Balamento ou balamente?

Na Madeira há muitas tradições que tendem a desaparecer ou a cair no esquecimento.
É o caso do jogo do "balamento" ou como muita gente por aqui diz: "Belamente". É o jogo da Páscoa cujo prémio são amêndoas ou torrões de açúcar. É uma brincadeira entre duas pessoas que consiste em dizer a palavra "balamento" numa hora combinada. Em vez de se dizer olá à pessoa dizemos balamento.
É necessário esconder-se para apanhar desprevenido o outro jogador. Cada vez que se diz a palavra, ganha-se um ponto. Só se diz uma vez por dia.
Passado o tempo previsto para o jogo que pode ser a semana anterior à da Páscoa (o jogo termina na Sexta feira Santa) o jogador que perder oferece as amêndoas e os torrões ao ganhador que passa o Domingo de Páscoa a chupar, roer e a mastigar as amêndoas.

Etimologia

A palavra «Balamento», embora não conste dos dicionários, significa o acto ou a acção de fazer «balas» e poderá ser tão antiga como a nossa época áurea da produção do açúcar, durante a qual, segundo o historiador, Alberto Vieira, houve madeirenses que foram para o Brasil e lá iniciaram aquela indústria com engenhos também construídos por madeirenses. Portanto, quem perdesse o jogo, teria de fabricar «balas». Por isso, o ganhador dizia alto: «Balamento!», normalmente, apontando com o dedo - sinal de obrigação.

Ora «bala», no português do Brasil é, segundo Antenor Nascentes :
- pedacinho de açúcar em ponto vítreo, podendo levar suco de frutos, essências ou não
- também conhecido por: «bola», «caramelo», «queimado» e «rebuçado».

Comentários

  1. Aqui também há isso, só que em vez de ser balamento, é reza.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente as tradições vão morrendo lentamente, como todos nós sabemos. É pena. Penso que o desaparecimento das tradições "descaracteriza-nos" como seres sociáveis. Gostei da lição de etimologia.
    Parabéns pelo excelente blogue

    ResponderEliminar
  3. Como eu já te tinha dito não conhecia este jogo, obrigada por teres explicado.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  4. eu hoje joguei com as minhas coleguinhas de trabalho. Diziamos de hora a hora... mas como eu nao estava junto a elas, valia tudo: telefone, e-mail, fax, sms.... sao outros tempos! lol Boa Pascoa!

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia e agora percebo o que se passava com o João:)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo
    obrigada por deixar registado a sua experiência com este jogo. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  7. Fatyly
    imagina o que é jogar na nt. era sempre À meia-noite. Eu cheguei sempre primeiro. disse o joao que o meu relógio estava adiantado. perdeu e vai pagar ao almoço.

    ResponderEliminar
  8. Balamento- de bala(projétil). Quando se diz balamento, a outra pessoa é apanhada de surpresa e estremece, como se fosse atingida pela palavra (ou por uma bala). As próprias amêndoas, na Ilha da Madeira, têm forma de bala.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade