquela em particular... para ver se na balança pesa mais o polo negativo ou o positivo..
    CS

    ResponderEliminar
  9. Cs
    A professora é bipolar? Fuja dela. Ai jesus! É aproveitar quando ela estiver no positivo...Meu deus pensei que os professores não sofriam dessa doença...credo em cruz. E a prof dá que disciplina?

    ResponderEliminar
  10. lol eu é que digo que é, pq ou a sra. prof. pega nos alunos e vira-os de pes para o ar so para se despacharem do quadro à mesa do aluno, ou resmunga, ou chama "nomes", ou então tem os tais dias raros em que é simpatica e amavel... isto segundo o que oiço da boca da minha filha....
    é professora de evt (ainda por cima, q deveria ser uma aula de relax, digo eu, e a minha filha q parecia ter um futuro promissor no desenho segundo os antigos professores, acho que agora vai passar a detestar...) Conhece alguma assim?? :))

    ResponderEliminar
  11. CS
    é uma raridade. Caso de polícia.EVT? realmente deveria colocar os alunos à vontade, mas os professores tb sofrem da cabeça.E essa prof pode ter problemas de stress, de maus tratos familiares. Ui há cada uma...

    ResponderEliminar
  12. Talvez, mas tb ela diz que ja tem uma certa idade, mas nao sei ao certo o que quer dizer com isso, ja que para as crianças, um jovem de 20 e tal ja deve ter idade para ser avo lol... Eu sinceramente até cheguei a pensar que pode estar a passar por uma daquelas fases da vida de uma mulher e que é mais dificil para umas do que outras - estou a tentar dar o beneficio da duvida, so isso.
    Ok esta na hora de dormir que logo de manha tenho que me deparar com a actividade mais dificil do dia para mim: sair da cama!
    bjinhos, sonhos rosa!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade