Isto de ser aposentada...

..Tem o seu quê de descuido, de esquecimento dos dias.
Ontem, diz-me a Pulga toda satisfeita que segunda- feira não há escola. Julgava eu que era por haver missa, passeio, visita de estudo, porque as crianças têm a mania, ou melhor a ideia, que estas actividades não são importantes, ou tão importantes, como o estar dentro da sala de aula a aprender, e quando acontece uma destas actividades é um dia de brincadeira para elas.
Mas digo, foi preciso a Pulga - a maiveilha, me alertar que é feriado, que não havia escola.
Alto lá, atão é mesmo feriado e não uma actividade fora de portas!

Mas feriado de quê ou porquê? Andei a pôr os meus parcos neurónios já cansados a pensar, e até lhe disse que não, feriado é só em Julho no dia 1 (Dia da Região Autónoma da Madeira, para quem não saiba). "Avó, é mesmo feriado. Foi a professora que disse." 
E só depois de contar pelos dedos os dias da semana, só depois de perguntar a ela que dia é hoje, quantos são do mês e em que mês estamos é que...
"Malembrei-me" que é Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades, mas acima de tudo um feriado que não nos foi roubado, surripiado e transformando em dia de trabalho.

Comentários

  1. Hoje aconteceu o mesmo comigo. Perguntei: que dia é hoje? Sábado! Não é isso, dia do mês?! Ahhh..é dia 8!
    Tenho dias que me sinto numa espécie de limbo, uma sensação de leveza por não haver no horizonte próximo ou longínquo "aquelas datas" do que tem que ser e que, sem força ou alento,tinha de gramar.

    A única data que agora me acompanha é a do nascimento do meu primeiro neto!

    :)

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia
      e quando tiverem três como eu verás que depois tb te esqueces não das datas, mas dos anos em que naceream e nunca das idades
      kis :=)

      Eliminar

  2. Sabes uma coisa Gi? Este teu "depoimento" deixou-me a pensar...
    E chego à conclusão de algo que eu até já sabia: que infelizmente os feriados não interessam a ninguém pelo valor que eles deveriam ter... que é o comemorar de alguma efeméride importante para a nossa identidade como país. O que na realidade acontece é que os feriados só são importantes porque é suposto neles não se trabalhar!!

    Beijinhos em antevéspera do feriado mais importante para a nossa identidade nacional.
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afrodite, diz-me tu que tudo sabes: o que se faz num feriado? comemora-se o dia ? temos em atenção o fundamento do feriado? Não. não. até os alunos quando chega um feriado eles importam-se é com o descanso , um dia sem ir À escola importa lá o que se comemora, venha mazé o descanso merecedor!
      kis :=)

      Eliminar
  3. Hummmm... meti os pés pelas "letras"! Quis eu dizer....eheheh...que agora só penso no dia em que o meu neto "irá" nascer que, a bem dizer, não se sabe ao certo.
    Neste momento sou ainda uma pré-avó e virgem!

    Concordo, a maioria dos feriados são sinónimos de dolce fare niente. Poucos serão excepção.

    :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Bem-vinda ao clube das avós
    kis :=)

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que não nos roubaram este, foi uma tremenda parvoice essa dos feriados...mas enfim.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Querida AvoGi, pois... por aqui acontece o mesmo! ;)
    Andamos sempre a dizer disparates! Ainda hoje o mê senhor me disse: amanhã vou à Vila, às Finanças! Deves ir, deves! - respondi-lhe eu.
    E tal como a Marina diz e muito bem, esta medida de nos roubarem feriados, foi mesmo uma palermice e das grandes.
    Beijinhos grandes. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade