1° de Maio- dia se saltar a laje, do Trabalhador dos colares amarelos e do pic-nic

Antes de conhecer este dia como o "Dia do Trabalhador" sempre o conheci por ser o dia de "saltar a laje". E do pic-nic com a família. Logo pela manhã as pessoas enfeitavam as furgonetas (ou meio-carro) com ramos de giesta e colocavam um belo par de cornos. Sim aquela "cangalha" que os cabritos ostentam na cabeça.
Primeiro de Maio era o Dia dos Cornudos. Saltar a laje é adultério. Não há adultério sem cornos. Cornos tem a ver com os cabritos que saltam e pulam as lajes, daí se dizer que os homens com cornos saltam a laje.
Para mim nunca foi o Dia do Trabalhador, era sim, o dia em que íamos brincar à uQuinta do Palheiro Ferreiro, levávamos uma cesta com sandes de omolete e bebíamos laranjada. Saltávamos à corda, fazíamos rodas, dávamos a mão a gente desconhecida, mas que estavam lá com o mesmo fim - o de se divertir. Admirava-me ao ver os homens com cornos dependurados ao pescoço e de ver também nos carros (à frente, na grelha). Perguntava o que significava aquele ornamento e a minha tia dizia que era por ser o dia dos cornudos e que tinham de saltar a laje, mas eu não via nenhuma laje, por isso ficava sempre com a pulga atrás da orelha e sem perceber a razão de existir um dia para os homens com cornos, mas enfim.
Hoje, a tradição já não é o que era. Já não há lajes para saltar, não há cornos, só há as promoções do Pingo Doce.

Comentários

  1. Prima:
    Um tradição muito mais saudável, mesmo com cornos e tudo, do que andar às compras !
    Eu cá não saí de casa e fartei-me de trabalhar! :)

    Um beijinho e bom fim de semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prima, eu fui pá serra almoçar com a filha genro e netos. Um PiC nic assim a modos que os de antigamente, só faltou sandes de omikete e laranjada. E a minha sempre lembrada tia- velha
      Kis A:>}

      Eliminar
    2. Prima, eu fui pá serra almoçar com a filha genro e netos. Um PiC nic assim a modos que os de antigamente, só faltou sandes de omikete e laranjada. E a minha sempre lembrada tia- velha
      Kis A:>}

      Eliminar
    3. Prima, eu fui pá serra almoçar com a filha genro e netos. Um PiC nic assim a modos que os de antigamente, só faltou sandes de omikete e laranjada. E a minha sempre lembrada tia- velha
      Kis A:>}

      Eliminar
  2. Sempre passaste o dia muito melhor do que eu :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Acabei de aprender umas coisas...

    ResponderEliminar
  4. Olha acabei de perceber o significado do saltar a laje ah ah ah 40 anos depois ....mais vale tarde que nunca!
    Xavelhinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xavelhinha, colocavam uma .aje e aqueles homens que as pessoas diziam ter um par de cornos, sujeitavam-se a saltar a laje e se caíssem no fosso eram vítimas do adultério da mulher.
      Kis :>)

      Eliminar
  5. Promoções necessários e eu que detesto admitir...o quão jeito dão!
    Mas alinhava num passeio por essa bela paisagem!
    Um fim de semana bem gostoso!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade