Anorexia nervosa

A obsessão pelo corpo perfeito está a levar mulheres de 40 e 50 anos a tornarem-se anorécticas. A busca pelo elixir da eterna juventude. Sempre.
Ao olhar fotografias sobre a anorexia fico comovida, e a pensar por que razão se deixa emagrecer até ficar assim?
Sei o que todas nós sabemos: que é um distúrbio alimentar, auto-estima, auto-imagem, desejo mórbido de ser bonita. Mas, olhar-se ao espelho e achar-se gorda quando na realidade é pele e osso? 

E depois, a cabeça! Grande. Enorme, em relação ao corpo. A constituição óssea da cabeça não reduz, mas a do corpo sim?

(Se desejam saber mais sobre este assunto, deixo aqui o caminho para uma leitura, nunca é de mais saber, principalmente, quem tem filhos adolescentes)

Fotografia: Anorexia (retirada da net). Vi muitas fotos, mas não consegui colocar  nenhuma. Arrepiantes.

Comentários

  1. Tens razão amiga. Tenho uma sobrinha que era mais lindinha antes de emagrecer do que agora que parece mais velha do que a Mãe. Mas está tão elegante que até a filha lhe pede para comer um pouco mais.

    Modernices que eu abomino.

    Chuac!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela escolha da imagem. Também acho as rotineiras imagens de pessoas em pele e osso assustadoras. Foi uma escolha bem sensata. Bjinhos**

    ResponderEliminar
  3. Sou-te sincera, acho muito mais bonita uma mulher cheinha e com curvas do que uma mulher magrinha e que parece que se vier uma rajada de vento vai logo pelo ar. É muito pertinente este teu post, até porque pode sempre haver algum, entre as tuas sete centenas de seguidores (uaaaaaau! Já somos muitos!), que esteja a passar por isso...têm é de pedir ajuda imediatamente e não se deixarem vencer por uma doença que acima de tudo é psicológica, mas que fisicamente é tão má e tão ingrata.

    ResponderEliminar
  4. Nunca gostei de ...esqueletos!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. É uma doença... e está tudo dito!
    Coitado ou coitada quem disso sofre!

    Beijinhos

    PS - S. Simão da Junqueira é uma freguesia de Vila do Conde. Quando quiseres mostro-te aquele lugar lindo.

    ResponderEliminar
  6. As doenças da mente são sem dúvida as que mais me assustam...
    bj

    ResponderEliminar
  7. É um absurdo essa ditadura da magreza que deixa a todas nós malucas. Ninguém tem que ser esquelética para ser bonita. O importante é termos saúde e sermos felizes indiferente do tamanho do seu manequim. Eu mesma sofro com isso e vivo de regime, porém sem preder o bom senso e a minha saúde.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Prima:
    Felizmente nem eu nem ninguém da minha família sobre deste distúrbio muito sério, mas tenho amigos com filhos com este problema vou-lhes recomendar este site.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma boa alimentação e um corpo são numa mente sã.

    Parece-me que vivemos num tempo de muitas dificuldades mas as pessoas ainda tornam as coisas mais escuras maltratando-se para a elegância...

    Melhor seria tomarem alguma coisa para lhes tirar a doideira...

    ResponderEliminar
  10. um problema cada vez maior, e extremamente dificil de tratar

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Para além da perturbação alimentar está mesmo a perturbação psicológica e que hoje em dia com culto do corpo, leva-as/os na sua maioria adolescentes a terem uma imagem desfocada de si mesmos.
    Assustam-me profundamente, nem cheguei a entrar no site.
    Já tive uma situação complicada com a minha adolescente, que felizmente, já está ultrapassado.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Uma sociedade doente gera gente assim... O culto de estereótipos de beleza, o culto da moda e da "mulher-boneca-tipo-Barbie", fazem o resto...

    A foto é adequada, sugestiva e bela.

    ResponderEliminar
  13. Boa lembrança a tua...hoje vivemos em extremos opostos...por um lado o flagelo da obesidade, por outro a anorexia.
    Neste caso, o estado é perfeitamente caquético!!! Parecem cadáveres ambulantes. Leva á morte mas antes à progressiva deterioração do ser humano...desculpa a minha deambulação...mas conheço casos!:(
    bjs amiga

    ResponderEliminar
  14. Avogi, lidei com alguem que sofria deste disturbio quado tinha 13 anos, a miuda em questao, tinha a mesma idade que eu...
    Ela passou muito tempo em casa dos meus pais, pois a mae trabalhava imenso e nos estavamos de férias de verao, e so lhe posso dizer, que è um problema que destabiliza imenso...quer a pessoa em questao, quer quem a rodeia...

    Nao me esqueço, que a hora das refeiçoes era um autentico pesadelo, ela começava numa ansiedade enorme assim que começavamos a meter a mesa, começava a tremer, a chorar, a ter autenticos ataques de paníco...era ve-la sentar-se á mesa, com as maos a transpirar, e olhar para o prato como se se tivesse sentado de caras com o inimigo...
    Infelizmente è um disturbio, para o qual podem melhorar, mas do qual nunca se podem considerar curadas...
    Hoje essa minha amiga, è psicologa, e escolheu exactamente a area que abange os disturbios alimentares, mas ela mesmo diz, que alem de terem passado 15 anos (ou mais) ainda hoje tem que se controlar bastante para nao "cair" no mesmo, e quando nota que tem perdas de peso etc, toma logo medidas...
    Ha quem pense que basta comer mais um bocadinho, mas...è um mundo completamente á parte...onde se considera que o que nos mantem vivos, um inimigo mortal...
    È muito, mas muito dificil, e por isso, eu fico com os "cabelos em pé" quando dizem á minha filha de 3 anos que esta muito gorda...
    Ja avisei que dentro de minha casa nao quero esse tipo de comentarios, pois è assim que começa, e ha crianças de 5, 7 anos, a fazerem dietas etc...resultado desses comentarios que em nada sao constructivos...
    Quando assim é, compete aos pais, e ao pediatras tomarem medidas, e nao "rotular" de imediato uma criança de Gorda, ou matulona, ou ate Mamona, como bem á pouco tempo, uma senhora chamou a munha filha...
    Desculpe o testamneto e aproveitar-me do seu blog para contar um bocadinho da minha experiencia embora indirecta com a doença!!

    Beijinhos, e um bom dia de Sao martinho!!!
    (Nós aqui, nem a isso temos direito!!!)

    ResponderEliminar
  15. Essa imagem utilizada é extraordinária e exemplifica muito bem o distúrbio alimentar.

    ResponderEliminar
  16. KRISTIANAN
    já sabes que aqui no meu "berlogue" estás à vontade para opinar, desabafar e relatar situações. adorei esta história. nnca estive d eperto , tão perto de alguém com anerexia, mas o teu relato de tao explicativo fez-me vivencar o desgosto de se sentar à mesa e ter de comer obrigatoriamente. pois eu faço o contrario, esforço-me por nao comer desalmadamente como se fosse eo dia do juízo final.
    kis :=(

    ResponderEliminar
  17. è uma doença arrepiante e tudo começa na adolescência...um horror e pobres de quem sofre desse disturbio.

    ResponderEliminar
  18. Uma das meninas com os olhos mais bonitos que vi, é alguém que sofre deste problema. Olhos enormes, inesquecíveis... Um corpo de pele e osso, assustador. Quando lhe perguntei o que ela achava do seu corpo, ela respondeu-me que o achava normal.


    Bom Fim de Semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade