Bisca

A tia velha não sabe em que mês (ano, dia, hora) estamos. Ainda há dias me perguntava...
- O teu filho faz anos este mês, não é?
Disse-lhe que estamos em Maio e ele faz anos em Agosto.
- Ah, então é a tua filha.
- Não, ela já fez no mês passado. E fizemos uma festança.
Mas já que estávamos a falar de anos... Perguntei-lhe.
- Entãããão? Quem faz anos este mês?
- Seilhá!
- Não sabe? Quando é que faz anos?
- Faço anos a 9 de Maio .(Tal e qual as crianças...resposta completa.)
- E quantos faz?
Encolheu os ombros em sinal de desconhecimento. - 84...?
- Não, isso foi no ano passado.- Mas antes de respondeu tive de fazer contas de cabeça pois eu também me baralho.
E esta tia-velha é uma boa bisca* ainda me põe mais tonta! É que por vezes já não sei em que dia estou, de tanto ela baralhar os dias..(tal como se baralham as cartas para uma boa bisca*).

*bisca dizemos quando alguém é pessoa de maus sentimentos,, mas também é um jogo de cartas muito jogado cá na região principalmente nos dias de festas em que a família está reunida.

Comentários

  1. Creio em ti plenamente.
    Também deves sair-me cá uma bisca...

    ResponderEliminar
  2. Pois se o tempo passa a voar, como pode a tia-velha saber que dia é hoje...
    Pobre senhora, com sobrinhos e sobrinhos/netos/ bisnetos só de agenda em riste...
    Tem muitos kilómetros nas solas...
    Quando a minha familia ainda estava completa e se reunia, também costumavamos fazer umas sessões de bisca e sueca, mas infelizmente os lugares vazios já são imensos...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Essa sua tia é um espectaculo. :D

    ResponderEliminar
  4. ahahaha A gente fala a mesma coisa no Brasil,boa bisca! Mas não sabia que era um jogo tb.

    Vc e sua tia são um barato !!! srrsrs

    ResponderEliminar
  5. Opa... gostava de conhecer a tua titi... :p

    Beijo***

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que era um jogo!!!hahahaha, sempre aprendo novas palavras do português lusitano!

    Bjos!

    ResponderEliminar
  7. Pois e toma cuidado contigo para não te baralhares mais, porque de facto não é fácil e já 85? que bela idade e rodeada de amor!

    ResponderEliminar
  8. Não é caso p'ra menos a tia andar baralhada lool
    Há quantos anos os dias para ela são, todos iguais, pode ser sempre 2ª. feira, que ninguém gosta fica p'ra ela que não se deve importar rsss
    bjocas

    ResponderEliminar
  9. Espertalhano é o que é. A avó do meu marido também o lembra todos os anos: Não te esqueças da avó, no ano passado vieste cá trazer um bolo, está tudo dito, não é? Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho um tio com 83 anos que só pensa em namorar, e não anda nada confuso! ahahah


    kiss

    ResponderEliminar
  11. «saíste-me cá uma bela bisca» tb é uma expressão comum do vocabulário beirão! e tb por lá se joga(va) à bisca dos 3, dos 7 e dos 9. Belas cartadas! beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eheheheh!

    Enquanto o meu Pai foi vivo e com saúde, as férias na aldeia tinham serões de grande movimento com a casa cheia de amigos dele para jogar à bisca.


    Como vês não é só por aí.

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  13. Ora ainda bem que a bisa também é conhecida p´lo contenente. Pensei que era daqui do meu rural.e BISCA tb é a outra expressão para catalogar as pessoa se tb se diz no Brasil diz a MARI.
    PINK se a minha tia penssasse em namorar se calhar passava-lhe as dores, as monotonias etc, era bom mas nem isso.
    FATYLY realmente 85 anos é obra.
    SISSy anda cá ao meu rural que faço-te as honras da casa e tomamao sum café e compro-te uma barra de chocolate (tu gostas) além dum bolo de mel feio cá pela menina da casa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade