Pensamento meu: os velhos não têm quereres

Incomoda-me saber que há quem trate os seus progenitores, ou familiares idosos, como se de lixo se tratasse. Incomoda-me saber que depois de tudo o que um pai ou uma mãe fez pelo filho ou filha, este se descarte com a desculpa para o institucionalizar, dizendo que "está melhor do que em casa".
"Lá tem tudo" é o que oiço dizer. Acredito, mas os funcionários nunca substituirão a família, tem enfermeiros que fazem o seu trabalho mas, que nunca darão o conforto de um filho(a).
"Os velhos não têm quereres. Ela não quer ir para o lar mas vai" diz-se à boca cheia, "é o melhor para ela" ouve-se dizer a quem se justifica.
Ainda há dias, falando neste asunto com alguém que internou a mãe quando o Alzeimer lhe bateu à porta, dizia ela e passo a citar: " foi a pior coisa que fiz na vida. Nunca devia ter internado a minha mãe." Também sei que, presentemente, quem trabalha todo o dia não tem condições para cuidar de um idoso. Sei disso e não sei o que faria se estivesse nessa situação.
Não sei o que o futuro me reserva mas espero que as minhas Pulgas cuidem de mim como eu cuidei da tia-velha. Dou-me por satisfeita.

Comentários

  1. Não concordo contigo...
    Infelizmente quando aconteceu com o meu avô o que verificamos foi que nenhum dos filhos, nem dos netos, tinha condiçoes para lhe proporcionar a qualidade de vida que pode ter num lar.
    Isso não quer dizer deixa-los ao abandono, muito pelo contrário. Enquanto o meu avô esteve no lar muito raro foi o dia em que não tinha pelo menos um filho ou um neto a fazer-lhe comapnhia durante um bocado à tarde, mas nenhum desses que o iam visitar diariamente tinha conhecimento/capacidade/disponibilidade para lhe administrar os tratamentos, nem para lidar com possiveis ataques (como aconteceu em 2 AVC's) como tinha o pessoal do lar que tem formação especifica para lidar com tais situações.
    Infelizmente na familia da minha esposa tenho uma situação que é precisamente o oposto, a unica filha de uma tia deixou-a num lar, longe da terra, e de toda a familia, onde apenas ia uma vez por mês durante 10 minutos para pagar e pouco mais, e isto sim, condeno, não imagino como pode ser possivel alguém fazer isto a quem o criou com todo o seu amor e carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tímido
      Retirar um idoso da sua casa e colocá-lo num lar é desmembrá-lo da sua vida. A convivência diária com a família é importante para a sanidade mental do idoso. Se retirados da família transformam os funcionarios do lar onde se encontram como sendo os seus familiares e tornam o seu espaço onde se encomtram como a sua casa. Desvinculam-se da família e são "adoptados".
      Há tempos fui visitar um lar e vim de lá a chorar. Os idosos com aquele olhar vazio, baço, sem nada para fazer, sentados...e assim que me viram agarram-se. Eu era alguém novo naquele espaço, alguém que certamente os podia levar dali. Fez-me lembrar os orfanatos na China.
      Kis :>}

      Eliminar
  2. É complicado... a vida de hoje, com os dois elementos do casal a terem que trabalhar, não deixa muito por onde escolher. Mas nunca é melhor. Podem ter tudo o que necessitam em termos de cuidados médicos e de higiene, mas isso está muito longe de ser "tudo".
    Eu não penso muito nisso, pois ainda alimento "o secreto desejo" do ataque cardíaco fulminante. Mas já pus de parte a hipótese de um dia ir morar para a aldeia onde tenho casa, por ver tantos velhos de olhar perdido, sentados nos muros de pedra a cair...
    Devia ser proibido envelhecer. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E devia sim, e devia ser proibido adoecer e perder as capaciades.
      Ainda há dias li uma frase que me fez pensar: "uma mãe pode cuidar de de dez filhos e dez filhos não'podem cuidar de uma mãe?"
      Kis :>}

      Eliminar
  3. Viver num lar não é pêra doce, mas também viver com filhos arrogantes, que mal os pais abrem a boca são humilhados e tratados abaixo de cão, também não gabo a sorte a ninguém.
    Os tempos mudaram e a maior parte dos filhos, mesmo que os possam ter em casa, não querem perder a sua privacidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Mas não se perde a privacidade...
      Kis :>}

      Eliminar
  4. Eu acredito que só se dá aquilo que se recebeu. E nem todos os pais foram bons pais.

    Bjos

    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem todos os filhos são bons filhos. Há de uns e de outros.
      Kis:>}

      Eliminar
    2. verdade, por isso não se pode esperar milagres.

      Bjos

      Eliminar
    3. É próprio do ser humano crente na religião esperar o milagre, e por isso, durante o seu percurso esfola mata inveja desonra e lá mais para o final da vida transforma-se naquele cordeiro e reza todas as noites para que não lhe façam o que fez...e alguns têm sorte. E são Bafejados pela bem aventurança.
      Kis :>}

      Eliminar
  5. Infelizmente, há muitos filhos que não querem saber dos pais (e agora que faço voluntariado com idosos apercebo-me ainda mais dessa realidade), mas a verdade é que muitos não têm mesmo outra alternativa a não ser colocá-los num lar. Agora, naturalmente que isso não significa deixá-los ao abandono, até porque ninguém substitui a família; tem que haver o cuidado e a preocupação de acompanhar a pessoa, visitá-la, passar tempo com ela.

    ResponderEliminar
  6. Olá Andreia, desculpa a pergunta mas fazer voluntariado com idosos? como arranjaste isso? o que fazer concretamente?
    Desculpas as perguntas mas curiosamente amanhã tenho uma entrevista numa instituição também para fazer voluntariado com idosos. Podes partilhar um bocadinho?
    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maggie F. :) não tens que pedir desculpa, estás à vontade. Sim, faço parte do G.A.S Porto (Grupo de Acção Social do Porto), que é «uma organização não governamental vocacionada para a ajuda e desenvolvimento humano». Trabalhamos com idosos, jovens e pessoas portadoras de deficiência. Temos vários grupos de voluntariado e cada um de nós é distribuído por um. Eu, por exemplo, faço parte do apoio domiciliário e vou visitar senhoras às suas casas para lhes fazer companhia
      (se quiseres colocar mais alguma questão podes enviar-me um e-mail para: asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com)
      Beijinhos*

      Eliminar
  7. r: Pessoalmente, também não gosto da palavra odiar, mas a verdade é que há coisas que me tiram do sério.
    Obrigada pelo aviso :)

    ResponderEliminar
  8. Conheço muitos casos que durante o dia estão no centro de dia e à noite regressam a casa. Parece-me uma solução melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su, isso sim aceito. É uma óptima solução e não retira o idoso da sua zona se conforto.
      Kis :>}

      Eliminar
  9. Uma questão complicada, principalmente para quem trabalha fora de casa e tem filhos para sustentar não podendo largar o emprego e querendo cuidar de seus progenitores quando já não há condições de ficarem sozinhos. Não é fácil, acredita. Pessoalmente e quanto aos meus filhos, ambos rapazes, não espero nada, apenas que façam o seu melhor por mim, mas tenho algumas dúvidas... Bjs

    ResponderEliminar
  10. Um drama que vivo dia a dia, AvoGi.
    Os pais e a irmã aí, Graças a Deus ainda sem necessitarem de cuidados de maior, e eu aqui sem poder cuidar deles.
    Sair daqui significava hipotecar irremediavelmente o meu futuro e, pior que isso, o futuro das minhas filhas.
    Como se isso não bastasse eles nunca puseram a hipótese de virem para aqui.
    Tem que se ir vivendo um dia de cada vez, é o que é.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Linda...como entendo a situação e foi por isso que me reformei em 2010 para cuidar da minha mãe que viveu acamada 5 anos e partiu em dezembro passado e agora cuido do mei api...também acamado!
    Alterei a minha vida...por eles...para os mimar na sua caminhada...pois eles amaram-me incondicionalmente e deram-me sempre...o que tinham e o que não tinham!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, colega,
      Só recentemente nos visitamos, mas este blogue foi em tempos um relatorio das peripecias da minha tia-velha. Ela viveu cmg nos últimos anos da sua vida.
      Se quiseres ler algo sobre ela vai à etiqueta"Titia" e lá ris das suas aventuras comigo.
      Kis :<}

      Eliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade