E tenho saudades do cheiro

...Da roupa lavada na ribeira e estendida nas pedras a corar.
Um cheiro da minha infância que infelizmente não voltará a acontecer.

A minha avó lavava a roupa da família na ribeira com água cristalina, corrente e pura vinda das montanhas.
Ver a roupa a corar e secar enquanto elas, as lavadeiras, conversavam sentadas nas pedras é uma imagem que hoje em dia revejo na minha memória.

Depois, era vê-las à noitinha com a trouxa à cabeça a caminho de casa. Só vinham quando a roupa estava seca.
O dia nas pedras da ribeira! As gargalhadas, a conversa, o convívio. Ainda me lembro destes sons, destes cheiros, deste gargalhar que na altura não gostava mas que hoje sinto uma nostalgia!
Ai Avó, que saudades da tua roupa e do cheiro que, se inspirar com muita saudade sou capaz de sentir no fundo da gaveta da  memória.

E deixem-se só acrescentar que a minha avó tinha uma postura correcta devido a acartar as trouxas à cabeça. E chamava-me à atenção quando curvada eu estava sobre os livros. E dava-me com a colher de mexer o milho (que era de pau) nas costas para as endireitar. Esta avó não era como as velhinhas lindas queridas que contam historias. Era uma mulher poderosa e curtida pela vida. Nem por isso deixo de ter saudade dela e do seu cheiro a roupa lavada.

Todos nós temos um cheiro que nos faz recordar um tempo da nossa vida. Querem recordar? A caixa de comentários é vossa. Encham-na com os cheiros da vossa infância.

Comentários

  1. Um cheiro... estou a pensar... Há um cheiro que a minha mãe me dizia que era carqueja a queimar para acender o lume, que eu sentia no Inverno, vindo de algumas casas perto da minha. Ainda hoje acho esse cheiro delicioso, quase tento agarrá-lo, mas não adianta, porque há coisas que não voltam :)
    Bejinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Também gosto bastante do século XVIII e do seu quotidiano...

    ResponderEliminar
  3. Que lindo, menina! Amei!...:)

    Talvez o cheiro que tenha mais marcado a minha infância, seja o do jasmim. A casa onde eu nasci (no interior, e onde vivi até os 9 anos), era cercada por essas flores.

    Até hoje, quando sinto o perfume do jasmim me emociono.

    Beijão pra você, e tenha um lindo final de semana.

    Cid@

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava do cheiro a erva e terra quando andava a apanhar grilos,ninguém me batia...Depois dava-lhes banho e eles morriam todos!
    Sabia lá...

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho saudades do cheiro e do sabor das baratas fritas que a minha avó fazia, eram fritas em azeite e nunca mias voltei a comer tão boas como as dela. Eu já tentei mas não consigo :(

    ResponderEliminar
  6. Levas-te até aos cheiros da minha infância!!! às ribeiras que já não existem ao sabão que até lava os peixes, a roupa branca ao sol a brilhar...Aos trilhos verdejantes...às tertúlias à volta da eira enquanto se escamizava o milho...
    Lool isto era só nas férias, mas deixou cheiros marcantes...
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Quanta nostalgia no teu post.
    Mas é bom, relembrar o que já vivemos, com ternura. É bom sinal!

    Também lembro muitas vezes da minha infância, o cheiro do mar transporta-me automaticamente para os tempos de criança.

    Beijinho carinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Há dias li um texto sobre os cheiros que nos marcam... até estive para o colocar no blogue, mas não sei onde o guardei... o meu escritório está numa perfeita bagunça... O cheiro que me persegue desde a infância é o do bolo do caco que a minha avó paterna fazia e que estava sempre à nossa espera quando lá chegávamos... Hum! quentinho e com manteiga era uma delicia. Ai meu Deus, daqui a uns dias acho que vou ficar mais gorda...
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho saudades do cheiro da casa dos meus avós !

    ResponderEliminar
  10. AVOGI, se tens saudades "mata-as"!

    Não tens roupa para lavar?
    Não corre perto de ti um riacho, uma ribeira ou algo do género?

    Então vá, toca a lavar.

    E se me tornas a chamar reles meto um vírus no teu computador.

    E lá se vai o rural!!!

    :D

    ResponderEliminar
  11. Eu enganei-me não eram baratas lol mas sim batatas hihihihi ainda bem que me avisaram :)

    ResponderEliminar
  12. Eu, em míudo, vivi perto de uma padaria e, como tal, quando estavam a fazer pão era um cheirinho ali pelas cercanias...Bons tempos.

    ResponderEliminar
  13. Relembrar momentos bons é uma delícia...

    O cheiro que me lembra a infância é das árvores de cedro que cercavam a casa de minha nona, ainda mais quando chovia... Acho que nem depois de morrer esqueço esse cheiro.Uma delícia.

    Adorei o post.

    Beijo, querida e ótimo fds.

    ResponderEliminar
  14. Como são doces o cheiros da nossa infancia...
    Lembro-me do cheiro a terra molhada...
    Lembro-me do cheiro a pão de ló a cozer no forno...
    Lembro-me do cheiro ao soalho encerado...
    Lembro-me do doce cheiro das Fresias, a primeira flor que descobri...
    Tantas e doces recordações...
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Coco! Sem dúvida! Faz me lembrar coisas tão bonitas!

    Beijoo***

    ResponderEliminar
  16. Um post fresco, cheiroso e agradável como gosto!

    ResponderEliminar
  17. O cheiro da minha mãe. É único e inesquecível. :) Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  18. Lembro-me do cheiro do bolo de café que a minha avó fazia. E da carne de porco frita no Natal. E por mais que tente não consigo fazer essas coisas com o mesmo cheiro. SAUDADES.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. lembro do cheiro dos bolos de mel ke o meu pai fazia para nós e para oferecer dentro dum alguidar gigante no meio do jardim :D
    vá lá entender pk ia ele bater a massa ao ar livre, devia ser pros vizinhos cheirarem lol

    ResponderEliminar
  20. O cheiro das uvas maduras nas videiras, quando ia ao campo com os meus avós... tão bom!
    :)**

    ResponderEliminar
  21. O cheiro do doce de tomate na cozinha...o cheiro da glicínia no quintal...o cheiro a alfazema das roupas acabadas de tirar da arca...o cheiro da cera que era colocada nas longas tábuas do chão, o cheiro do creme que ela usava...
    Ó mulher fazes cada pergunta! Esta "mexeu" mesmo ...obrigada por me "obrigares" a recordar...
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  22. Quando vi a foto, lembrei-me da ribeira onde minha mãe ia lavar a roupa.
    Dizm quem me conheceu que minha mãe levou-me na barriga e, trouxe-me para casa na bacia de roupa suja. Eu não me lembro é do cheiro, mas que era uma mulher corajosa, lá isso nunca tive dúvidas.
    Quanto à pergunta que me fizeste sobre as flores de amendoeira, lmbro-te qu a foto que publiquei, foi tirada bem pertinho de minha casa.
    Não me passou pela cabeça, sacar qualquer foto tua. Todas as fotografias do meu blog. são de minha autoria. E esta ham?
    Bj e Ab. F & J

    ResponderEliminar
  23. o cheiro da terra depois de uma chuva. Eu adoro desde pequena apanhar chuva, sempre que chove la vou eu apanhar agua hehe

    Bjinhos
    PAula

    ResponderEliminar
  24. Adoro esse tipo de papo, AVOGI
    Eu vivo morta de saudade de tudo.
    Lindo o seu post.

    Bom fim de semana, amiga!

    ResponderEliminar
  25. Onde foi parar o doce cheiro das frutas? Pelo menos aqui no Brasil as frutas não tem mais aquele cheiro da infância. E as mangas então? Só de lembrar me enche a boca.

    ResponderEliminar
  26. Oi?! Obrigada pela visita! Da minha infancia, gosto de recordar das roupas de cama arejando no varal todos os dias de manhã, mamãe as punha para tirar o cheiro do suor dos nossos corpos... à noite aquele cheirinho de roupa fresca ao sol... bem, até hoje, nos dias de sol, as ponho ao sol... é como se ainda aquele tempo me pertencesse! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  27. Que imagem LINDA!!!
    Lindo Fim de Semana!!!

    Muita LUZ!!!

    ResponderEliminar
  28. Um lindissimo post. Adoro o cheiro de roupa lavada mas o que tenho saudades é:

    - depois de apanhar com uma chuvada tropical, dá forte mas passa rápido, surge o sol e o cheiro da terra molhada...será inesquecível!

    Espero que estejas melhor da constipação. Eu ando nas lonas e digo...quando estão doentes a enfermeira anda e quando a enfermeira está doente tem que andar à mesma loll

    Bom sábado ****

    ResponderEliminar
  29. Eu sinto muita falta dos meus amigos do Brasil. De sair, andar na orla da praia, tomar um café e conversar.Tb sinto falta de dançar dentro de casa com a minha mãe escutando Fatboy Slim :)

    E da casa de praia que muitas vezes deixei de usufruir por besteira,rs..

    Bjos

    ResponderEliminar
  30. Recordar cheiros? :S
    Que coisa mais estranha de se recordar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade