Dia da (minha) Mãe

A minha mãe foi uma mulher lutadora. Lutou guerras sozinhas para alimentar os seus filhos. Aos trinta e seis anos viu-se grávida (novamente) com um marido que era tudo menos o que ela merecia e esperava. Surpreendeu a família ao dizer: BASTA.
E simplesmente parou os maus tratos, a infidelidade, os abusos da bebida e o mau ambiente familiar.

Aos trinta e seis anos com uma filha (eu) para criar e mais quatro já adultos, separou-se do marido. Isto há cinquenta e cinco anos atrás "era uma vergonha", "é uma louca", "não vai sobreviver".
Mas a minha mãe mostrou que (nessa altura) não é preciso um homem ou um marido para se viver e sobreviver.
Lutou por mim (porque os meus irmãos já tinhas 18, 16, 14 e 10 anos), pediu ajuda à sua mana (a minha tia-velha) e juntas elaboraram um plano. Tornar-me mulher e instruída.
Enquanto a minha mãe trabalhava (fora), a minha tia cuidava de mim como havia cuidado dos meus irmãos (por que a minha mãe sempre trabalhou, mas em casa, era modista).
Frequentei a pré-escolar e o melhor colégio de freiras da região na altura, suportando o estigma de ser filha de pais separados. Cresci sem pai, mas com muitas mães.
Nunca conheci outro homem na vida de minha mãe (ela dizia depois do que eu sofri, estou bem assim). Morreu jovem suportando uma doença feroz sem um queixume, uma lamúria.
Todas as noites sinto a sua presença e isso dá-me um conforto espiritual.
Todos os dias falo com ela e isso levava-me a suportar as agruras do dia a dia.
É com ela que desabafo, é a ela que recorro.
Ao fechar os olhos para dormir é a sua imagem que retenho no pensamento.
Obrigada minha mãe por ainda me aconchegares a roupa. Sinto-te.
Obrigada...
Por tudo o que passaste sem mereceres.
Por tudo o que me deste sem quereres.
Por tudo o que me disseste sem falares.
Por tudo...

( Na foto eu, a minha mãe, a minha irmã Zina, a minha irmã Ariete, também falecida. Todas mães.)

Comentários

  1. Pelo que descreves foi uma grande mulher. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo, uma grande mulher. Linda história.

    Deu vontade de falar com a minha, vou ali...

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  3. Bonito, AVOGI.
    Bonito e pleno de significado.

    ResponderEliminar
  4. Uma mãe, igual a minha...
    Que também passou por essas agruras da vida, mãe sofrida... Nunca esqueceu de nos mimar,e também eu sou a filha seródia rsss
    As lembranças e o amor que ela me transmitiu tento passa-lo aos outros, são heranças que tento preservar e honrar em prol daquela que foi e continua a ser a melhor mãe do mundo a minha.
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. que post forte..
    muito bonito.
    :)


    já contas, finalmente, com mais um seguidor !
    :)

    ResponderEliminar
  6. AVOGI, boa tarde

    Acabei de ver um comentário no meu blogue. Muito me agrada estar na presença de mais uma Benfiquista. Que não é caso de vida ou de morte.
    Mas que já é tempo do SLB voltar a ser campeão disso não tenho dúvidas.

    Fiquei encantado por encontrar uma Madeirense por aqui, neste canto à sombra do castelo de Leiria. Gostaria de ficar a ser mais um correspondente aqui no "contenente". Estive na madeira uma semana, já há uns 10 anos. Um dia destes meto-me num avião, com a Zaida, e aí voltamos nós. Que diferenças, imagino eu!

    Um beijinho
    António

    ResponderEliminar
  7. Por tudo o que disseste um grande abraço...só podes ser uma grande MULHER!

    ResponderEliminar
  8. Sabes Avogi,
    fizeste-me chorar.
    Um abraço grande e não sei mais o que te dizer.
    A minha mãe, também foi uma grande mãe e que falta me faz.

    *

    ResponderEliminar
  9. Uma inspiração e ua grande mulher!

    ResponderEliminar
  10. Hoje também sinto falta do amor, carinho e compreensão da minha mãe, pois tal como tu, ela também já não faz parte deste mundo assim como a minha irmã mais velha que faleceu aos 52 anos, logo após se ter reformado.
    Fazes muito bem, sair e espairecer...
    Beijos
    PS. Obrigada pela resposta individual, do post anterior. Amei a consideração e o carinho, Gi

    ResponderEliminar
  11. Nem vejo as teclas e só posso dizer: és uma grande mulher, filha e a tua mãe esteja onde estiver cuidará sempre de ti.

    Um xicoração!

    ResponderEliminar
  12. Lamento tanto que tenha morrido tão cedo...
    Um beijo e feliz dia da Mãe.

    ResponderEliminar
  13. Escreveu um texto muito bonito e com muito sentimento. E os sentimentos mais puros, por mais tempo que passe, nunca morrem.
    Tome um beijinho ! (chuac)

    ResponderEliminar
  14. Muito bonito esse texto! De certeza que foi uma grande mulher, cheia de coragem e lutadora...porém também sofredora. Deixou filhos criados e bem instruidos. E uma avo babada que de certeza muito parecida como mae e mulher!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  15. Encontrastes uma forma linda e diferenciada de Mater tua tributar,muito lindo!

    viva la vida!

    ResponderEliminar
  16. Para a sua mãe o meu respeito.
    Para si, o desejo de boa semana.

    ResponderEliminar
  17. Texto lindo sobre a história de uma verdadeira Mãe Coragem.
    Um enorme beijinho e obrigada por partilhares esta história magnífica.

    ResponderEliminar
  18. Linda Mãe a tua.
    Deixei que uma lágrima caísse...

    deixo para ti,,,

    AMIGA NSTE DIA ESPECIAL

    um poema para mim especial...




    MÃE


    Hoje é o teu dia...
    Mãe...
    Mãe que lá longe...
    Olhas para mim...
    E me mandas um beijo...


    Sinto no meu rosto...
    Esse teu beijo...
    E o amor...
    Que tinhas por nós...


    Recordo-te...
    E acabo por chorar...
    Pois tú sabes...
    O quanto te amava...


    E nestes longos...
    Anos de ausência...
    Continuo à espera...
    Que me venhas beijar...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  19. Também me emocionei... e muito!

    ResponderEliminar
  20. Grande mulher a tua mãe.

    Teve a coragem de enfrentar os seus medos pelo bem dos filhos.

    Foi um exemplo a altura.

    ResponderEliminar
  21. Uma Grande Senhora que com certeza onde quer que esteja olha sempre pelos seus filhos, entre eles, outra grande senhora que é a GI.
    Feliz dia da mãe para si!

    ResponderEliminar
  22. Ohh Avogi, você também me fez chorar...Mamãe ainda é viva, mas tb lutou aos montes para criar 4 filhos. Ainda luta. É mt guerreira, como sua mãe.

    Aqui termino meu comentário, mt emocionada com sua história...

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Corajosa or enfrentar, sem dúvidas uma guerreira vitoriosa!!!

    ResponderEliminar
  24. Gostei de saber que a sua mãe foi tão maravilhosa! Lutadora sem dúvida, e no momento mas difícil do que é hoje. Muito obrigada por partilhar connosco ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade