É estranho, aliás um contra-senso

Oh, caramba, feriados que se tiram aos portugueses, transformando em dias úteis para desenvolver e aumentar a produção, correcto? Toda a malta ficou aborrecida, e com razão, pela usurpação de dias que eram de lazer.
E o que me dizem das aulas já terem terminado para alunos de 1º e 2º ciclos?
Atão não é de pequeno que se aprende a trabalhar? Que se aprende a produzir?
Que vão fazer já estes alunos? E quem não tem uma avó com disponibilidade para ficar com os netos? E pais sem possibilidades para os incluírem em actividades extra-escola?
Não deveriam estar na escola até 29 deste mês? E em Julho a escola não deveria oferecer actividades para os alunos?
Sinceramente, não entendo. Por isso tanta interrogação!

Comentários

  1. Aqui há os ATLs um bem para quem não pode deixar os garotos com a família.
    Em Julho deste ano não sei, mas acho que também estão abertos tal como o ano passado.

    ResponderEliminar
  2. FATYLY
    mas pagam-se não é?
    eu falo de actividades sem qualquer moeda em troca somente professores e alunos , para fazerem trabalhos, brincadeiras, apostar em actividades lúdicas mas de construção de convivência social

    é que os professores que não estão em actividades de exames estão a fazer o quê?
    kis .=(

    ResponderEliminar
  3. Pois é uma questão muito pertinente. E quem não tem família por perto para ajudar nem possibilidade de pagar um ATL?

    ResponderEliminar
  4. A cabeça dos nossos governantes entra em férias temperanas, exceto para nos chupar até à medula.

    ResponderEliminar
  5. É um problema para quem não tem apoios familiares e não sabe o que fazer com os miúdos no período das férias.
    Sobre este assunto muito havia para escrever.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  6. E quando no meu tempo de menino e moço, tínhamos TRÊS MESES de total NADA FAZER ?
    Ai se não era bom !...

    ATL ? Ainda não tinham inventado essa coisa.
    E não fiquei traumatizado, garanto.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Eterno dilema! Sempre assim foi as chamadas férias grandes.
    Só que os tempos mudaram,e até tiram os feriados!?
    Mas os professores continuam a laborar.
    Seria necessário mais pessoal.

    Mas há sempre muitas actividades extra nos meses de Verão, mas tudo se paga.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. A tua pergunta é semelhante à que eu tenho feito. Os meus netos "estão em casa" desde o dia 22 deste mês e ambos frequentavam o 1º ciclo.
    Felizmente que ainda existe alguma capacidade económica para se pagarem ATL para eles...mas as outras crianças que ficaram literalmente à "solta"?
    Cabecinhas pensadoras as dos nossos governantes!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  9. concordo, mas como isso implicava mais custos, não querem!!

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente! Tenho com quem deixar, mas se a escola tivesse actividades no mês de Julho acharia mais interessante do que elas estarem em casa a ver televisão e a brincar, pois os avós não são muitos activos e não saem com eles para passear ou para ir à praia!

    Beijinhos

    Sandra / Funchal

    ResponderEliminar
  11. Mas os professores agora estão cheios de trabalho. Avaliações finais, reuniões de avaliação, entregas de avaliação. E ainda reflexões finais de formações a ser enviadas até hoje. Ainda não parei.Na próxima semana há matrículas todo o santo dia, manhã e tarde...Oh Avogi parece que não eras professora! Eu sendo prof de 1º ciclo , estou com trabalho até ás orelhas....

    ResponderEliminar
  12. Esse trabalho deveria ser assegurado pelos professores, porque como qualquer outro português, deveriam trabalhar 8 horas por dia e ter o mesmo periodo de férias. Preparar aulas?!?! corrigir testes?!?! sim, claro que tÊm que ter tempo para isso, mas deveriam fazê-lo nas escolas, não em casa ... e sabemos bem porquê ... Ao que pagamos de impostos, ninguém deveria ter que pagar um centimo extra em serviços privados, quer na saúde, educação ou justiça. Não há dinheiro? Claro que não! Foi, e é mal gasto!! Eu até contribuia com sacrificios para ajudar o pais a sair do buraco em que o meteram, se visse os responsaveis dessa situação prestarem contas, e serem tomadas medidas para que isso não voltasse a acontecer ... assim, contribuo na mesma - que remédio - mas fico muito, mas muito, muito mesmo, mal disposta ... só dá vontade de pegar na familia e no canudo e ir trabalhar a sério, num pais a sério!! Ufa ... tinha isto entalado aqui na garganta :))
    Foi a AvoGi que me fez falar ... :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. E outra pergunta: os alunos do secundário há quanto tempo estão de férias? desde o dia 9 de junho...e não, nem todos têm exames...os do 10º não têm e os de 11º podem ter um, quando muito. Por que razão esta "embirração" contra os professores de 1º ciclo que se fartam de trabalhar e que toda a gente acha que estamos sempre de férias... e o outro trabalho de secretaria , quem o faz? Avogi, vindo de outra pessoa ainda aceitaria , mas quem já esteve neste barco... E dá graças a Deus de poder estar a desfrutar de umas férias prolongadas e não te terem ido ao ordenado, como a mim fizeram em janeiro de 2010, ainda em tempos do Sócrates , saindo sem prejudicar os reformados. Olha que eu já sou mais velha que tu e ainda me faltam mais de 3 anos para a reforma e com ordenado cada vez menor ... Enfim...Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Ah e no continente e Açores as aulas já acabaram no dia 15 de junho...

    ResponderEliminar
  15. Dos outros eu não sei, mas digo-te o que há para mim: houve os exames, agora há reuniões de núcleo, turmas para serem feitas, mapas de alunos, projetos para cada turma, processos para enviar para outras escolas. Tenho trabalho certinho, direitinho para chegar até ao meu dia de férias (26 de julho)...
    Entretanto, concordo que as escolas deveriam oferecer outras atividades em época de férias, mas com outros professores, devidamente pagos para tal, como qualquer trabalhador deste país, e com tempo contabilizado para o tempo de serviço (eu hoje estou péssima, resultado do almoço :p). Seria uma ótima forma de escoar tanto professor desempregado.

    E, mencionando o comentário acima feito, eu ainda sou do tempo de ter 3 meses certos de férias! E sabiam ao paraíso...

    ResponderEliminar
  16. Estou completamente de acordo com a Corisca. BEIJINHO

    ResponderEliminar
  17. Estou completamente de acordo com a Corisca. Além do que eu mencionei ainda faltam os projetos, mapas, reuniões e processos para fazer e/ ou acabar durante o mês de julho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade