Sabia que

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908. (Completa hoje 101 anos de vida.)
Realizador mais velho do mundo em actividade, e autor de trinta e duas longas-metragens Manoel de Oliveira, tem origens numa família da média-alta burguesia nortenha, com antepassados fidalgos É filho de Francisco José de Oliveira, primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal e de sua esposa, Cândida Ferreira Pinto.
Ainda jovem foi para A Guarda, na Galiza onde frequentou um colégio de jesuítas. Admite ter sido sempre mau aluno. Dedicou-se ao atletismo tendo sido campeão nacional de salto à vara, e atleta do elitista Sport Club do Porto. Ainda antes dos filmes veio o automobilismo e a vida boémia. Eram habituais as tertúlias no café Diana na Póvoa do Varzim, com José Régio, Agustina Bessa Luís e outros.
Em 2008 completou cem anos de vida, tendo, entre outras, comemorações, sido condecorado pelo Presidente da República, e assistido à produção de um sem número de documentários sobre a sua vida e obra. Centenário, dotado de uma resistência e saúde física e mental inigualáveis, é o mais velho realizador do mundo em actividade, e ainda com planos futuros.

Comentários

  1. Apesar de não apreciar muito os filmes dele, é de se tirar o chapéu e mostra a muitos que, apesar de ter tido diversos precalços na sua vida, continuou sempre em frente.

    ResponderEliminar
  2. Uma das grandes características de Manoel de Oliveira é a longevidade.

    ResponderEliminar
  3. fatyly
    Tás como eu, não aprecio os filmes do hôme. mas que tem mérito tem

    ResponderEliminar
  4. Observador
    concordo mas além da longevidade tem inteligência auto-suficiência e carisma.

    ResponderEliminar
  5. Manoel de Oliveira meu conterrâneo,orgulho do Porto. Com uns impressionantes 101 anos ainda no activo é de génio!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade