E hoje começam as visitas natalícias

 E logo à noite a primeira das muitas visitas que fazemos pelo Natal. Aqui, no meu rural é assim. E todos os anos se repete. Amigos visitam amigos. Família visita família . Amigos e família juntos nestas noites.
E a pergunta que se impõe: o Menino Jesus mija?
Claro que sim, cada ano mija mais, deve ter incontinência urinária.

São licores de café, de tangerina, de leite, de limão e o Tim-Tam-Tum. Este é uma delícia dos deuses. Leva passas e figos. Bem, eu poderia oferecer um cálice, mas ofereço uma garrafa, vá lá, olhem e passem a língua nos lábios a saborear. Imaginem o sabor conjunto de passas e figos com aguardente e chá preto. E para não subir à cabeça, o álcool, comam uma fatia de bolo de mel, caseiro, feito pelo cunhado (irmão do mê senhor). E saibam que o bolo de mel não se corta com a faca, mas sim com a mão. Sabiam?

Neste momento estou com um cálice na mão a beber pela nossa amizade e a trincar um naco de bolo de mel e brindo aos amigos, ao Natal, a nós que neste preciso momento estamos aqui.

Fotografia: a garrafinha de Tim-Tam-Tum feita pela saudosa tia-velha, e o bolo de mel, já encetado, no meu rural.

Comentários

  1. És uma mentideira !
    Tás com um cálice e a trincar ?
    E como é que escreves ?

    Mentideira !
    - És política ?

    Um beijo roído da boa inveja por causa do
    Tim-Tam- Tum...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me muito bem :) Diverte-te, bom fim de semana**

    ResponderEliminar
  3. JOAo
    ainda nao me viste fazer o triplo salto encarpado À retaguarda a comer um bolo de mel e escrever ao mesmo tempo.
    havias de ver
    kis :=) ou é melhor não

    ResponderEliminar
  4. Querida Avogi, não sabia que o bolo de mel, se partia à mão! Esse licor deve ser uma delícia!!
    Um divertido serão. :)

    ResponderEliminar
  5. Ena tanta coisa, hummmm mel? não! Não tens pão-de-ló? óóóóóóóó´

    Força e divirtam-se:)

    ResponderEliminar
  6. Isso é maldade!
    Já estou cheia de inveja!
    rrrssssssssss!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Essas coisas não engordam pois não?

    ResponderEliminar
  8. primeiro: ADORO bolo de mel
    segundo: esta tua resposta aqui em cima matou-me xD

    ResponderEliminar
  9. Ao tempo que eu não ouvia esta frase "O menino Jesus mija". Saudades.:)
    Gosto muito dos licores madeirenses mas o Tim-Tam-Tum não conheço nem nunca tinha ouvido falar.
    Nem imaginas as saudades que eu tenho disso tudo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Mas que gostava de ver, gostava...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Prima!!! Como também sou da família, venha daí o Tim-Tam-Tum, mais os licores e os pastéis enfim,tudo o que uma prima tem direito :))

    beijinhos e cuidado com as dores de cabeça lol

    ResponderEliminar
  12. Isto de vires fazer fosquetas com o cálice de Tim-Tam-Tum na mão é um pecado. Para te remires, podias ter acrescentado as devidas doses de aguardente, chá, passas e figos,para eu ficar com a receitinha!!!
    Pois que vos faça Bom Proveito! Não conhecia esse licor. Já o Bolo de Mel, é divino e sempre que aí vou, venho carregada! E eu sabia que ele só se corta com a mão. Foi a minha Avózinha Madeirense que me ensinou.
    Felizes Festas para ti e para toda a Família das Pulguinhas. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  13. Os portugueses só pensam em comer,é por isso que muita gente é obesa!

    ResponderEliminar
  14. ahahahah eu conheço é o Pim Pam Pum cada bola mata um rsssss

    Agora fiquei a conhecer o Tim Tam Tum xD mas eu pedi poncha a tradicional mexida com o dito cujo rsss

    Pronto posso acompanhar com o bolo de mel, também é bom...

    Bjinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  15. Vais visitar? Part time de Pai Natal?

    Vou já acender a minha lareira!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente nunca provei tal licor mas deve ser uma delicia! Quanto ao bolo de mel já tive o prazer de provar, vindo directamente da Madeira ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Que tradição linda a das visitas! Adoro bolo de mel e não sabia que se corta com a mão! Sempre a aprender!

    ResponderEliminar
  18. ISILDA
    penso que tu não és portuguesa, logo não comes, logo nao fazes visitas, logo passas fome nao tens amigos e és estrangeira será???
    kis :=)

    ResponderEliminar
  19. FATYLY
    mas desenrasco pão de lá em vez de ló.
    serve?
    kis :=)

    ResponderEliminar
  20. MAMMY
    eu disse para te servires e atão?
    kis .=)

    ResponderEliminar
  21. CACAROÇ
    nunca me engordaram mas tb eu nunca me importei e tb nunca me peso
    por isso nao sei se sim se não kis :=)

    ResponderEliminar
  22. MONTANA
    no Porto Santo nao se faz tim tam tum?
    admiro-me
    kis _:=)

    ResponderEliminar
  23. Um dia "hades" ver o meu triplo...
    kis .=)

    ResponderEliminar
  24. PRIMA FÊ
    Anda cá e eu sirvo-te um copo do bom, do melhor para uma prima afastada
    kis .=)

    ResponderEliminar
  25. BOMBOM
    a tua avó na fazia este licor? mas olha que é antigo. a minha avó fazia sempre pela Festa
    kis :=)

    ResponderEliminar
  26. MINA
    E bombas, conheces?
    Bombas sao malassadas e come-se logo de seguida pelo carnaval sim, que aqui anda-se sempre a comer (como diz a ISILDA )e por isso somos obesos
    kis .=)

    ResponderEliminar
  27. Passei por aqui só pra deixar votos de um BOM NATAL (um Pai Natal condescendente e generoso calhava bem, com certeza…) e de um ANO NOVO suficientemente próspero para fazer corar de inveja a crise.

    Bjs

    ResponderEliminar
  28. M (reles criatura) que saudades tuas! do teu amor, perdão do teu humor!!!
    kis .=)

    ResponderEliminar
  29. PRETTI e gostaste de certeza, que sim, se quiseres ofereço-te um copinho deste deliciosa licor
    kis .=)

    ResponderEliminar
  30. FASHIONISTA
    e continuará a ser fazemos uso da tradição e espero que filhos e netos contribuam para que nuca se acabe
    kiis :=)

    ResponderEliminar
  31. Se faziam o Tim-tam-Tum não me lembro. Em minha casa tenho a certeza que não. E também sei que nunca provei essa iguaria. Quando puderes passas a receita para experimentar. Sim porque eu sou portuguesa e gosto de comida e gosto de festejar a FESTA. Mas graças a Deus não sou obesa.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  32. MONTANA
    minha conterrânea obrigada apela gargalhada
    kis .=)

    ResponderEliminar
  33. Esqueci-me dizer que leva tb vinho tratado (como se diz por aqui)
    e logo passo a receita para aqui que quem herdou, as receitas da tia-velha, foi a minha filha
    kis .=)

    ResponderEliminar
  34. Não conheço as bombas malassadas!!!
    mas conheço as queijadas da àguia, que são uma maravilha:-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade