Dia de Pão- por-Deus, de Todos os Santos, de bruxas, de abóboras...

Por aqui a tradição não é do Halloween, mas sim de Pão-por- Deus.

Antigamente, na altura em eu era miúda, era dia de andar pelas portas dos vizinhos, com um saco feito pelas mãos habilidosas da minha mãe, a pedir frutos do Outono.
Este dia é também o  Dia de Todos os Santos, talvez daí o facto de pedirmos: "Por amor Deus" ou Pão por Deus.
Depois, a tradição caiu em desuso e é nas escolas que se mantém. É hábito cada criança levar um saco com frutas da época e partilha com os colegas da sala; ou dá aos pobres.

O Dia das Bruxas ou Halloween veio depois, inglesado, e foi aportuguesado. Assim sendo há uma conjugação de Pão por Deus, com bruxas, além de abóboras e frutos: nozes, castanhas em vez de doces e travessuras.

Eu, mulher por vezes que olha ao todo e não ao pormenor, ao ver a Pulguinha com um fruto enorme na mão disse-lhe:
- Ai que grande abóbora! - Conjugando o arregalar de olhos pelo facto do fruto ser quase maior que ela.
- Avó, não é abóbora, é laranja.- E faz aquele revirar de olhos tão característico nela, que substitui o: daaahhhh!
Confusão proveniente da mistura das celebrações; ou da meia-idade.

Fotografia: A laranja que aos meus olhos era uma abóbora feita pela minúscula de três anos: a Pulguinha que serviu também de saco do Pão-por-Deus.

(E hoje também é dia de anos do meu irmão. "Parabéns, mano. Quase quase nos setenta".)

Comentários

  1. Deixa-me adivinhar em que categoria entras tu:)

    ResponderEliminar
  2. Já viste ó reles criatura que mudei a foto do perfil, o avatar?
    tudo por tua culpa agora em vez de uma avogi tens 4 (ahahahah). Carrega reles.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. MAs, eu até mudei de categoria para estar na mesma que tu, vá lá, diz que sou boa, boazinha, e faço-te as vontades...às vezes.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  4. ahahah História engraçada.

    AVOGI, para dizer a verdade nunca fui a essa quinta... mas já ouvi falar maravilhas. Nada como dar lá um pulinho. :)

    ResponderEliminar
  5. O Dia das Bruxas nada tem a ver connosco!!
    É uma importação comercial... mais uma!!

    (Ahh o comentário do post abaixo... despareceu!!!!)

    ResponderEliminar
  6. Com tanta laranja na Madeira...ainda cobiças as minhas castanhas? Por estas paragens, só este ano consegui descobrir um castanheiro e...pasme-se com ouriços e castanhas.Fiquei logo por freguês.Servi-me e o próprio dono até queria que trouxesse todas.
    Um beijo nosso e um abraço o Avô Jorge.
    F&J

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao seu irmão ;)

    ResponderEliminar
  8. lol Está bem gira a laranja abóbora dela lol

    ResponderEliminar
  9. JOAO
    nao gosto dessas laranjas, das madeirenses, prefiro a de Setúbal
    kis :=)

    ResponderEliminar
  10. Querida Avogi, também não percebes nada. Agora já não se usam abóboras, mas sim laranjas(?)... ;)
    Gostei do teu novo Avatar (foste tu que me ensinaste este nome!)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ao mano!
    Também sou do tempo do Pão de Deus! Tenho pena de se ter perdido a tradição!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao mano, é da idade do meu:-)

    Não acho piada nenhuma às imitações americanizadas do halloween.
    Nem sabemos respeitar as nossas tradições.

    bjocas

    ResponderEliminar
  13. Es boa x4:)


    Pronto...Agora toma a medicação, vá...

    :)

    ResponderEliminar
  14. Na aldeia onde tenho o Refúgio e nas redondezas ainda há o costume de se pedir o "Pão por Deus". No ano passado escrevi sobre essa tradição no meu blogue, os meus netos vão sempre pedir, voltam com o saco a abarrotar de fruta e doces.
    Beijo meu!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade