Como se interessasse para alguma coisa!

Fui à médica do Planeamento Familiar, ao Centro de Saúde (não, não estou grávida, credo, essas cabeças e esses olhos já arregalados!) fazer o exame citológico, aquele que nos colocamos na mesma posição que os frangos no talho do supermercado; e, se antes a médica, nas outras consultas estava como que atrás de uma espécie de muro, tão distante (ou para manter as distancias,  quiçá), hoje, até foi uma simpatia. Parecia que éramos velhas amigas do banco da escola primaria.

Ao responder ao questionário, em chegando às habilitações académicas, ela pergunta: ensino básico...secundário... e dali não saía. Repetiu secundário... Respondo eu: Licenciatura.

E foi aqui que se deu a mudança! Era sorrisos de mostrar todos os dentes; era perguntas sobre filhos, era o tempo, as férias...

Eu fiquei estupefacta! Se nas outras consultas era um vê-se-te-avias, ou isso-não-é-da-minha-competência; hoje, já não era para aviar e tudo era da sua competência.
Pergunto: muda alguma coisa ser ou não licenciada? Têm ou não direito ao sorriso da senhora doutora (e a serem bem tratadas) as pessoas com o mínimo de escolaridade? Os licenciados devem ir ao privado?
Ou a médica julgou que por usar os serviços da Segurança Social não possuo uma licenciatura?
Interessa para alguma coisa?

Comentários

  1. Infelizmente ainda estamos num país onde ser Dr. faz diferença... Parvoíces!
    **

    ResponderEliminar
  2. É ridículo mas muita gente é assim. E também discriminam lincenciaturas!
    Por exemplo, a minha professora de canto contou-me que quando vai a algum sítio onde precisam de saber a profissão dela, se ela disser que é professora de música, tratam-na com arrogância, por isso, em seguida ela diz que é arquitecta (porque tirou também esse curso, apesar do coração dela sempre ter estado na música) e tratam-na logo com o maior respeito. Francamente, que sociedade tão medíocre!

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois, pois! A Ilha da Madeira também é Portugal, por isso não poderia fugir à regra!
    Minha querida amiga, acho que as pessoas que ocupão certos lugares erdão o génes de outros que por lá passaram!

    Um beijo e fica bem.

    ResponderEliminar
  4. Isso é completamente ridículo!!!

    ResponderEliminar
  5. OMG!!
    Olha que só faltava esta tb :O

    ResponderEliminar
  6. Típica história... sou professora da área de enfermagem e por muitos anos acompanhei estágios - e também sou usuária para serviços, como vacinas - e a gente vê, sim, essa diferenciação Inaceitável, não? concordo plenamente com tua reflexão!

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente isso é comum neste nosso país. Eu por exemplo às vezes sou mal tratada aqui no meu trabalho, porque sou a única mulher e acham logo que sou a secretária, mas quando descobrem que sou engenheira o tom de voz muda, a educação é apurada e a gentileza refinada. Ridiculo. Aliás as pessoas assim são ridículas. Enfim, tadixos...
    Bj** e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. triste mas comum... bjo**

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. A maior pobreza é a de espírito. E é uma pobreza de espírito sem paralelo ligar a coisas como graus de ensino.

    ResponderEliminar
  10. Neste país as coisas funcionam assim...

    ResponderEliminar
  11. Sobre este assunto haveria tanta história (triste, ridicula, alguams) para contar!

    ResponderEliminar
  12. Querida Avogi, nas grandes cidades, o "Dr.", não tem importância nenhuma. Mas nos locais pequenos, a diferença é grande, enorme, quando se sabe que uma determinada pessoa tem uma licenciatura ou mestrado...
    Li algures que vens cá! Vens visitar o filhote? Quando vens ao "contenente"?

    ResponderEliminar
  13. que tristeza..
    Obrigada por me avisares em relação à verificação de palavras nos meus comentários. Já retirei.

    ResponderEliminar
  14. Pois eu também não percebo porque os médicos às vezes perguntam pelas habilitações...eu considero uma grande falta de respeito as pessoas dizerem quais são os empregos superiores e inferiores.
    Maldita sociedade!

    ResponderEliminar
  15. Tsc!...tsc...tsc...



    Quanto ao bisalho à entrada do avião, coloquei um binóculo e consegui avistá-lo bem.
    Como está elegante e bem disposto!
    :)

    ResponderEliminar
  16. Ah! Voltando ao bisalho...cheguei a notar até um brilho de lágrimas nos lindos olhos claros que ele tem.

    Gi, você coloca a foto das suas madeixas lá no alto, só pra nos matar de inveja, não é criatura?

    Amei a nova coleção de fotos!

    ResponderEliminar
  17. Uma idiotice mas acontece e por vezes também o inverso. é o país que temos!

    ResponderEliminar
  18. Minha amiga as tuas questões são bué pertinentes e acertam "na mouche"...
    Licenciatura tirada por correspondência deve ter a médica que te atendeu...e deve ter faltado umas lições de ética!
    Amiga fico furiosa com estas coisas..e tu sabes porquê!!!!
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  19. Tem selinho pra vc no meu Blog (:

    Beijoos!!

    http://momentosdapathy.blogspot.com/2011/08/300-seguidores-yupi-yupiii-o.html

    ResponderEliminar
  20. Admiro-me que te admires.
    Já senti isso na pele tantas vezes que já estou vacinada.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Também já me aconteceu o mesmo, ser bem tratada depois de descobrirem que sou licenciada apesar de trabalhar numa loja. Sinceramente dá-me cá uma volta ao estômago. Há pessoas em que apenas isso interessa e isso é que faz uma pessoa. Gente triste...

    ResponderEliminar
  22. Pura realidade... ou teres licenciatura, ou seres "socialite, já és tratada com deferência. Por isso é que temos a economia que temos, que trabalho no duro não dá estatuto. Fico revoltada. Fermer la bouche...

    ResponderEliminar
  23. há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda... na passada sexta-feira, aconteceu qualquer coisa semelhante mas ao contrário. porque sou cidadã de segunda. triste sina a minha, não ter terminado a licenciatura devido à doença. senão, tudo seria diferente, por certo :| e é triste. muito triste mesmo...

    ResponderEliminar
  24. tadinha de mim que nao quis nunca tirar licenciatura nenhuma, nem tentei qd acabei o 12º! Bahhhhh idiotices e concordo a 200% com a Julie.. Lá no meu trabalhinho tive um clientezinho lá para os seus 60 que so me dizia q era advogado e pa-ta-ti, pa-ta-ta, como se me fosse fazer diferença no serviço que iria prestar.. isso sim é gente reles e sem educaçao! Instruçao NAO é educaçao! Pffffffff

    ResponderEliminar
  25. Pois realmente são questões para as quais também gostari de obter resposta.
    Hoje em dia as pessoas (os idiotas) tendem a olhar para quilo que se tem como seja o carro, a roupa de marca, se é "Dr" ou "Engº" ... bla, bla ,bla como se isso fosse o mais importante. O conteúdo de cada um isso não tem qualquer valor se o estatuto social for elevado. Tretas!!


    Tenho um episódio semelhante :

    http://bolinhoscomohobbie.blogspot.com/2010/11/de-v-o-l-v-o-ha-ricas-vidas.html

    Beijinho AVOGI.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade