E falam dos portugueses? Olha lá se os outros não são piores!

Ontem na viagem que tinha a fazer de catamarã, oferta do SPM (já agora aproveito para agradecer), a guia que nos encaminha para o passadiço de embarque pedia para formar uma fila, disse em inglês, em francês e, claro, em português. Todas as pessoas respeitaram excepto um camone que se colou a meu lado, verdade seja dita que ainda me apeteceu dizer que colou-se à pessoa errada, mas deixei para depois. Continuando a andar, todos em fila, eu com o "bife" ao lado como se fosse tivesse azougue, chegou-se ao passadiço. À minha frente estava um casal e continuou à frente, eu, alargando os ombros (pois percebi que o bife tinha acompanhamento), disse à guia quando ela intentava receber os bilhetes que aquele senhor não tinha respeitado a fila (pois adiantou-se de trás para se colar à frente) e ainda lhe referi se fosse um português era logo apontado com o rótulo de falta de educação e...riscas rabetas verguinhas de chapéu de sol.
Disse ela que "não se pode fazer nada". Bem, aí levantei as dragonas dos ombros e disse-lhe "ai pode pode, pode começar por receber os bilhetes de quem está na fila como pediu e só depois receber os desses camafeus que julgam ser espertos".
Tardou um pouco pois que o catamaran ainda fazia a manobra de atracação, e eu a morder a coisa.
Mas, pronto a guia fez o que havia de ser feito para manter o manual da boa educação e o respeito pelos outros - os que cumprem- em dia e começou por receber pela ordem correcta de chegada deixando os infiltradores de queixo caído.
Ainda pensei que, se calhar, eles - os bifes acharam que os madeirenses são refilões, que não se contentam com o dinheiro que levanta a economia, que são ingratos, por não levarem em ombros estes turistas desrespeitadores das normas de cidadania.
Colar-se a mim, logo eu que nascem rebentos pelo meu corpo ou seja refilos e desato a fazer rabanadas de vento sempre que algo me pisa um pé.

Comentários

  1. Fizeste muito bem em dizer! Se queriam entrar antes dos outros que chegassem mais cedo.

    ResponderEliminar
  2. É assim mesmo, com a AvoGi não se brinca :)

    ResponderEliminar
  3. É isso e os velhos que acham que não existem fila, bem ordem de chegada e que têm prioridade em tudo. Esperar? Isso não existe no vocabulário. E sempre que vou centro de saúde apetece-me bater em alguém. Têm snporra do dia todo para estarem lá alapados na letra (que a rececionista até reclama que são quase sempre os mesmos lá) e mesmo assim não sabem esperar pela sua vez. Toda a gente tira a senha e aguarda que o chamem. Mas eles? Vão logo direitinhos às cadeiras da receção. Uma vez só não falei porque me chamaram logo a seguir, porque senão... Ainda por cima.naquele dia estava mesmo com pressa! Precisava de marcar a consulta antes quenme chamassem na enfermaria, senão depois ianoadsar o.meu número e ia ter que estar lá mais meia hora à espera. Mas eles são mais que os outros. "ai, coitados, sao velhinhos, não podem das pernas...". Não faltavam lá cadeiras! E quando é para chegar primeiro, eles mancam, mas correm mais que os outros. E foram. E empurram. É uma animação!
    Um jovem até pode fazer a gentileza e só lhe fica bem. Mas nem sempre é possível fazê-lo, porque nós também temos as nossas vidas. Mas a gentileza só se dá a quem faz por merecê-la. E quem acha que a idade dá direitos e superioridade, não merecem. E depois os jovens é que são mal educados... (sim, estas coisas revoltam-me. Porque eu tive uma avó que não podia mesmo e nunca se achou mais que ninguém. Sempre que respeitou as filas e ordens. E por isso é que toda a gente a respeitava, gostava dela e lhe sediam o lugar. Porque ela fazia por merecer gentileza!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando passam ora da passeida a mancar dos pés e ainda olham de soslaio e mandam esperar? Dá-me vontade de lhe hegar o carro aos pés.
      Kis:=)

      Eliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade