Olha, ouvi dizer...

...Que a Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou no sábado que vai propor à tutela que a violência exercida sobre os professores seja considerada crime público, deixando assim, por exemplo, de ser necessária uma queixa do professor agredido para que tenha lugar qualquer acção criminal.

A ministra da Educação Isabel Alçada afirmou hoje que a proposta da Fenprof de tipificar como crime público a violência exercida sobre professores “é uma possibilidade”.

Junto excertos de uma sentença num caso onde eu fui a ofendida.

Comentários

  1. Temos que fazer alguma coisa em relação a este assunto e não só. Os professores e alunos sofrem de bullying e ninguém faz nada.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  2. Eis o extracto de uma sentença ponderada, mas que fazer às vezes as pessoas só querem é dizer mal da justiça, a culpa é dos juízes, na educação a culpa é dos professores, enfim... e a dita "sociedade civil" que faz? Elege sempre os mesmos "cromos" que governam segundo os seus próprios interesses.
    Boa semana, Gi

    ResponderEliminar
  3. Lá estamos nós com a mania de passar do 8 ao oitenta!!!

    Crime público?
    O que é um crime público?
    E um crime?

    Mas está tudo doido, é?

    Até aqui ara o fartar vilanagem. Todos faziam o que queriam e como queriam.
    Agora ... crime público!

    Há uns tempos, quando o Ministério da Educação e a Fenprof "fizeram as pazes" eu disse que muita coisa tinha ficado escondida. Tinha percebido (e nem sou o mais esperto da família) que aquilo soava-me a falso.
    Ora aí está, uma vez mais, a pressão do inenarrável e acéfalo Mário Nogueira a dizer coisas.

    Disciplina nas escolas? Claro que sim.
    Mas vamos com cuidado.

    Isabel Alçada, a ministra do consenso, diz que "é uma possibilidade".
    Mas ela pode decidir a forma, não o conteúdo.

    ResponderEliminar
  4. Antão nã te alembras como se joga o balamente? Ê exlique:- o primeire que se encontrar duarante uma sumana e sere o primeire a ver o outre,grita; Balamente. O que ganhar o maior nº de vezes a dar o balamente, durante uma sumana, ganha o jogue.Adespois é só pagar o que ficou combinade. Portante tem cuidade que eu vou ser o primeire a gritar balamente, viste a semana da Páscoa estar a entrar. Aqui vai. Balamente. É só iste. Já compreendeste? Agora vê se nã te esqueces. Beijo amigo .João.

    ResponderEliminar
  5. Observador eis a minha contribuição para o seu esclarecimento quanto ao crime público:

    Crimes públicos são aqueles em que, devido à sua gravidade, basta que o Ministério Público tenha conhecimento da sua ocorrência para instaurar o procedimento criminal. Ex: Homicídio, Sequestro, Ofensas à Integridade Física Graves, Maus Tratos.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  6. A partir do momento em que haja ofensas à integridade fisica de um professor, eu acho que devia ser considerado crime publico.

    ResponderEliminar
  7. Isso da indisciplina e do bullying nas escolas é uma bola de neve enorme. Deus me livre de ser professora.

    ResponderEliminar
  8. RSM
    Há que legislar com cuidado e no interesse de todas as partes envolvidas e não porque o senhor do sindicato quer.

    Agradeço-lhe o esclarecimento que me deu jeito enquanto matéria de consumo corrente mas não retirou a ideia que tenho sobre o assunto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu nestas coisas, sou suspeito.
    Estou como o outro:- É morto por ter cão , é morto por não ter cão. Vamos lá ver se nos entendemos. Já mais de uma vez disse e torno a repetir que não devia existir o ministério da Educação. Ministério da Instrução , sim , porque educação quer se queira ou não é dada em casa . Instrução é que é dada nas escolas.Os professores não são educadores, são ministradores de instrução, que fique bem patente. Ninguém é forçado a instruir-se, portanto se vai para a escola é para instuir-se e não para receber a educação que incclusivamente os pais não a têem e depois queixam-se que o professor deu educação ao seu filho que não é apropriada. Resumindo.
    Em que ficamos? Não tenho saudades do tempo da outra senhora mas não estou na disposição de ser enxovalhado e agredido por um menino que não tem educação e, ainda por cima tem os amems dos papás. Quantas vezes os professores pedem a comparência dos pais e estes ignoram pura e simplesmente? É melhor estar no sofá a ver TV ou Filmes porno do que se aborrecer a ouvir o professor dizer o que o menino andou a fazer? Não, vou mas é até ao café da esquina dar duas de palermices, beber uma cervejola sempre me destraio!!! Onde já se viu um aluno de 10 anos agredir um professor quer com palavras obscenas quer físicamente? Excesso de liberdade e falta de cidadania. Sinto-me revoltado com certos comentários e certas atitudes. Já fui monitor de formação profissional e, mesmo aí onde ninguém é obrigado a frequentar, fui intimidado por um instruendo quando lhe disse que não lhe admitia que me faltasse ao respeito. Ameaçou-me que me esperaria na rua. Fui ter com o coordenador de curso dizendo-lhe que no dia seguinte para mim tinha acabado a formação profissional. Resultado o aluno deixou de frequentar o curso mas, estava á minha espera na rua.Claro enfrentei-o sem qualquer medo e, os outros instruendos estavam ao lonje a verificar o que se passava. Nada de grave aconteceu até porque estava enfrentando um cobardolas. Concluí o curso e foi o melhor curso que ministrei, até houve festa no fim com uma bela jantarada paga pelos instruendos.
    Meus caros, se eu penso, logo existo. Se existo é para respeitar e, ser respeitado. Cabe a cada um de nós tirar as melhores conclusões

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade