Pão por Deus sem castanhas é...como um jardim sem flores


Comprei castanhas para cozer. Daqui da região nem vi; foram do Continente ou de Espanha, nem sei; ao preço de 3,98 € ao quilo, o que acho demasiado caro, mas neste dia come-se castanhas e nozes. Ora, estas têm casca e "carepa".
Casca e "carepa" é sinal de ter de descascar e ficar com as mãos escuras, além de  magoar os dedos com a ponta da faca quando dou o corte nelas para entrar o sabor à erva-doce. Mas estas "rástinfrasques" eram mais "bichentas" que o deus-me-valha. Era uma sim, uma sim senhor. Não falhava. Quer dizer: paga-se e não se come. Ora bolas! O bicho é caro!

Assim, e temendo que possa esquecer-me do que aqui foi escrito, vou reter na memória: próxima comprar castanhas congeladas, pois já vêm sem casca, sem "carepa" e sem bicho, mesmo sendo a cinco euros. Uma limpeza, portanto. E nem falo nas nozes! Não falo porque não comi nenhuma, claro.

Fotografia: A beleza dos ouriços ainda no castanheiro. Captada por mim, com o telemóvel, em Valpaços. Outubro, 2011

Comentários

  1. No outro dia aconteceu-nos o mesmo, ou estavam podres cheias de bolor ou tinham bicho :( e eu que gosto tanto de castanhas...

    ResponderEliminar
  2. eh eh! Pois realmente congeladas tinhas menos trabalho e não tem bicho!

    ResponderEliminar
  3. Olha eu sou uma devoradora nata de castanhas.
    As primeiras que comprei, menina mal empregue o tempo e a luz que gastaram para assar. Pareciam castanhas piladas secas secas.
    Comprei depois no Continente Portuguêsas a quatro euros e tal, foram muito caras mas estavam todas oerfeitas. A este preço não devo comprar muitas, mas já matei o desejo...
    Bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  4. Pois olha que aqui no alentejo come-se boa castanha. Portuguesa do Souto da Vila em saquinhos de um quilo, muito simpáticos,
    há venda no Aldi e menos 1 euro do que tu pagaste. Pois, mas não tinham bicho, mem uma estragada...se calhar por isso foram mais baratas.

    Bêjos

    ResponderEliminar
  5. Aconteceu-me o mesmo...metade foi para o lixo!
    Até as castanhas andam falsificadas!
    Beijo meu

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro castanhas, simples, cozidas, assadas, fritas e aquelas dos assadores, só não entendo o porquê de serem estupidamente caras. No outro dia comprei 1/2 dúzia e paguei 2 euros!? puxa, e para além disso muitas dessa tinham bicho e das boas ainda dividi com o meu filhote que adorou também!

    ResponderEliminar
  7. Querida Avogi, a castanha este ano está muito fraca, por aqui. Os nossos castanheiros, deram meia-dúzia delas e muito mirradas, devido à falta água e muito sol. ;)

    ResponderEliminar
  8. Prima:
    Já não há castanhas como antigamente :)
    Também vou às congeladas, mas falta nelas qualquer coisa..é como comer caracóis sem casca :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Avogi;

    tal como tu adoro castanhas e nozes:)

    Na passada terça-feira também comi assadas no forno e também apanhei algumas com bicho. Mas as que comi deu bem para encher o bucho.
    As nozes tenho sempre em casa e vou roendo de vez em quando.

    Boa sorte para a próxima:)

    *Se vieram de Espanha lá diz o ditado: - De Espanha nem bons ventos nem boas castanhas...ou será casamentos?:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  10. Cozidas e misturadas com mel...
    Se assadas... misturadas com geleia de marmelo!
    É assim que as comemos lá em casa.

    ResponderEliminar
  11. Olha, só comprei uma vez e tive sorte. Nem bicho, nem bolor. Espero que para o S. Martinho tenha a mesma sorte. É aborrecido dar uma data de dinheiro e depois não aproveitar nem metade.
    As congeladas compro más é mais para cozinhados (tipo carne assada).
    Jinhos.

    ResponderEliminar
  12. Adoro castanhas mas ainda não comi e hoje além de estarem mais baratas e serem de facto boas, fui às compras e o meu meio kg foram nas compras da minha mãe que fui fazer porque ela não lhe apetecia sair e depois de ter chegado a casa já não me apetecia voltar atrás. Assim ela ficou com 1,5kg e telefonou-me agora que estava a come-las com as duas vizinhas e amigas e que eram maravilhosas:):):)

    ResponderEliminar
  13. Só gosto delas assadas!!!
    Este ano ainda não comi, tenho aqui para assar, mas ainda não me atrevi já vi que vem bicho ihihihi
    bjokinhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade