8 - Festas, arraiais, romarias de Verão



Pois, todos sabemos que é no Verão que acontecem os melhores arraiais, festas, romarias, eventos.
Por cá, no meu rural, há o de São Vicente em pleno Agosto, e geralmente é no dia em que se celebra os anos do mê bisalho.


 Num arraial madeirense há três coisas que não podem faltar: laranjada, bolo do caco e espetada em pau de louro; isto sem falar nos dentinhos* que antecedem a refeição, além  da fartura, o algodão doce (não para mim) os "tramoços" a poncha, o vinho seco a copo, a Coral.
É que, enquanto os homens põem a espetada no braseiro há que dar que fazer aos dentes; só para não criar ferrugem nem habituá-los ao descanso. Estou a falar de dentes qualquer semelhança com os homens é de certeza mal intencionado.

E claro, a maneira mais certa para não sujar a roupa é, certamente, comer assim como o mê bisalho.

*Dentinhos -  algo que acompanha a cerveja, por exemplo: dobrada, jardineira, carne assada, etc (servido em pires).

Fotografias: Ano passado em São Vicente. E, por favor, não se façam finos, sirvam-se.

Comentários

  1. Adorei!!!
    Se algum dia puder e arranjar dinheiro para conhecer a tua ilha, posso convidar-me? Fiquei com água na boca!:))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. NINA estou de braços abetos e coração aberto para te receber, anda corre.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. Só coisas boas!

    Estou como tu!

    Ah e olha, a menina aqui já tem vestido para ser madrinha Ahahaha! Mas nada de racha para apresentar a pernoca!

    ResponderEliminar
  4. se houvesse as 7 maravilhas da Madeira o Arraial ficava em primeiro

    ResponderEliminar
  5. Bolo do caco, espetada em pau de louro... AvóGi acabou de me abrir o apetite! Só por isso já vale o arraial, que eu cá não gosto nada de confusão!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Está tão frio por aqui que eu vou é ficar olhando pra essa fogueira aí, tão quentinha!!
    =*)

    ResponderEliminar
  7. Que atrevimento, aqui a aguçar o apetite, com tamanhas iguarias;)
    Já marchava tudo lool eu já fui, mas acompanho a Nina rsss
    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. A poncha? claro que vai a poncha, nem lhe digo o quanto gosto :) por isso gosto de receber em minha casa, ao menos bebo e não tenho de conduzir :)

    ResponderEliminar
  9. Que saudades dessas festas. E não falaste no "picadinho" que quando bem apurado é muito bom.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Isso é que são espetadas!!

    ResponderEliminar
  11. Sim! Sou do Brasil! Do Sul, onde está fazendo muito frio! Obrigada por retribuir a visita!

    ResponderEliminar
  12. Ai que saudades dessa espetada, comi cá no Madeirense, mas ai deve ser outra coisa, tenho de ir ai fazer uma visita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade