Quinta-feira Santa

Lembro-me de há muitos anos atrás ainda eu era menina e moça e esperava casar com um gajo rico para não ter de trabalhar (ai que sonhadora eu era!!!), a Quinta feira Santa era dia de visitar as igrejas e as montras na cidade. Mas eu queria era chupar e trincar as amêndoas e olhar para os rapazes (mas eles não iam às igrejas. Oh!).
Saíamos, eu a minha tia, de casa, ao anoitecer e íamos às igrejas ver nosso Senhor no caixão e dar beijinhos (hoje em dia é impensável dar beijos onde toda a gente lá colocou as beiças).
Durante o dia não se fazia nada. Era pecado fazer fosse o que fosse: varrer, cozer, coser, limpar, etc...
Só uma coisa se podia fazer: bilhardar todo o dia, comer inhame e tremoços.
E passámos o dia na rua, no quintal a comer e a conversar. Porque não era pecado falar da vida alheia.
E que mais se podia fazer?
Na telefonia só passava música clássica. Na televisão eram os filmes bíblicos do ano anterior e do ano antes do anterior.
Só restava ....bilhardar e cuscuvilhar antes de "caminhar" (sair) de casa para visitar as igrejas!

Comentários

  1. Como os tempos mudam (e ainda bem!) agora já se pode sair de casa e ir ver os rapazes ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora, ora, andar a ver rapazes e a comer amêndoas...isso é que era uma boa Páscoa !

    ResponderEliminar
  3. Nunca gostei desta época festiva e muito menos ir às cerimónias pascais que eu dizia sempre pascoais. Que seca!

    Amêndoas gosto apenas das torradas, ui, ui:)

    ResponderEliminar
  4. Levasse o frasquinho de desinfectante, para beijar o menino...
    Aí Jesus,lá estamos nós a pecar...
    Hoje então foi só jardinar que até estou "derreada" kkk
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. E cuscovilhar não era pecado, ah!
    Mais vale ver rapazes jeitosos!
    Aproveite o dia e esqueça os pecados!
    Deus perdoa...

    ResponderEliminar
  6. só não era pecado falar da vida alheia, hahahahahahahaha :P!
    Não sabia que as coisas no passado eram assim tão restritas em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. que mais se podia fazer se nao falar da vida alheia e como diz a canção vamos falar da dela que ela fala da minha lol kis

    ResponderEliminar
  8. No meu tempo sempre fiz o santo sacrifício de ir para a porta da igreja ver as ninas sairem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade