Muito mal vai o nosso Portugal

"Em 32 cursos houve entradas com média inferior a dez", é um dos títulos do "Notícias o Minuto". São, precisamente 829 alunos que vão "patinar" logo no primeiro ano.
Muito mal se estuda, muito mal vai esta permissividade de entrar num curso com média baixa e esperar que uma estrela brilhe no céu e uma porta se abra no mercado de trabalho.
Mas uma dúvida me assola a consciência, quantos com médias altas não poderão entrar na faculdade por causa de meios económicos? Continuo a achar que a sociedade é injusta e premeia os que menos se esforçam na vida.
A notícia toda (aqui).

Comentários

  1. Nunca concordei que se entrasse na faculdade com médias negativas... e juro-te que até pensei que isso já nem fosse possível.
    Mas não concordo com a tua última frase, não neste contexto, pelo menos!
    Onde é que tu estás a ver prémios para os que se esforçam menos em detrimento daqueles que se esforçam mais!? Não estarás a confundir as coisas?
    Amiga, vivemos num mundo imperfeito! É só o nosso o nosso país que tem defeitos??
    Vou ler o artigo que referes.

    ResponderEliminar

  2. Pois... eu já devia ter suspeitado! Nunca deves julgar uma notícia pelo seu título. O jornalismo está cada vez mais merdoso e falacioso.
    Quando lês «Em 32 cursos houve entradas com média inferior a dez» o cérebro o que interpreta?? Pois... que entraram na universidade com médias negativas!
    Mas isso é falso!! Em qualquer média que seja calculada, desde que dê 9,5 ou superior é considerada positiva.
    Dei-me ao trabalho de ir ver a lista das médias deste concurso da 1ª fase de 2015 (que se quiseres poder aceder AQUI) e de facto não existem nenhum curso com média inferior a 9,5, tal como eu achava que era.

    Por isso, e agora que tirei a limpo a minha dúvida, concordo quando dizes "muito mal se estuda"... mas choca-me teres escrito: "muito mal vai esta permissividade de entrar num curso com média baixa".
    Sempre teve de haver uma nota mínima e uma nota máxima. Diz-me então: na tua opinião, a partir de que nota achas que os nossos alunos poderiam frequentar um curso superior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deusa,entrar entram sempre desde que a nota seja superior a 9,5 mas contando que à frente estão os que têm média de 9,6 para cima. Achas então que nove e meio é uma nota agradável pra i gresar numa faculdade? Coneces os métodos das faculdades quelogo no inicio é cada um por si ? Sabes a difucldade que é mesmo tendo boa nota- sinal que eztudou para isso estar num mundo onde com apenas dezoito anos têm de lutar e estudar por si só, e se não tiver baes patina?
      Deusa, eusei do que falo e acho sim que na sociedade os que têm boa nota, ou nota alta conseguem entrar no curso que querem e sentir-se mais co fiante pois leva métodos de estudo na bagagem.
      Kis :=>)

      Eliminar
    2. Deusa não achas então que é uma permissividade toda a nossa sociedade ? Basta eu chegar-me à janela e vejo logo umbairro onde todos esperam pelo dia do cheque, onde todos chegam a casa de taxi vimdo das co pras omde todas tem unhas de grl, e telemoveis topo de gama e ssi que muitas nem
      Agam a renda. Permissividade é isto, isto é o regime socialista de querer dar a todos por igual para nao se sentirem desafortunados,'mas, esses nao avergam a giba para trabalhar,'nem pagando sobem uam dezena de escadas para limpar o terreno.' mas querem todos os subsidios que aparecem
      Kis :=>)

      Eliminar
    3. Minha querida, este teu último desabafo eu subscrevo-o com todas as letras.
      Mas por favor não te esqueças que apenas estávamos a falar do acesso ao ensino superior. :)
      Não te quero ver assim tão agastada!!

      Pega então lá Beijinhos (com unhas ao natural) que eu inté me esqueci de tos enviar
      (^^)

      Eliminar
  3. Para os que não podem, comprovadamente, não existem bolsas? Muitas das minhas amigas estudavam a trabalhavam e algumas em instituições que pagavam ajudando a gerir os sítios. Hoje em dia já não há essas possibilidades? Também quem estude e ganhe um canudo para ir trabalhar para lojas, porque hoje em dia canudo já não é sinónimo de nada. Esperemos que os que entraram com más notas atinem e que quem quer consiga! Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade