Cuidado com a alimentação!

Alguns médicos de Saúde Pública, os outrora médicos da Caixa, julgam que todos os utentes tiraram o curso de medicina. É que falam como se as pessoas soubessem por antecipação a doença que têm e a forma de tratamento a prescrever.
Isto a propósito do médico de família da minha tia-velha. Sempre que vamos lá: "tenha cuidado com a alimentação".
Ora para minha tia ter cuidado com a alimentação não é propriamente o cuidado a que ele se refere. Para ela é guardar a comida no armário, no frigorífico, coisas básicas e não o facto de ter de comer sem sal ou pouco, sem açúcar e comida diversificada.
- Tem de ter cuidado com a alimentação - diz-lhe.

Bem me apetece a dizer ao senhor doutor médico para explicar como se fosse uma criança de 4 anos o que isso implica. Mas calo-me e em casa faço o papel do médico no que respeita aos cuidados a ter.
Bem (andando para a frente que atrás vem gente), na sexta feira passada foi a vez do meu senhor ouvir o mesmo "ter cuidado" da médica de recurso.
- O senhor agora é doente. Tem de ter cuidado. - Disse-lhe.
Nova observação do exame feito...
- Muito cuidado com a alimentação. É diabético por isso tenha cuidado.

Mas afinal? Que papel têm os médicos além dos habituais: diagnóstico e prescrição de medicamentos? O seu papel não será também informar o doente desses "tais cuidados a ter com a alimentação"?
Ou informar o local onde se encontram os prospectos da diabetes?
E se o utente da medicina familiar não souber ler?
Já aborrece ouvir esta frase:"tenha cuidado com a alimentação!"
Explique Senhor Doutor.

Comentários

  1. Tens toda a razão e muitas vezes dá raiva, mas a culpa também é por vezes do utente ou do acompanhante, que deve exigir ao médico uma explicação e quase sempre dão!
    A minha médica de família além de falar com o doente - olhos-nos-olhos - e sabendo que é eventualmente dependente, fala com quem o acompanha e inclusivé escreve tudo num papel. Com isto chega a estar uma hora ou hora e meia com cada um daí sairmos às tantas das suas consultas.

    Explicação exije-se e JÁ nem que seja à batatada:)

    ResponderEliminar
  2. http://comerbemateaos100.blogspot.com/

    Pode ser que te dê jeito.

    Mas mesmo que não dê , fica a intenção.

    Um abraço.
    Kao.

    ResponderEliminar
  3. Fatyly
    mas um pouco mais de conversação precisa-se neste centro de saúde. São um pouco frios estes senhores doutores. Até os acho presunçosos. kis

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade