Quando se vai para idos ou melhor peidosa

Um incidente da vida é o facto de ao irmos para idosas, (pa´idosas ou peidosas dito de forma rápida é assim que soa) perdermos as nossas capacidades auditivas. A mim isso afectou-me em grande escala, por isso uso prótese auditiva ou audioprótese nos ouvidos (desculpem o pleonasmo é que pode haver quem use na carteira, na mala... eu reforço o que digo: uso nos ouvidos). Mas a idade aos poucos leva-nos outras capacidades (visuais entre elas) . Para colmatar a falta delas usamos próteses/ortóteses. Eu também uso: uma aqui, outra aqui, mais uma ali (ah, desculpem, eu apontei para os sítios onde tenho as próteses, não viram? Também não interessa para este artigo.
Há duas semana atrás fui ao novo espaço de próteses auditivas na RAM (Região Autónoma da Madeira) para colocar o meu aparelho a conserto. O amplificador deixou de funcionar e como é um AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) quando o amplificador não funciona nada resta.
Conversa vai, conversa vem, há isto e há aquilo (estão a perceber...) deixe aqui a ver se há conserto.
Estúpida, burra, idiota, já sabia que não tinha conserto pois é velho. Velho? Tem 4 anos, mas nesta gama de tecnologia quatro anos é considerado velho.
Mas isto para dizer que ser surdo em Portugal é ser rico. É que uma prótese auditiva é caríssima e o mais caricato é que os audioprotesistas olham para nós e dizem:
- Compre outro.
Ó senhor dos aparelhos?! Pagar 3700 euros para ouvir o que tem para me dizer, em boas condições, custa e muito. E se me diz que tenho de mudar todos os anos então é que custa a ouvir!!
Se eu ganhasse assim... uns milhares... ou milhões, se fosse filha do Belmiro de Azevedo, ou do Champalimaud, se me tivesse saído o euromilhões, não me importava nada de de usar uns novos todos os dias, mas...

Comentários

  1. pois é..
    inflelizmente em Portugal é melhor gastar dinheiro em futebol ou com o senhor do Vaticano do que a ajudar quem precisa, mas enfim, é o país que temos..




    E as queimas são sempre bem regadas, e quem disser o contrário está a mentir !!
    LOL

    :P

    ResponderEliminar
  2. BERNAS Uora se são eu sei o meu bisalho bem que gosta e eu tb. não tenho é vida para isso , mas gosto. kis :)

    ResponderEliminar
  3. Eu diria que ser surdo em Portugal é ser sortudo...

    ... não se ouviria metade das baboseiras que, normalmente, são ditas!!

    ResponderEliminar
  4. af e seguem as coicidencias msm que um mar nos separe :(

    ResponderEliminar
  5. PUXA que caro!!! Tinha que haver conserto...:(((

    ResponderEliminar
  6. Realmente por cá ter saúde sai mesmo muito caro, nunca pensei que essas próteses fossem a esse preço absurdo é ridículo!
    Espero que tenha dado para arranjar a antiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. 3700€ ??????????????
    Não imaginava que fosse tão caro.

    ResponderEliminar
  8. Já conhecia a palavra "peidosa" agora não sei se conheces a orquestra em que entra um instrumento musical, chamado "arpaidea". É um instrumento que dá ideias para tocar "arpa".
    Quanto ao não me quereres dizer o nome da árvore,agradeço na mesma, pois sou um felizardo e, depois de várias pesquisas encontrei alguém que me ilucidou. Vai novamente ao blog e, lá encontrarás o seu verdadeiro nome. HEeeeeeeeeeeee.

    ResponderEliminar
  9. Pei'dosa!! LOOOL
    Só conhecia o "Paidei" = dia se São Ordenado.
    Ainda não conhecia esta..

    Pois é AvoGi...
    Isto de ser Português não é nada fácil, a malta só quer Fado, Futebol e Fátima.
    Enquanto o povo andar contentinho, o resto não lhes (lhes = corja de politicos que temos) interessa...

    Beijo e Abraceijo

    ResponderEliminar
  10. A qualidade de vida (neste caso de audição) paga-se.

    Não uses aparelho. Deixarás de ouvir os mais diversos disparates e, "à cause", a vida ficar-te-á mais sorridente.

    * Convém salientar que isto é uma brincadeira.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. BLOGUÓTICO tens razão realente por vezes a frase "conversas loucas orelhas moucas faz todo o sentido" , mas deiza que te diga a velhice "estalou-se" (Instalou-se mas era como dizia um antigo aluno) e nada há a fazer...!kis :(

    ResponderEliminar
  12. DORA DORINHA tu tb és? Surda? Não me digas!!! kis :(

    ResponderEliminar
  13. MARI é aro é e pensando noutros locais deste mundo os aparelhos são dados , oferecidos e nós aqui a ter de pagar e bem pro eles. kis :(

    ResponderEliminar
  14. MAMI não teve conserta a antiga teve de ser uma nova e já agora ainda bem que fazem prestações tb neste ramo. se não seria muito complicado , mas olhando paro os velhinhos mesmo havendo prestações há idosos que não têm possibilidades pois o seu dinheiro é todo para os medicamentos do dia a dia.kis :(

    ResponderEliminar
  15. MADEIRENSE nós temos a sorte (leia desdita) de ter nascido em Portugal que se nós fossemos ingleses estes aparelhos eram de borla.kis :(

    ResponderEliminar
  16. JOAo conheço o conjunto de arpeidança de harpa e dança. conheces? kis :)

    ResponderEliminar
  17. VIOLETa conheço o peidei (payday)e como dise ao joão tb o conjunto de arpeidança, mas é verdade os políticos se fossem surdos e não se fizessem surdos saberiam o que custa estes aparelhos. mas infelizmente eles ouvem bem, fazem é orelhas moucas. kis:(

    ResponderEliminar
  18. OBSERVADOR como se eu nã te conhecesse!!!kis :)

    ResponderEliminar
  19. Eu sei o que é isso, cá em casa o meu cara-metade, também anda constantemente com problemas de aparelho, e são logo dois( caros para burro)
    Mais valia não usar nada, que assim não aturava as minhas resmunguices.
    Mas homem é assim, gosta de sofrer...
    Bj.

    ResponderEliminar
  20. ´"Cruzes", será que com a idade só bem despesas lool
    Ficamos a depender de proteses e ortoteses para tudo para comer, ver, ouvir, alguns até para cheirar kkkk, parece-me que os sentidos começam a perder o sentido lool, ao menos o tacto ainda funciona?!... kkkk
    E a boa disposição também...
    bjocas

    ResponderEliminar
  21. Nunca pensei que fosse tão caro!

    É um absurdo visto ser algo essencial para muita gente. Estamos no país onde o dinheiro é todo mal distribuído.

    ResponderEliminar
  22. Não compres nenhum, assim sempre podes dizer aos outros: não ouço nada, não estou a ouvir nada. Bolas é mesmo muito caro!

    ResponderEliminar
  23. Amiga,

    Nem imaginas o que me ri com o título deste post.
    Pois quando vamos pei'dosas tudo pode acontecer.
    Não ouvi, não vê ou não tê dentes pa'comê e olha que todas essas próteses levam-nos os olhos da cara.

    Sorte dos pei'dosos que não ouvem, né?

    ResponderEliminar
  24. Infelizmente em Portugal temos de pagar tudo.
    Não dinheiro para ajudar mas há dinheiro para outras coisas que não são necessárias.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  25. Kao Sua reles deixa-o ouvir os teus lamentos que enquanto for assim é bom , o pior é quando são os lamentos dele, isso é reles, muito reles. E pobre de quem é surdo que só ouve metade da conversa. e tira ilações da conversa toda. kis :)

    ResponderEliminar
  26. MINA felizmente que o tacteio é a última coisa a apalpar quer dizer a ultima coisa a rapar. vao-se os olhos, o nariz , a orelhas mas ficam as mãos.kis :)

    ResponderEliminar
  27. MLADY palavras certas essas que disseste imagina tu que os aros dos óculos são comparticipados em 3 euros pela segurança social se nao estou em erro. kis :(

    ResponderEliminar
  28. TITe tb tu tás ir peidosa, põe-te a pau que as placas dui dentes as placas dui joelhos e dai mãos são caras.kis :)

    ResponderEliminar
  29. OLGA o problema é que eu sou chata e se não oiço tou sempre a perguntar e a tv tenho de po-la em altos berros para não perder pitada. kis :)

    ResponderEliminar
  30. PATTY tens razão vê só o que se gastou pela vinda do papa a Portugal, se distribuíssem aos pobres seria melhor. kis :(

    ResponderEliminar
  31. Conheço muitos conjuntos de Arpas.
    Arpeidança, Arpeidoce, Arpeideia, Arpaecheira,Arpaecaga etc,não te esqueças que sou um musicólogo.E então depois duma boa feijoada á transmontana nem te digo...

    ResponderEliminar
  32. isso é um balúrdio!
    não admira que as pessoas não usem...
    está mal :|

    ResponderEliminar
  33. Realmente são carissimos e o Estado pouco ou nada comparticipa! Isso e tudo o que engloba óculos e dentes (onde os cheques dentistas são UMA VERGONHA)!
    Há tantas manifestações e baixos assinados por coisas de merda (desculpa) e por que falta a todos nós ninguém move uma palha!

    ResponderEliminar
  34. Pois sao caros, mas para 1 melhor qualidade vale a pena! Os meus foram 4.000€. Os dois.
    Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade