1 - O Verão da minha infância








Nada melhor começar o desafio, no Dia  Mundial da Criança, falando da infância. E como costumo dizer: eu também fui criança. E adorei sê-lo. E se há coisas que não se apagam na minha memória são as excursões no autocarro da SAM (Sociedade de Automóveis da Madeira) pela ilha.

No primeiro domingo de Agosto era tradição fazer o passeio familiar. Era contratado um acordeonista para animar. Chapéus de papel na cabeça feitos pelo senhor João - o excursionista.

Pela madrugada, pelas cinco horas, reuniamo-nos no largo do Colégio, cestas cheias de comida, sapatos rasos e assim que chegávamos, o senhor João distribuía os chapéus. O autocarro saía pelas sete e, de casa até ao autocarro, íamos a pé.
Assim que a camioneta saía o meu desejo era chegar à primeira paragem (no Monte) para comer uma das sandes de omelete e beber a Laranjada. E era já aqui que enfeitávamos o carro com giesta. Regressávamos pela noite dentro, mas a camioneta levava-nos até à porta de casa.

Fotografia: O grupo de famílias com os chapéus.  A minha avó, mãe tia, tio,irmãos e irmãs e eu.

Comentários

  1. Que fotos giras ..
    Devia ser bem divertido :)

    P.s- adoro a Madeira :)))

    Dia feliz AvoGi
    Baci*

    ResponderEliminar
  2. Querida Avogi, as tuas memórias do Verão da tua infância, são diferentes das da maioria! Que tradição tão gira! E os chapéus de papel, feitos pelo motorista, eram um must!
    As fotografias que aqui nos deixaste, são o máximo. :)
    Adorei!

    ResponderEliminar
  3. É tão giro olhar as fotos antigas! As minhas já são a cores, mas não me lembro de algum dia, em pequena, ter viajado em grupos grandes.:)
    beijinhos

    P.S: a menina ainda dança?:)

    ResponderEliminar
  4. Mas que bela recordação!

    Obrigado por esta partilha!

    ResponderEliminar
  5. Querida Avogi, este post é mais que partilha, é documento! E eu acho que o nosso país precisa tanto de recordar quem foi para voltar a saber quem é... Beijo e obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Lindas fotos e tradições tão giras e que infelizmente se perderam.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. TURISTA Leste mal : excursionista (a pessoa responsável pela excursão) e nao motorista. esse só recebia uma gorjeta, recolhida por nós durante o passeio.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  8. Legal demais relembrar o passado né?

    Gostei de suas fotos.



    Já fiz minha postagem hoje também

    bjo.

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Adorei as fotos, que memórias tão lindas.Devia ser um convivio divertido e muito saudável.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  10. Que fotografias lindas, adorei.
    E recordar é viver :)

    Bom fim-de-semana**

    ResponderEliminar
  11. Adorei ver estas fotos!!!
    Sabe tão bem recordar não sabe?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sabe tão bem recordar os momentos felizes da nossa infância.
    E falaste em laranjada, ainda existe?
    Refiro-me à laranjada que fazia"piquinhos"e que se tomava em todos os arraiais. Ainda há dias sem mais nem menos lembrei-me dessa laranjada.
    Beijinhos e tem um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. AVOGI,
    que lindas fotos ... AMEI!
    BEijinho

    ResponderEliminar
  14. Lindas imagens, e que bem ficam os chapeús:-)
    E a menina tinha jeito para dança, e já tinha a "mania" das sandálias:-)bjinhos
    e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Relembrar é viver!! :)

    ResponderEliminar
  16. As excursões! Não fiz muitas, mas as que fiz, na minha infância, foram memoráveis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. olá vim retribuir a visita....uma infância única...=)

    ResponderEliminar
  18. Maravilha... Gosto tanto destas memórias revividas também através das fotografias de outros tempos.

    ResponderEliminar
  19. infância feliz..como pequenas coisas se tornavam especiais! uma excursão.. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade