É porque hoje cheira-me a Natal


Talvez por ter nascido na aproximação do  pico do Inverno (Dezembro) não fico nada entusiasmada quando, em finais de Outubro (época a temperatura começa a descer e o sol a pôr-se cada vez mais cedo) muda a hora. Não gosto nada do entardecer às dezoito e trinta, como não gosto de frio, chuva e vento.

Mas gosto, gosto muito, da aproximação do Natal, de um cacau quentinho, de um licor de tangerina, de broas de mel acabadas de sair do forno e de toda a azáfama dos preparativos da "Festa": o lavar as cortinas, o tirar os copos todos de dentro dos armários e metê-los numa banheira, depois lavar, limpar e voltar a colocar no mesmo sítio. E os bibelots. Lembro-me da tia-velha colocar todos os que estavam expostos durante o ano: no aparador, no armário, nas prateleiras, assim como os santinhos, dentro da banheira da casa de banho com água quente e sabão, montes de sabão,  e as imagens saírem contentes, a sorrir devido ao banho de espuma (quem não gosta?) anual, além de cheirosas e frescas, como novas.

Fotografia: Ria de Arosa, Corunha. Novembro de 2009

Comentários

  1. Cada vez mais cheira a natal, mais cedo!!! Isto da publicidade acaba por mexer connosco.
    Eu ainda não consigo sentir o cheiro do Natal... apesar que já comprei a prenda do meu Piki para depois não andar enfiada em filas interminais e já não encontrar o que quero.

    ResponderEliminar
  2. Ai Avogi, tal e "qualmente"... detesto o frio, a chuva e o vento (quer dizer, só não detesto se estiver no quentinho de minha casa) mas adoro um bom cacau quentinho, brias de mel e nham nham licor de tangerina!

    ResponderEliminar
  3. Querida Avogi,
    também não gosto nada destes dias mais curtos, mas gosto do chá quentinho, das castanhas acabadas de assar, do cheiro da terra molhada... a isto tirava, o vento, a chuva e o frio.
    Do Natal, nunca gostei muito. Mas o ano passado já teve outro sabor pois o meu pequeno existia e as coisas começam a fazer outro sentido... este ano ele vai delirar com os presentes, aliás vou encher-lhe imensas caixas com balões que ele adora pois, prefere os embrulhos do que o presente em si, ainda tão inocente o meu principezinho...
    bj**

    ResponderEliminar
  4. E estar à lareira??? É tão bom! Pena que eu não tenha uma...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gi,

    passei para cumprimenta-la e desejar-lhe uma boa semana!

    Quanto ao frio, à chuva, ao anoitecer mais cedo eu, simplesmente, A-D-O-R-O!!!

    Beijinho para si e abraço ao seu marido.

    ResponderEliminar
  6. Estou como tu detesto tudo isso mas adoro o conforto das outras coisas boas do inverno :)

    ResponderEliminar
  7. Li a correr...Vais tomar banho? É isso?


    Finalmente!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Detesto também o frio, vento e chuva...e já pareço um boneco da Michelin lol e gosto muito do Natal que será igual a tantos outros um jantar de família (todos contribuem e no próximo domingo será feito o sorteio) e com a precariedade que sempre existiu no meu/nosso bolso.

    Limpezas? só depois mas devo dizer-te que a minha colecção das minituaras do Pai Natal, expostas todo o ano, já levaram um banho de espuma no verão:)

    ResponderEliminar
  9. Ontem quando fui á noite ao caf´r já lá estava a árvore feita.
    Para mim ainda é muito cedo para a fazer mas adoro o Natal.
    As nossas recordações de criança são sempre guardadas num cantinho especial no nosso coração não é?

    Beijoka

    ResponderEliminar
  10. A Corunha é maravilhosa.

    (olhe, lamento mas vou aconselhar a que retirem a Quinta de São João do rol de hipóteses. Jantei lá ontem, em trabalho, e achei o serviço fraquito)

    ResponderEliminar
  11. GASPAS
    ainda nao comprei nada, deixo tudo para a época do natal. ador
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. NANÁ
    Somos mulheres de bom gosto.
    hihi
    kis :=)

    ResponderEliminar
  13. TANITA
    verás que nunca mais será o mesmo, com crianças é sempre do melhor : a alegria, a expectativa, os olhos brilhantes .tudo
    kis :=)

    ResponderEliminar
  14. MAMMY
    eu até tenho uma na sala , modernices, mas que nem a uso , sabes aqui o natal nao é tao frio que necessite da lareira acesa
    kis :=)

    ResponderEliminar
  15. RSM
    Meu Deus! adorar? o entardecer cedo? sete horas noite cerrada? nove da noite e já parece onze horas?
    nada disso eu sou mulher de calor de bom tempo de sol entardecer tardio
    kis :=)

    ResponderEliminar
  16. TÂNia
    o cacau o pinheiro toda essas trabalheiras eu ador
    kis :=)

    ResponderEliminar
  17. M (reles criatura)
    eu não , as santinhas eos cacarecos
    kis :=) eu só tomo banho ...de vez em quando no verão aliás, verão sim verão nao é só uma vez nao quero que o meu corpo se estrague!
    kis :=)

    ResponderEliminar
  18. FATYLY
    por agora já nao se usa muito esta tradição de limpar só no natal , mas nao sei, tem um sabor especial
    prendas? ainda nao comprei nada , mas segundo o orçamento familiar ..vai ser muito reduzido de prendas esta ano
    kis :=)

    ResponderEliminar
  19. PINTA roxa
    detesto árvores já com pó e berloques de natal casa coisa a seu tempo. mas as limpezas gosto e o cheiro a terra
    kis :=)

    ResponderEliminar
  20. S*
    Nao me digas isso!
    mas como isso aconteceu? mudaram o cozinheiro o chefe ou será a crise?
    kis :=(

    ResponderEliminar
  21. TANIA
    e depois passamos o dia de natal deitadas de lado porque doem as costas
    hihihi

    ResponderEliminar
  22. Também detesto esta hora de inverno e quem a inventou!!
    Que linda foto da Ria de Arosa!!
    Vou lá várias vezes e não perde o encanto.

    ResponderEliminar
  23. Querida Avogi, como sabes por aqui, esse banho monumental, dá-se na Páscoa. Ele é cortinas lavadas, soalhos esfregados, biblots branqueados... ;)

    ResponderEliminar
  24. Também nasci em Dezembro.
    Tal como tu detesto esta hora de Inverno ,aqui 18h é é escuro, detesto frio mas gosto do cacau e das broas de mel. E gosto de todos os preparativoa para a "FESTA".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade