Médico de família

Já aqui falei e muito sobre o serviço público de medicina familiar. E falarei até que a voz me doa (como dizia a Amália).
Dia de consulta no médico da Caixa é igual a dia de stress e irritabilidade. Levei a tia-velha. Não demora nada, parece que o senhor doutor tem uma mola no rabo que salta de doente em doente. Mal entro já saio. É só passar a receita. E é aí que me irrito: A receita.
Ora bem, sempre ouvi dizer que para cursar medicina a matemática é importante.
Mas será realmente esta disciplina importante?
Acompanhem-me no raciocínio.

Um determinado medicamento contém 60 cápsulas. É tomado duas vezes ao dia. Portanto (2x30=60) dá para um mês de 30 dias que se for de 31 já não dá..
Matemática da vida diária não é preciso curso para fazer estas contas!
A consulta é de 2 em 2 meses.
Falta uma? Pois ...falta uma caixa!!!
Porque é que o senhor doutor passa uma caixa do medicamento, sabendo que marca a consulta para daí a 2 meses?
Não sabe fazer contas? Distracção? Excesso de trabalho? Irresponsabilidade? Ou está-se maribando para os utentes?
E mais caricato: para passar medicamentos (ou mostrar exames) é necessário marcar consulta. Como? Não perceberam?
Então peçam na farmácia para adiantar os medicamentos até à próxima consulta. Esta foi a resposta dada por uma funcionaria do dito centro.
Venham mais e melhores médicos!!! Mas com responsabilidade, fazendo um serviço público como merecemos!!!
É que nesta consulta nem uma auscultação nem nada é só prescrever a receita de há 10 anos. Nem análises, NADA!
(Foi descoberto que a tia tinha diabetes numas análises mandadas fazer por outro médico numa consulta de urgência.) E ainda hoje disse ao senhor doutor que ela tinha a pele a escamar.
"Um creme hidratante" responde ele.
E porque não passou o creme hidratante?
E porque não pedi eu?
Porque o senhor de bata branca parece que estava apressado! Uma partida de golfe? Ou um aparte na medicina desportiva?
Poça!!!! Para não dizer aquele palavrão parecido.

Comentários

  1. Precisamos urgentemente de médicos!
    Bjocas
    Patty

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  2. Médicos mas que sejam humanos que se relacionem com os utentes, não aqueles secos sem seiva da vida que se preocupam em enriquecer. esses não

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  3. O comentário eliminado é meu, Estamos empatados.Era o meu balamento e, sem querer eliminei-o.
    Vou para a cama e, logo faço um comentário combinandoem que espaço fazemosesta brincadeira. Certo?

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  4. Que dizer, é o serviço nacional de saúde que temos...
    A minha manda-me ir medir a tensão à farmácia, e não é das piores é muito simpatica e até nem é das que despacha papel, cumpre minimamente o legado a que se chama "médico de familía", porque tive um anos que era dificíl por lhe a vista em cima a não ser que arranjasse cama á porta do centro, e se conseguisse consulta, estava muito tempo no consultório mas sem médico que devia ir ler o jornal e tomar café enquanto o paciente pacientemente esperava, e assim dava boa imagem tanto tempo que leva a atender este doutor rsss numa manhã das 9 á 13 só podia atender 6 doentes, claro que mudei de centro...
    Não será melhor cada doente ir tirar uma formacãozita em medicina?!...
    bjocas

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  5. Pois é precisamente por não dizermos "Poça ou pôr a boca no trombone" que muitos desses médicos de familia fazem parte de uma "classe de intocáveis". Nem todos procedem dessa forma, mas quem o faz, julgo, não, tenho a certeza que 80% dos doentes ou familiares que acompanham não dizem nada - comem e calam.

    Monta o circo, exige atenção da parte do SR.DR. sem dr e verás o resultado.

    O da minha mãe era do género e julgas que saí do gabinete? mal olhou para a minha mãe... já ele se tinha levantado e tirava a bata, e menina mandei um "Alto e pára o baile", livro de reclamações e ameaça de email para a SNS e maisnada. Ele voltou a vestir a bata, sentou-se e mudou por completo a sua postura, até hoje !!!!! Mais, era contra os genéricos (pois claro né) e hoje dá autorização para os mesmos.

    Fiquei mal vista perante o SR.DR. sem dr? paciência, mas comigo e com os meus Não e Não!!!!

    Agora já lá vou, deixo o pedido da receita dos medicamentos e vou buscar no dia seguinte.

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  6. É por isso que não dispenso, por nada, a minha médica de família.

    Essa mesmo. A Dra. Meredith Grey.

    ;)

    Mais a sério. Este é o Serviço Nacional de Saúde que merecemos ter.
    Não apenas o que temos.

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  7. Imagina que a minha põe-me umas trombas porque eu ando em médico particular, embora saiba que eu fui operada a um cancro e tenho ainda outras complicações.
    Verdade que já foi há bastante tempo mas de qualquer modo eu não fico confiante com consultas de 10 minutos.

    :( enfim.

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  8. Minha querida.
    Isro é assim:- Sociedade de consumo.
    A minha especialidade é vasta dentro do campo da Electricidade, Tanto monte um bomba de extrair aguas profundas como reparo aparelhos de electomedicina. Sou um pouco de tudo inclusivamente de instrumentação eléctrica. Certa ocasião fui fazer um exame de cardiologia e, como erado meu bolso,tive-o de pagar na integr. Acontece que passados tempos depois fui chamado a esse dito consultório para reparar um tapete rolante. Como não me perguntaram antecipadamente quanto importaria a reparação , depois de concluida apresentei a conta devidamente descriminada em factura. O senhor entendeu que era muito o que eu pedia. Tudo bem, ele por 10 minutos levou-me 8 contos e, eu por 4 horas incluindo o material que era necessário levei-lhe 45. Ficou muito aborrecido e disse-me que ele teve que estudar muito para chegar aquela especialidade. E eu? Não tive que estudar? Não gastei mais tempo do que ele? Não tive que diagnosticar a avaria? Ou será que ele sabia fazer e não quiz? Claro depois desta explicação lá se resolveu a pagar. Hoje, vou ao seu consultório e nada pago, mas também se ele precisar farei o mesmo excepto os materiais. Mais; ele não me passou factura da consulta enquanto eu tive que declarar nas finanças. Cá se fazem , cá se pagam.
    Vamos agora ver quem dá amanhã o balamento. Os coomentários promenoizados deste jogo, fica para o fim. Prognósticos só no fim do jogo...

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  9. Desculpa os erros de ortografia mas, como bebi um "grogue" não corriji o texto. Entendeu?

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  10. Poça, versão para meninas. Para a próxima que lhe responderem desta forma no Centro de Saúde, diga à Senhora do atendimento, pode-me dar o livro de reclamações por favor, mas sempre com um sorriso no rosto, aposto que ela muda logo a atitude dela e passa a tratar as pessoas melhor. Beijinhos.

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  11. Pelos visto anda muita gente desencantada com este serviço!!será que não há nada a fazer? Só reclamar?
    Mas de que serve a reclamação se caiem saco roto? Um dia, espero eu, o serviço publico mudará!!!

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  12. ObservDOR
    DISCORDO CONTIGO nÃO É ESTE O SERVIÇO QUE MERECEMOS!!!

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