Eu, preconceituosa me assumo

Se por afirmar que uma educadora e uma ajudante não são colegas, se por entender que existe uma hierarquia dentro da comunidade educativa onde as auxiliares têm um papel importante, mas não são docentes, se por achar que não somos todos colegas só por que pertencemos à mesma instituição, se por não aceitar que as auxiliares tratem por tu cá tu lá as docentes, porque são mais novas, se existe um estatuto da carreira docente onde só fazem parte os professores e educadores e, sim, estes são colegas, se entendo que as docentes não são obrigadas a justificar perante as auxiliares certas atitudes da sua vida, certos comportamentos porque partilham o mesmo espaço então sim, sou preconceituosa. E se como já referi há uma hierarquia dentro da instituição é porque, afinal, há diferentes funções, se existem diferentes funções então somos colegas dos nossos pares e não de todos. Se o Sumo Pontífice é o Papa, o padre António não é colega do Papa embora pertença à mesma instituição. Ou seria papa também.

Se, por ter esta opinião sou apelidada de preconceituosa, das duas uma: ou eu não sei o significado da palavra ou ela está banalizada. E tudo ou qualquer ideia contrária a algumas opiniões é preconceito. É um lugar-comum!

Comentários

  1. Respostas
    1. Foi um desabafo para os que lêm nas entrelinhas.
      Kis:=)
      Bfsemana

      Eliminar
  2. Acho que todos nós temos algum preconceito, sobre alguma assunto. Mas no seu caso, não vejo onde fez um juízo de valores quando simplesmente disse que não era a mesma coisa, entre se ser uma professora e uma auxiliar.

    ResponderEliminar
  3. E como falamos no Brasil: curto e grosso!!! Fez bem, Altinha! E do mesmo jeito que a pessoa diz que vc tem preconceito, assim eles tb são preconceituosos com sua forma de pensar. Gente que usa a palavra preconceito para definir os outros, é geralmente, o mais preconceituoso de todos, pois só aceita a sua forma de pensar, e quer que os outros aceitem da forma que ela é, mas os outros precisam passar numa série de exames de qualificação para ser aceitos pela mesma.

    Aí minha querida, sem condições, né?

    Beijos! estou à ativa no blog!

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. A AvoGi, tem toda a razão, numa obra o engenheiro não é colega do trolha, nem do pintor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar o trolha e o pintor acham que sim, ó anónimo (a). E são também colegas do director da obra. Tratam-se por tu e tudo.
      Kis :=)

      Eliminar
  5. Anónima
    Se estava à espera de ver o seu comentário publicado, enganou-se. Ofensas é na porta ao lado da sua, aqui não. Ofenda quem a fez e não outros. Respeite as opiniões contrárias à sua. Mas, poir favor,não ofenda,não lhe fica bem.
    Kis :=)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade