Quente e boa

Já tinha resolvido que hoje não viria aqui pois daqui a pouco tenho gente a entrar porta adentro para uma jantarada (atum no forno à moda da minha avó), regada com vinho alentejano (daquele que eu gosto), mas esta passou-se ahorita (em venezuelano ahora) mesmo.

Como é sabido minha tia-velha está senil*, esquecida basicamente das noções temporais (que da família e dos afectos não se esquece, mas já estou a  ir por outro caminho, vou voltar atrás e continuar neste) e todo ao dia desde manhã até à noite pergunta: em que dia estamos.
Ora hoje tou cus azeites e vai daí zanguei-me pela quantidade da mesma pergunta.
Disse-lhe que não pode ser assim, isto de andar constantemente a perguntar o mesmo.
Pede-me um papel e um lápis. Dou-lhe.
Escreve: HOJE É SEXTA FEIRA.
-Muito bem! Onde vai por o papel?- pergunto
- Na mesa de cabeceira.
Correcto, nada mais certo. Assim ao acordar olha o papel e....Hoje é Sexta-feira...
Tou desejando de acordar amanhã, sábado.

Senilidade é uma doença também conhecida como demência, onde o idoso (às vezes acomete adultos jovens) perde a capacidade de memorizar, prestar atenção, não consegue mais se orientar, fala sem nexo, vai limitando sua vida ao leito, e chega a perder o controle de urinar e defecar. Só 5% dos idosos padecem de senilidade.

Comentários

  1. Faça o que fizeres e o que disseres ela vai esquecer-se na mesma. O tempo presente deixa de ficar gravado na memória, o passado não!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tudo se cansa, tudo se gasta...
    A passagem do tempo deixa inexorávelmente, as suas marcas.
    Bjns

    ResponderEliminar
  3. Eh lá!
    Hoje já é Sexta-Feira?

    Ai esta minha cabeça!

    Bj
    António

    ResponderEliminar
  4. Há que ter paciência, e tentar levar a situação o melhor possível.

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderEliminar
  5. Hmmm... acho que para ela vai ser todos os dias sexta-feira!! Não me importava nadinha! ;) Temos de ter paciência, não é? Sabemos que não saímos daqui sem uma dose de "loucura". ;p beijo

    ResponderEliminar
  6. Vai-se esquecer do papel e perguntar de novo. Tens que ter paciência mas sei e como te compreendo já que por vezes esgota-se de todo!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Mas que felicidade tem essa tia em ter uma sobrinha tão compreensiva. Quantos se passariam dos carretos ? Faz tudo o que puderes por ela, pois nenhum de nós sabe a que tempo chega e, ter quem nos cuide desse modo PACIÊNCIA é uma palavra que hoje só existe no dicionário.

    ResponderEliminar
  8. Não deve ser fácil conviver dia-a-dia com uma pessoa assim... Há que ter paciência. O ano passado tive uma semana de férias no Algarve com um casal que vivia com a mãe,ela tinha alzaimer. Era uma senhora super bem disposta, eu fartava-me de rir e não era a gozar com a senhora mas acho que das duas uma: Ou entrava na onda dela ou ia ficar com as férias estragadas! E correu super bem, até punhamos a senhora a cantar para nós, e olha que cantava muito bem! Era muito repetitiva? Sim! E a única pessoa que conhecia era o filho. Todas as outras de hora a hora perguntava quem eramos e o que ali estávamos a fazer, depois era super simpática e dizia que gostava muito de nos receber!
    Tenha paciencia Avogi,

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por ajudares a divulgar o meu blog que ainda anda muito escondido. Não faço muito por ele, mas vou começar a fazer mais, está prometido! :P

    Beijinho e bom fim de semana! :P

    ResponderEliminar
  11. Ups!...
    Agora passa a ser sempre sexta feira rsss, e infelizmente acho que cada vez vamos perdendo a memória mais cedo,com tanta coisa a ocupamos, até eu ainda não cheguei aos 50 e já a sinto a apagar-se e o problema é que também não faço muita ginastica mental o que é grave(o nome daquele cantor)etc vem-se à net e "pimba"...
    As repitações eu já estou tão habituada e mesmo assim tem dias que ainda me canso...
    bjocas e bom jantar
    e jinho especial na titia

    ResponderEliminar
  12. conviver com uma pessoa assim não é nada fácil, paciência é o remédio. Queria ir nessa jantarada :)...bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  13. Então uma farra?
    E eu que gosto tanto de farras e não fui convidado. Assim se vê os amigos. Mas não ficarás sem resposta. Aparece por cá e terás até fanfarra. Eu e a minha jóia já andamps a preparar o menú para receber nossa rainha no meu castelo. Beijinhos e que tudo tivesse corrido como vosso desejo. Um Abraço .João.

    ResponderEliminar
  14. MARI TERE
    Eu sei, mas todo o dia é sempre a mesma coisa, devido ao seu esquecimento repete, repete, repete pois não se lembra que já perguntou.Mas pronto, sei que é assim , kis BFS

    ResponderEliminar
  15. MARIA
    para lá caminhamos nós. o tempo deixa as marcas infelizmente umas piores que outras. Mas o tempo presente é o que mais deixa. kis BFS

    ResponderEliminar
  16. ANTÓNIO
    Acorda, hoje já é sábado!!! kis BFS

    ResponderEliminar
  17. AVA
    é o que tenho feito. kis :)

    ResponderEliminar
  18. GUIDA
    calro ques im, mas sabes esta manha lembrou-se (alias eu é que lhe lembrei ao perguntar-me que dia era)e disse:hoje é sábado.
    mas amanha será sábado , novamente.kis :)

    ResponderEliminar
  19. FATYLY
    ora bem claro que sabes pois tb tens a tua dose.kis :)

    ResponderEliminar
  20. JOAO
    dizes bem a palavra só existe no dicionário bem como a palavra "dar"e "receber"kis BFS

    ResponderEliminar
  21. DAMA
    pelo menos já tiveste um pouco de experiência isso já te prepara para o futuro. kis BFS

    ResponderEliminar
  22. SQUIRREL
    minha querida conterrânea o que eu puder fazer para divulgar o teu espaço tudo farei kis BFS

    ResponderEliminar
  23. MINA
    tb tu já tiveste a tua dose d esquecimento e por isso estendes as minha palavras.kis BFS

    ResponderEliminar
  24. DORA
    o que custa é admitir que para lá todos caminham uns à frente e outros atrás. mas vamos chegar a esta idade (espero eu)kis BFS

    ResponderEliminar
  25. A propósito do jantar... foi jantar, ceia e quase pequeno almoço. OBRIGADA A TODOS :):):)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade