Deliciosamente caro, mas deliciosamente bom.

Dióspiro!! Só a pronúncia do nome deixa-me água na boca!! Adoro como se adora  um deus. Aliás, esta fruta é conhecida pelos antigos gregos como: "a fruta dos deuses". Então sou uma deusa!! (risos)
Doce, tão doce como o mel quando está maduro. Deliciosamente doce (desculpem a redundância).
Primeiro apalpa-se, se reagir ao toque está bom para consumo, coloca-se na boca, espreme-se, uma fenda abre-se de imediato, chupa-se, não é preciso mais nada, só...saborear. Desfaz-se na boca e o sumo  escorre.

Mas esta fruta é cara. Comprei hoje a 4,99 ao quilo, mas "porta-me lá", quero é que me console. 
Soube-me bem e cadêles (que é deles)? Já lá foram. Não resta nenhum e sou só eu a comer pois que ninguém gosta (e ainda bem "canão" tinha de dividir/partilhar). Assim são só para mim (deixai-me ser "ingoista, sim) que eles... não sabem o que é bom.
E eu sozinha dou conta do recado, ora se dou!!

(Já estiveram a 6,99€ ao quilo e não comprei. Mas dei um "camadão" (de olhado) em quem comprou. Uora se dei!!)

Comentários

  1. a minha "sogra" tem um diospireiro (é este o nome?) e eu delicio-me sem gastar um tostão!

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe também adora essa fruta eu já passo muito bem sem ela!
    O que lhe vale é que tem um diospereiro no quintal senão estava tramada...
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. É uma delícia mesmo! A gente chama o dióspiro de 'caqui' de onde eu venho.

    ResponderEliminar
  4. Demasiado doce para o meu paladar ! Mas a Avogi faz cada descrição que parece poesia da boa !

    "Primeiro apalpa-se, se reagir ao toque está bom para consumo, coloca-se na boca, espreme-se, uma fenda abre-se de imediato, chupa-se, não é preciso mais nada, só...saborear. Desfazem-se na boca e o sumo escorre."

    Pura poesia...!!! Adoro.

    ResponderEliminar
  5. O que se leva desta vidaé o que se come e o que se bebe...
    haha
    Beijinhos e muito bom proveito.

    ResponderEliminar
  6. Discordo AvoGi: não é comida de deuses, é pratinho de gulosos! Não seria má a idéia de divulgar as moradas das amigas Lia e Mami...

    ResponderEliminar
  7. Aqui no Brasil chama-se caqui, e eu concordo com tudo que li aqui. É realmente uma delícia. Ah! E a julgar pela foto, pareces mesmo uma deusa! Muito obrigado pela visita e pelas palavras gentis. Até breve...

    ResponderEliminar
  8. Então... achei realmente, que esse nome que vocês dão a ele, combina bem mais do que "caqui", como ele é aqui chamado.
    Outra diferença (que se sente no bolso), é o preço...
    Encontramos por aqui, bandejinhas com meia dúzia, dos grandes, bem baratinhos(o equivalente a 1 euro, ou menos).
    Caros, são os chamados, "caqui chocolate", que são escuros, e tem a polpa bem mais firme.
    Aqui em casa, como só restaram eu e meu marido, e como ele detesta essa fruta, na época dela eu sempre engordo 1 quilo pelo menos...rsrs

    Beijão e um ótimo restante de semana prá você e as pulgas.

    Cid@

    ResponderEliminar
  9. Ola cunhada
    Dado a tua nova ocupação(agricultora) pq não tentas plantar uma coisa dessas? Tudo na tua casa cresce e fica robusto por que não uma esperiencia ...
    Bjs Isabel

    ResponderEliminar
  10. Se esse é o caqui brasileiro, então, somos iguaizinhas.
    Arriscar uma briga com minha mãe por causa dele. Ela adora até mais que eu.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  11. Vocês comem cada coisa...

    ResponderEliminar
  12. DETESTOOOOOOO mas as minhas filhas adoram!!!

    ResponderEliminar
  13. Foi bem tarde que comecei a comer diospiros pois antes não sabia escolher porque minha Mãe nunca me ensinou a comprar fruta que não existia lá para os seus lados.
    Quando já casa, meu marido, que sabia escolher (a Avogi tem toda a razão no modo como se vê se está boa para comer), me ensinou também como comer. Ele pegava numa faca e cortava só a pele pelo lado oposto do pé abrindo assim o fruto à nossa voragem pelo suco e polpa que, por estar maduro, se esparrama em nossa boca qual néctar dos Deuses como muito bem diz a AVOGI. Pena que seja caro e engorde tanto como os figos que são outro pecado tentador a que não resisto, especialmente os pingo de mel.

    AVOGI,

    Não sabes que estou de dieta?
    A minha sorte é que estou quase a chegar ao peso ideal aue me propus para este Verão.

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  14. Adoro... mesmo... ai que são tão bons.....

    ResponderEliminar
  15. Fiquei intrigada, estou com água na boca agora!

    bjos

    ResponderEliminar
  16. querida amiga.
    Há várias espécies de dióspiros ou caqui como lhes chamam no Brasil. Um dos mais apreciados é o caqui chocolate, pois por dentro sua cor é parecida com a cor do chocolate. Qualquer das espécies são deliciosas, simplesmente muita gente não sabe comê-los, pois se não estiverem bem maduros ficamos com um farelo na boca e um sabor desagradável.

    ResponderEliminar
  17. Olá! Voltei aqui para ver o que aconteceu depois da minha primeira visita e fiquei surpreso. Seu blog é muito bem frequentado!!! Tu me disseste que ia seguir-me, porém tua foto lá não apareceu, então...
    te sigo eu! Um abraço do nordeste do Brasil, onde não tem caqui mas tem outras ambrosias...

    ResponderEliminar
  18. Querida Avogi

    Hummmmmm diospiiiiros!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Acho que é das minhas frutas preferidas!

    ResponderEliminar
  20. Hum!... Não morro de amores por diospiros, nem sequer suspiro ihihih
    Deixam a boca "grossa" xD
    bjos

    ResponderEliminar
  21. É a minha fruta preferida, adooooooro!!! Mas têm de ser bem madurinhos. Ainda não vi, mas já decidi que não vou resistir ;)
    Bjs,
    Madalena

    ResponderEliminar
  22. AVOGI, permite que me associe ao clube dos indefectíveis dos dióspiros. há cinco anos não resisti e plantei o meu próprio diospireiro que frutificou, pela primeira vez, apenas no ano passado. quatro foram as pérolas laranja que me ofereceu. este ano tenho mais de 4 dezenas e se as condições atmosféricas não forem más, vou-me banquetear regiamente lá para outubro... com eles ainda a travar um pouco a língua (hihihi) - sei que devo ser o único no mundo a gostar deles assim, hehe!
    um abraço! grato pela visita e pelas palavras-sorriso pousadas no trilho das minhas viagens (com e sem luz; com e sem sombras).

    ResponderEliminar
  23. Oi Avogi
    Também amo essa fruta , aqui chamamos cáqui ,é mais fácil rsrs
    quando madurinha é "dos deuses" mesmo!
    ela é sazonal , e na época certa opreço fica melhor,tem vezes que nem olho o preço porque nao resisto comprá-la rs
    abraços

    ResponderEliminar
  24. É uma fruta deliciosamente doce espero que sejas assim tbém , uma doce pessoa de se conviver...
    Muito prazer!

    ResponderEliminar
  25. Eu adooooro este fruto!! :D~~
    Tem bom gosto :)

    ResponderEliminar
  26. Ah ah ah... Eu tenho disso cá em casa. Dá imensos diospiros, curiosamente é das poucas frutas que não aprecio, mas há quem os coma todos cá em casa por mim :p

    ResponderEliminar
  27. Chamamos de caqui... existem tantas variedades dele aqui no Brasil. Onde moro tem bastante e eu me farto com essa fruta deliciosa!

    Beijos doces.

    ResponderEliminar
  28. OBRIGADA A todos. vejo que não sou a unia a gostar de caqui ou dióspiro. o nome não interessa até podia chamar-se: cócó que eu ia gostar na mesma. (eu nao disse que conversa que não meta esta palavra nao é conversa nem é nada?)
    Plantei uma árvore, mas pobre dela e de mim que por gostar tanto a fruta caiu toda não ficou nenhuma . nao sei se foi excesso de agua ou de olhado ou de tanto ser observada.
    OBRIGADA A todos. kis :)

    ResponderEliminar
  29. Nossa, agora deu muita água na boca!! Eu AMO caqui!!
    Igualzinho esse aí, madurinho, bem doce, daqueles que derretem na boca...
    Acho q vou ter que vasculhar o mercado central amanha em busca de um...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade