HORRÍVELLLLLLLLLLLLL...e quase há 35 anos, acabadinha de ter a minha filha mais velha, ia da sala de partos para o quarto a pé...quando rebentou uma bomba e parte do hospital ficou reduzido a escombros. para a nossa enfermaria vieram mais 12 que conseguiram escapar. Consegues imaginar? só quem passa por elas...e esta imagem ...não consigo escrever mais nada!
Avogi Depois de dias, dias e dias, meses anos não há reacção, aceita-se pura e simplesmente e a luta pela sobrevivência é o que impera. As lágrimas secam e todas agarradas aos recem-nascidos demos as mãos e em silêncio dissemos tudo. A minha filha nas às cinco e meia da manhã e saí às 19 porque o recolher obrigatório era a partir das 21h. Um história que poucos são os que começaram a narrar "preto no branco" mas há quem teime em abafar. Quando puderes lê o livro "Retornados" d Júlio de Magalhães que narra e muito bem a "demanda".
Observador Aquele bebe(rapariga) de 23 dias que sobreviveu até ontem. Essa também mostra a robustez e a perseverança, e o destino. Sim que não acredito na sorte. Mas mostra como as fêmeas são fortes...:):):)
Os tabaibos também são conhecidos como figos da Índia. São os frutos das tabaibeiras ou Figueira da Índia. São espinhosos, suculentos. São cactos e como tal, tanto a planta como o fruto são espinhosos. Há frutos verdes cuja polpa é branca e frutos amarelo/avermelhados com a polpa laranja ou vermelha. Esta planta encontra-se espontaneamente na encosta sul da Madeira e no Porto Santo, em lugares quentes e secos, onde a água disponível, é aquela que provém da chuva. Originária da Jamaica é um dos frutos mais procurados no Verão, visto que são muito suculentos e refrescantes, sendo o seu sabor realçado depois de uma “breve” passagem pelo frigorífico. As variedades distinguem-se pela cor da polpa do fruto, que pode ser branco/esverdeado por dentro e verde por fora, laranja ou vermelha sendo a casca vermelha. Os comercializados cá na região são os verdes. Geralmente são vendidos já sem a casca. Todo o cuidado é pouco quando...
Quando precisei de renovar o cartão de cidadão dirigi-me à loja do cidadão ao balcão correspondente e disse ao que ia. A menina pede para que me sente para a fotografia. Ah, e tal, tem de tirar os óculos, diz a menina linda, olhando para mim. "Comé?" pergunto em bom madeirense à simpática e adianto que não tiro, que uso desde sempre, que é a primeira e a última coisa que faço todos os dias é pôr e tirar do nariz, que identifica-me.... Ela mostrando desalento e tornando a dizer que "é sem óculos" e eu a ripostar que não tiro, chame quem quiser, os óculos para mim são uma necessidade, a minha vida é com eles, sempre usei.... Ela olha para mim e diz que "os óculos são um adereço, você não nasceu com eles." Aí deu-me aquela volta no estrampalho e antes que vomitasse tal era o desejo que tinha disse-lhe serenamente. - Também nasci nua, devo despir-me? Calou e engoliu em seco pois tinha gasto a saliva a mastigar o "gâmesse" que dava voltas na b...
Agora que estou aposentada e começo a trabalhar logo de manhã em casa (sim, mas é trabalho à mesma) faço umas passagens pelos canais generalistas portugueses: SIC, TVI, RTP. Que programas mais deprimentes que lá passam de manhã. E de tarde não é melhor. Há muita gente triste com histórias tristes. E com vontade de as contar. Por que há quem as esconda. Quedo-me a pensar se será Portugal um país triste? Ah, então não é que há uma senhora que todos os dias está no programa do Goucha? Sempre. Eu até já ligo na TVI todas as manhãs, a ver se se esqueceu de ir, mas não...
HORRÍVELLLLLLLLLLLLL...e quase há 35 anos, acabadinha de ter a minha filha mais velha, ia da sala de partos para o quarto a pé...quando rebentou uma bomba e parte do hospital ficou reduzido a escombros.
ResponderEliminarpara a nossa enfermaria vieram mais 12 que conseguiram escapar.
Consegues imaginar? só quem passa por elas...e esta imagem ...não consigo escrever mais nada!
A imagem fala por si...
ResponderEliminarFatyly
ResponderEliminarTambém passaste das boas lá pelas Áfricas. e tu como reagiste? Impávida e serena? olha eu nem sei..mas acho que borrava-me toda. :)
Mina
ResponderEliminarsem dúvida. É arrepiante.
Avogi
ResponderEliminarDepois de dias, dias e dias, meses anos não há reacção, aceita-se pura e simplesmente e a luta pela sobrevivência é o que impera. As lágrimas secam e todas agarradas aos recem-nascidos demos as mãos e em silêncio dissemos tudo. A minha filha nas às cinco e meia da manhã e saí às 19 porque o recolher obrigatório era a partir das 21h.
Um história que poucos são os que começaram a narrar "preto no branco" mas há quem teime em abafar. Quando puderes lê o livro "Retornados" d Júlio de Magalhães que narra e muito bem a "demanda".
Tudo passa na vida!
Uma imagem aflitiva.
ResponderEliminarMas há piores. Daquelas que de imediato nos trazem as lágrimas aos olhos.
fatyly
ResponderEliminarVou aceitar a tua ideia e logo que possa comprarei o livro. Obrigada .
Observador
ResponderEliminarAquele bebe(rapariga) de 23 dias que sobreviveu até ontem. Essa também mostra a robustez e a perseverança, e o destino. Sim que não acredito na sorte. Mas mostra como as fêmeas são fortes...:):):)