Estava eu e a Pulga - a Maiveilha a cortar folhas velhas dos cântaros cá da quinta (cof cof), melhor dizendo: eu cortava e ela apanhava, quando o mê senhor que assistia às brincadeiras das outras Pulgas que andavam de bicicleta, diz que vai ao computador.
Pulga sem tirar os olhos da pá e da vassoura diz com ar de desalento, já prevendo a vida de casada...
- Ai - e dá aquele suspiro de desalento - também quando eu for casada vou estar a trabalhar no quintal e o meu marido no computador.
Embrulha avô, disse eu. E mete um laço de papel que esta piada vai de encomenda.
Pulgas, Pulgas, Pulgas. Para qualquer lado que me vire encontro sempre uma. É à frente, é atrás, é em todo o lado, mas no colo é onde poisam. Perseguem-me. Fujo, escondo-me, mas encontram-me. São pequeninas e saltitam muito, dificilmente as agarro porque não param um minuto. Não há no mundo pulgas como estas, porque são: "As minhas Pulgas".
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
O "Francês" é um filha da mãe mãe dum judeu
Estou possesssa com o meu vizinho de apelido "O Francês". O sacristo tem ali a me fazer gretar "ei beiças" só de ver, uma figueira carregadinha de figos. Ora, o judeu, como eu o chamo deixa os frutos caírem, morrerem, ou falecerem como diz o mê Gu-Gu, e não vende, nem dá. Nem oferece.
Este gajo é mesmo um furcas do demo. Ainda há dias alguém lhe perguntou se vendia, e ele simplesmente virou rabo e nem respondeu.
Judeu do estapor que prefere ver os figos no chão do que oferecer aqui à vizinha do lado esquerdo uma safatinha de figos de mel, sabendo, como vocês sabem, a loucura que tenho poe figos que sou capaz de subir àrvores maiores que eu, e eu até sou mulher alta (aqui suspiro por só ter um metro e noventa), e vendo a cena dos figos espalhados no chão, apetece-me chamá-lo de judeu, furcas, inguista e outros epítetos que agora não me vêem ao miolo.
Ah, acrescento que este sovina é também o "Mata gatos".
Este gajo é mesmo um furcas do demo. Ainda há dias alguém lhe perguntou se vendia, e ele simplesmente virou rabo e nem respondeu.
Judeu do estapor que prefere ver os figos no chão do que oferecer aqui à vizinha do lado esquerdo uma safatinha de figos de mel, sabendo, como vocês sabem, a loucura que tenho poe figos que sou capaz de subir àrvores maiores que eu, e eu até sou mulher alta (aqui suspiro por só ter um metro e noventa), e vendo a cena dos figos espalhados no chão, apetece-me chamá-lo de judeu, furcas, inguista e outros epítetos que agora não me vêem ao miolo.
Ah, acrescento que este sovina é também o "Mata gatos".
domingo, 30 de agosto de 2015
Parece um grande feito!
Falo do primeiro-ministro. Cunquentão licenciou-se aos 34 anos. E pergunto: o que andou a fazer dez anos na faculdade? Sim, que o curso dele não são assim tantos anos.
E faz porta-estandarte desta situação? É até desagradável saber que "andou a patinar" em vez de estudar, quando outros com 24 anos têm o canudo e a cartola na mão.
E faz porta-estandarte desta situação? É até desagradável saber que "andou a patinar" em vez de estudar, quando outros com 24 anos têm o canudo e a cartola na mão.
Multimédia? Que raio de coisa é essa?!
Fui até à loja fnac para deixar o meu novo telemóvel pois que há algum tempo aquece que dá para frigir um ovo e descarrega como se nunca tivesse carregado. Ora, um produto que ainda não tem um ano fez-me ficar com uma raiva danada que entrei a matar pela loja adentro afastando tudo o que estava à minha frente.
Em casa já tinha retirado toda a informação do telemóvel e entrego-o ao funcionário após dizer a "doença" do dito.
Ele manuseia e diz que descarrega porque uso muita multi-média.
Pergunto-lhe o que é multimédia, fazendo-me de tonta-parva-estúpida (às vezes é preciso).
"Ah, é videos, fotografias..." Disse-lhe que video não vejo, mas para que é que quero eu um telemóvel top se for só para fazer chamadas. Para isso comprava um de dez euros. "Mas assim descarrega rápido", disse.
Ora tretas...
Ele mexe remexe e diz que leva um mês entre ir e vir. UM MÊS?! Arregalo os olhos.
Deixe-me o seu contacto para ligar assim que chegue. Qual contacto? - disse. - Eu só tenho um telemóvel e pra já, é com dois micro cartões e você tem-no na mão. Não tenho outro. Coça a cabeça.
"Nós não temos equipamento para emprestar"...já com ar de coitada-da-senhora-que-ficou-sem-telómóvel-mas-temos-pena!
Não tem? Pergunto eu. Nunca ouviu falar na satisfação do cliente? Engoliu em seco, e nem falou. E já agora: o que faço durante um mês sem telemóvel, chucho no dedo?
Riu-se. E prontus, meu pipole, estou a modos que retida no século dezanove.
Em casa já tinha retirado toda a informação do telemóvel e entrego-o ao funcionário após dizer a "doença" do dito.
Ele manuseia e diz que descarrega porque uso muita multi-média.
Pergunto-lhe o que é multimédia, fazendo-me de tonta-parva-estúpida (às vezes é preciso).
"Ah, é videos, fotografias..." Disse-lhe que video não vejo, mas para que é que quero eu um telemóvel top se for só para fazer chamadas. Para isso comprava um de dez euros. "Mas assim descarrega rápido", disse.
Ora tretas...
Ele mexe remexe e diz que leva um mês entre ir e vir. UM MÊS?! Arregalo os olhos.
Deixe-me o seu contacto para ligar assim que chegue. Qual contacto? - disse. - Eu só tenho um telemóvel e pra já, é com dois micro cartões e você tem-no na mão. Não tenho outro. Coça a cabeça.
"Nós não temos equipamento para emprestar"...já com ar de coitada-da-senhora-que-ficou-sem-telómóvel-mas-temos-pena!
Não tem? Pergunto eu. Nunca ouviu falar na satisfação do cliente? Engoliu em seco, e nem falou. E já agora: o que faço durante um mês sem telemóvel, chucho no dedo?
Riu-se. E prontus, meu pipole, estou a modos que retida no século dezanove.
É um erudito
O meu neto de cinco anos - o mê Gu-gu - é um rapazinho que fala bem, usando as palavras finas - as do domingo e feriado.
Ora, o meu Gu-gu não diz "morreu", "azougou", "finou"... Ele diz somente "faleceu". E aplica-a em todas as situações em que algo deixou de existir.
E eu rio-me sempre que diz que uma planta "faleceu" em vez de murchou.
Vai ser padre ou na pior das hipóteses, político. Tem queda.
Ora, o meu Gu-gu não diz "morreu", "azougou", "finou"... Ele diz somente "faleceu". E aplica-a em todas as situações em que algo deixou de existir.
E eu rio-me sempre que diz que uma planta "faleceu" em vez de murchou.
Vai ser padre ou na pior das hipóteses, político. Tem queda.
sábado, 29 de agosto de 2015
Sou mulher fiel
É do conhecimento geral quão gulosa eu sou por poncha. Para não perder o paladar ontem foram a modos que cinco. Mas, atente-se foi desde as sete da tarde às cinco da manhã, com incidência por volta das dez.
Poncha é aquela bebida tradicional da região que é um néctar divino. Atão agora há de tudo, desde couve e hortelã à tradicional "à pescador" que, quanto a mim é mesmo forte e só homens de barba rija e mulher de armas é que bebem. Eu bebo, prontus, já disse; não venham os "carrapatos de estimação" ou seja os anónimos lindos e fofinhos (e já agora vão até até à...que eu mando, sim? E fiquem por lá.) chamar-me epítetos menos bons...
E ontem deu-me para inovar no capítulo das ponchas. E comecei com a minha escolhida a nível de sabores por ser muito nossa. Pitanga. Olhem nem sei o que dizer, ah, já sei, era boa pa deu-deu. Depois tomate inglês, tangerina, maracujá e para finalizar em beleza a mais forte de todas. "Regional" de seu nome. Ah, aquietem-se que bebo ao natural. Detesto a adulteração do sabor em virtude do gelo se derreter.
Portantus, vinde aqui e provai a poncha e escolham de entre os variadíssimos sabores. Faz-se poncha de todas as frutas até de anona.
Poncha é aquela bebida tradicional da região que é um néctar divino. Atão agora há de tudo, desde couve e hortelã à tradicional "à pescador" que, quanto a mim é mesmo forte e só homens de barba rija e mulher de armas é que bebem. Eu bebo, prontus, já disse; não venham os "carrapatos de estimação" ou seja os anónimos lindos e fofinhos (e já agora vão até até à...que eu mando, sim? E fiquem por lá.) chamar-me epítetos menos bons...
E ontem deu-me para inovar no capítulo das ponchas. E comecei com a minha escolhida a nível de sabores por ser muito nossa. Pitanga. Olhem nem sei o que dizer, ah, já sei, era boa pa deu-deu. Depois tomate inglês, tangerina, maracujá e para finalizar em beleza a mais forte de todas. "Regional" de seu nome. Ah, aquietem-se que bebo ao natural. Detesto a adulteração do sabor em virtude do gelo se derreter.
Portantus, vinde aqui e provai a poncha e escolham de entre os variadíssimos sabores. Faz-se poncha de todas as frutas até de anona.
Subscrever:
Mensagens (Atom)