Olha, ouvi dizer...

 ...Que vão 200 alunos de 12º ano de uma escola da  Madeira para Canárias sem acompanhamento de  professores durante duas semanas?

Algumas perguntas e dúvidas enchem-me o cérebro.
Quem deixa? Quem autoriza que saiam daqui sem um adulto responsável? É permitido? Onde está a tutela? E acima de tudo, os pais confiam assim tanto nos filhos e nos amigos dos filhos?

Vamos ao filme...200 gabirus...sozinhos...fora da região...sem pai nem mãe...nem professores...nem um responsável...e para finalizar...em Canárias! Logo Canárias!

E se eu tivesse um filho ou uma filha no 12º ano nesta escola nem por um minuto eu assinaria a autorização. Mas isto sou eu que ainda sou do tempo...
Já agora, gostaria de saber se é prática comum ou se esta escola é a única.

Fotografia: El Caleton Blanco. Lanzarote, Ilhas Canárias. Agosto 2009. Se quiserem ver mais fotografias entrem aqui.

Comentários

  1. infelizmente e pratica comum

    e o mais provavel e os 200 ire apanhar varias pielas

    Bjinhos
    paula

    ResponderEliminar
  2. M:M
    inveja inveja tenho . acabei de escrever sobre isso . o meu bisalho está em pariss , em paris sabes? aquela cidade que fica nao no Texas mas ali ao lado e é tão difícil de lá lá chegar. conheces? inveja tenho eu de nao estar lá.
    irra só eu é que não vou a lado nenhum!!
    kis :=(

    ResponderEliminar
  3. Conheço bem Paris. A minha primeira língua!!!


    Ou achas que foi cá que aprendi o que sou?

    lol


    Deixa os putos divertir-se. Se os pais confiam...

    Para fazer merda até numa ilha fazem:)

    ResponderEliminar
  4. hã? come? nã percebi! explica-te. vira um preta? ké isto)

    ResponderEliminar
  5. Pera ...paris é uma língua? ó !! pensei que era a capital de frança.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  6. Concordo inteiramente contigo se tivesse um filho no 12º ano também não autorizava.
    Os nossos jovens iam, com vigilância, para uma zona balnear perto de Barcelona e fizeram tantos estragos que estão proibidos de lá voltar, agora imagina sem vigilância. Eu não ficaria descansada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. eu pergunto a quem recorrem quando algo corre mal? ao colega de 18 anos maior de idade?
    aoÀ amiga com a mesma idade? acho que deveria estar sempre alguém nao para vigiar mas sim para poderem recorrer em caso de necessidade.
    kis .=(

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma filha de 12 anos eu não autorizaria...

    beijooo.

    ResponderEliminar
  9. Eu não deixava ir o meu filho numa viagem dessas sem ninguém responsável. Se acontecer alguma coisa como é? é claro que irem adultos não previne quase nada mas ao menos estão lá para poderem pedir ajuda!

    ResponderEliminar
  10. Copos sexos drogas e loucuras... e viva a confiança dos pais!

    é favor entregarem preservativos à entrada no avião!! :)

    ResponderEliminar
  11. Que horror ! Nunca na vida !! Com professores já é o que é, quanto mais sozinhos !

    ResponderEliminar
  12. Hum...também me parece esquisito, isso. Mas se eu tivesse a idade deles, ia adorar ir! :)

    ResponderEliminar
  13. Parece-me que vai ser a pu*a da loucura, isso sim.

    ResponderEliminar
  14. É a prática comum... mas concordo com A Madeirense... vai ser a loucura!!!

    Beijooooo******

    ResponderEliminar
  15. Eu acho os pais irresponsáveis.
    Miúdos de 12º são isso mesmo, miúdos.
    Se fossem adultos estariam a ganhar para si, com as responsabilidades que daí advêm, a morar fora das casas dos papás a pagar a vidinha, inclusive a viagem às Canárias.
    Miúdos devem divertir-se, como miúdos que são, se vão para fora do país devem ir acompanhados de adultos. Adultos que vão para acompanharem e para resolverem o é da competência dos adultos, todo o problema, imprevisto que poderá eventualmente surgir.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  16. Confesso que não deixaria os meus filhos irem, mas alguns pais podem achar que pode ser uma prova de confiança... teorias que na prática nem sempre dão muito resultado... principalmente, quando é um grupo grande em que uns "empurram" os outros para coisas nem sempre muito recomendáveis....
    Por outro lado, proteger demais dá para o torto, como sabemos...
    Olha, vamos aprendendo a ser pais dia a dia e com muito bom senso à mistura...
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Prima:
    Eu também sou uma mãe à moda antiga, e os meus filhos nunca andaram nestas andanças.
    Ainda o ano passado ouve um acidente com jovens em Espanha que tinham bebido demais.
    Penso que há pais que, ou não se preocupam, ou não lêem as notícias :(

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. É a crise!!! É a crise!
    Afinal a geração rasca, não são estes putos, mas sim os pais deles.
    Óh mar salgado, quanto do teu sal, no meu tempo difícil era sair do Funchal.
    Agora que estou cansado, deixa lá, não faz mal...

    ResponderEliminar
  19. Se fôssemos profs deles, também não íamos... Isto não são visitas de estudo, são organizadas pelos próprios e autorizadas pelos pais. Quando tive alunos meus nestas excursões, tratava eu de lhes encher a cabeça de recomendações. Não se serviram para alguma coisa, mas, pelo menos, eles sobreviveram sempre...

    ResponderEliminar
  20. Assustador!!! Não sei se é assim em todo olado, mas medo, muito medo; a minha filha mais velha está no 10º, espero que nunca tenha a infeliz ideia de me pedir uma coisa dessas!!
    Bjinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  21. Este tipo de viagens costuma ter empresas patrocinadoras, e geralmente vai pessoal dessas empresas com eles. Estão lá todos os dias em sítios específicos para ajudarem no que for preciso.
    Se eles fossem completamente sozinhos...até mortes havia! (aliás, já há acompanhados...imagine-se sozinhos)

    ResponderEliminar
  22. Tenho pais conservadores, no entanto há 20 anos atrás eu também fui numa viagem de finalistas a Benidorm, durante 1 semana.
    Posso dizer que lá fez-se de tudo. Houve quem se portasse bem e se divertisse pacificamente e dentro dos limites e houve quem se portasse mal e fizesse muita asneira, com sexo e drogas à mistura...
    Mas posso dizer com toda a certeza: quem o fez, não fez mais do que fazia cá na santa terrinha todos os sábados à noite... ´
    Não é proibindo que se evitam as situações...
    Aos 17 / 18 anos a educação está dada e a personalidade formada... eu estive ao lado de quem agiu menos correctamente e ninguém me obrigou a fazer nada. Os verdadeiros amigos, são assim mesmo! Aceitam que os outros não queiram e não insistem!
    Levei o dinheiro que o meu pai me deu e ainda trouxe troco!
    Houve muitos cujos pais tiveram que transferir dinheiro para as suas contas!!!
    Hoje em dia temo pelo dia em que o meu filho me vai pedir para ir na viagem dele... mas não tenho o direito de lha negar... e espero que nessa idade ele seja como eu e tenha maturidade suficiente para ir e se divertir com juízo e passar a melhor semana da sua vida até então.

    ResponderEliminar
  23. É a primeira vez que oiço dizer que uma escola está por detrás de algo assim...
    Mas alunos do 12ºano já devem ser responsáveis ou não serão...
    Pensando melhor, são muitos e quem não queria estar responsável por eles era eu...
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  24. é prática comum e o que diz a Joana faz parte dessa prática, acompanhados por pessoal das agências. Infelizmente ocorrreu há bem pouco tempo em Espanha acidentes graves com os estudantes.

    No tempo das minhas nem puseram essa questão...porque sabiam que eu não poderia custear e não foram.
    A mais velha foi com o namorado no final da licenciatura e à custa de ambos porque sempre deram explicações.

    Hoje até no final do básico já fazem viagem de finalista. Enfim!

    ResponderEliminar
  25. Penso que é regra geral. O meu filho mais velho que está quase a fazer 17 anos quando completou o 9º ano os colegas foram todos para o Algarve, sem vigilância, eu fiz-me moderna, perguntei quanto era, quantos dias iam ficar e depois quando ele disse que não ia porque estava a achar que não era uma boa ideia, dei saltos de alegria sozinha e agradeci a Deus me ter poupado esse sofrimento tão cedo. talvez para o ano não me safe! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Normal acho que não é... mas não me importava de ter tido assim uma viagem quando estava no secundário! lol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade