Phisalis ou tomate-lagartixa vai dar tudo ao mesmo
Por cá, no meu rural, a Phisalis é conhecida como tomate-lagartixa, porque assim que abrem as lagartixas saciam-se e, como nasce selvagemente pelas beiras dos muros e terrenos, elas acham que é só comer à discrição sem perguntar se tem dono.
Antigamente ninguém comia este fruto até porque era considerado erva daninha, e como não comíamos as lagartixas lá sabiam o que era bom....Daí o nome.
Lembro-me de ver paredes tapadas e espantar só para apanhar o desabrochar, o abrir da cápsula e ver o tomate, mas era logo: "Tu não toques nisso, não metas na boca, as lagartixas andaram aí".
Lembro-me de ver paredes tapadas e espantar só para apanhar o desabrochar, o abrir da cápsula e ver o tomate, mas era logo: "Tu não toques nisso, não metas na boca, as lagartixas andaram aí".
Presentemente mudou de nome, e já é uma corrida à frutaria comprar a Phisalis que é cara como o diacho. Agora até tenho pena das tristes lagartixas! Pobres jacarés que não apanham nem uma.
Na semana passada o meu vizinho que tem imenso e não gosta e até fez uma cara de nojo como que a dizer: "credo, quem come isto!", disse-me que ia arrancar tudo e deitar no lixo. Pedi-lhe que antes disso me oferecesse uma caixinha, modesta eu...
Trouxe-me um carregamento deles que tenho phissalis até ao natal.
(O meu vizinho também me disse que a mulher com as folhas desta planta faz chá que é bom para a diabetes.)
Fotografia: da net...
A phissalis propagava-se facilmente em qualquer jardim e as frutas são delisiosas
ResponderEliminarabraço
Faço saladas e misturo tomate cherrie, nozes e passas r3fado com balsâmico
EliminarKissssss
Adoro *-*
ResponderEliminarCresci a comer esta maravilha, porque os meus padrinhos tinham no quintal. E, como não gostavam, eu é que aproveitava. É mesmo uma delícia!
Eu provei a primeira vez há muitos anos, só muito tempo depois passou a fazer parte da decoração de bolos. Como gosto de tudo o que é fruta, também gosto, mas como é azedo, gosto de misturar com bolo. Beijinhos
ResponderEliminarObrigada por esta informação. E eu a pensar que se tratava de um fruto introduzido na europa recentemente, publicitado na decoraçao de bolos de aniversário. Minha mãe, vagamente recordo, disse-me que comia muito disto na infancia. Ela adora. eu provei, não gostei.
ResponderEliminarO seu vizinho apanhou tudo porque assim ficou com muitas folhas para o chá. Será que a folha sabe bem?
Saúde!