Cameleiras ou Japoneiras vai dar ao mesmo

Por aqui, no meu rural chamamos camélia a flor da Cameleira enquanto que, no Norte de Portugal são Japoneiras. Seja por que mome échamada é sempre um regalo olhar para as camélias que enchem as árvores por esta época.
Não me dá jeito nenhum chmar de Japoneiras, mas o que é certo é que nos referimos à mesma flor quando olhamos para uma camélia.
Terá vindo do Japão a camélia e daí ser conhecida por este nome? Mas por que razão por cá se chama de camélia?

Comentários

  1. Para mim são Camélias, e nesta época as arvores ficam lindas :)

    ResponderEliminar
  2. Eu pensava que cameleiras eram as árvores donde nascem os camelos. ahahahah

    ResponderEliminar
  3. Sim, vieram do Japão em sementes.
    Bj.

    ResponderEliminar
  4. Também já ouvi ambas, prefiro Camélia, e adoro esta altura do ano em que estão em flor :)

    ResponderEliminar
  5. Não faço a menor ideia, mas na minha terrinha (Guimarães) sempre lhes chamei japoneira, quando me mudei para o Porto passei a dizer camélia, porque toda a gente olhava para mim com olhos de ... "esta é estúpida ou nas horas vagas tenta ser?".

    ResponderEliminar
  6. Aqui pelo centro de Portugal, também é camélia. Adoro :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade