Sabia que...

...Rifca Stanescu aos 23 anos foi avó?
Vive na Roménia e é cigana. Aos 12 anos deu à luz a filha Maria que por sua vez foi mãe aos 11 anos.

Diz ela: "Estou contente por ser avó, mas desejava algo diferente para a Maria. E algo diferente também para mim", disse a jovem romena em entrevista ao jornal britânico "The Sun".


Rifca tem agora 25 anos e é a avó orgulhosa de Ion, com dois. 
Embora Rifca tenha insistido para que a filha optasse por estudar, Maria acabou por se casar com onze anos e engravidar seis meses depois. "Não impedi a minha filha de o fazer porque na tradição cigana casar cedo é normal", explica a jovem avó. O pequeno Ion já está também prometido a uma menina.
Para ler mais siga por aqui

O processo de crescimento e o desenvolvimento corporal nestas mulheres é acelerado, digo eu. E... quem alimenta esta família? Será... o Estado ou o dote?

Comentários

  1. Isso sim é uma avogi!!!

    Já tu...

    ResponderEliminar
  2. Em pleno século 21, essas crianças não encontraram algo mais apropriado para a idade delas que não inclua ter outras crianças... e a pedofilia?

    Beijinhos, querida Avogi.

    ResponderEliminar
  3. Por este andar, aos quadravó (esta palavra existe?).
    E secalhar até mais! Com jeitinnho ainda conhece umas 6 ou 7 gerações de netos!

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus.. casar com 11 anos??? Avó aos 25?? Que tristeza..

    ResponderEliminar
  5. O o que se chama aproveitar bem a vida... ou não!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente custa-me um bocado ler histórias destas... Por muito que uma pessoa queira estudar, ter o ser emprego, ser independente ou ter vida própria, estas crenças e tradições acabam por arruinar uma vida. E ninguém intervém nem se está para preocupar porque "é tradição". Não consigo perceber e estou a desistir de fazê-lo.

    ResponderEliminar
  7. Questões culturais são dificeis de mudar... mesmo assim a jovem avó parecia querer algo de diferente para a sua filha! Pode ser que o tempo e o convivio com outras raças faça mudar alguns rituais que não são os melhores para as pessoas em causa....
    Como pode uma criança de 11 anos estar preparada psico e biológicamente para ser mãe? as crianças são iguais em todas as raças... outro ritual etnico que me aflige é a amputação genital feminina em alguns países africanos... apesar de dizerem que é proibido, continua a existir...
    Sou pelo respeito dos costumes dos povos, mas há coisas que vão contra os direitos das pessoas... e o tema deste post é contra o direitos da criança, claramente...
    é a minha forma de ler isto, para já não tenho outra....
    Parabéns pelo tema
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Não entendo este tipo de cultura, porque por cá também há disto, e já deambulam pelas ruas de Lisboa imensos da mesma etnia oriundos de outros países...e quem os alimenta? o Estado que somos todos nós, porque trabalhar tá quieto e usam as crianças para a mendicidade enquanto eles curtem as cervejolas no café e vão aos CTT receber o que a maioria não deveria receber porque falha a fiscalização.

    ResponderEliminar
  9. Prima:
    Chama-se a isto reprodução em série ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  10. É como os frangos de aviário... é crescimento rápido a mais!!!!

    ResponderEliminar
  11. infelizemnte o nosso mundo ainda tem muito que andar

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Não é preciso ires tão longe. Temos cá uma que foi avó aos 26 :)

    ResponderEliminar
  13. O processo de crescimento e desenvolvimento corporal das mulheres leva o seu tempo... Muito tempo. Tanto esta mãe como a filha não estavam preparadas fisicamente e no seu nível psíquico para terem filhos e casarem. É tradição porque devem ter (e desculpa a expressão) "cagado esta ideia" quando foram á casa de banho...

    As crianças têm o direito de viver intensamente a sua infância, e descobrirem o seu corpo a seu tempo. Sabes a frase "tudo tem o seu tempo"? Tal e qual.

    beijinhos

    (PS: Espero que não tenhas ficado escandalizada com aquela frase lol)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade