Desobriga

Paguei a "desobiga" e como tal ninguém me obriga a jejuar, senão como diz os mandamentos do padre "depois de tar farto", por isso comi um bruto dum Cozido à Portuguesa hoje Sexta Feira Santa, dia de Jejum e Abstinência. Isso é que foi "encher o pandulho" como se diz por aqui no meu rural. Aquilo foi arroz, foi carne de vaca, de porco, enchidos, chouriços, farinheiras, paio, chourição, salsichão e nem sei mais. Agora vou jejuar depois de farta.

O senhor padre da freguesia mandou-me um folheto para pagar a "desobriga". A igreja estipula um preço a pagar. E cada pessoa do agregado familiar paga para nestes dias santos poder comer até fartar a boa carne. O preço a pagar foi caro, mas valeu pela barrigada de carne que tenho comido nestes dias. Aqui é assim quem pode paga quem não pode come peixe.

Outra coisa, é pecado mentir e eu estou a mentir com os dentes todos que tenho na prótese.
Não me desobriguei, não paguei para comer carne que eu sou contra estas parvoíces de pagar à igreja para poder pecar, mas é verdade o que contei (da desobriga) excepto que enchi o "pandulho" de Cozido à portuguesa. Como não paguei fui almoçar fora ao Seixal (terra que gosto muito) e comi sim, mas um arroz de lapas (que melhor não há em lado nenhum) e uma posta de atum e o resto da família comeu peixe sim senhor: espada frita ou em filete e lulas. Portanto se querem comer carninha paguem ao senhor padre, perdão, à igreja a desobriga.

Comentários

  1. Fantástico.
    É preferível fazer penitência a ter de preencher este formulário ridículo, machista e desactualizado. E ainda por cima ter de pagar ao senhor padre, perdão, à igreja :)!

    ResponderEliminar
  2. Nem me dá vontade comentar...

    ResponderEliminar
  3. É Noris eu tinha esse formulário para publicar mas nao conseguia cortar o nome da paroquia nem o ano. Mas valha-nos Jesus Cristo se isto se admite!!!

    ResponderEliminar
  4. Credo, o melhor é a gente começar já a rezar, come a carne e depois pede perdão...
    Aí!.. leis esquisitas a quanto obrigáis os pobres fiéis devotos...
    E infelizmente ainda a pessoas que seguem á regra essas "comendas"...
    Eu por acaso hoje só comi peixe , mas é mais por tradição lool
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. Também quero cozido à portuguesa!

    ResponderEliminar
  6. Tenho que agradecer à Mrs_Noris porque nunca tiha visto esse formulário, aliás, nem sabia que as paróquias ainda o distribuiam!
    A minha mãe conta que, quando ela era criança, em casa dela pagava-se a bula para se poder comer carne nesta altura.
    É uma coisa a que nem ligo (até porque prefiro peixe a carne) e afinal, o mais certo é que os próprios padres estejam a "encher o pandulho" com carne e tudo o que lhes apetecer - e não me parece que Jesus Cristo prefira o dinheiro à nossa abstinência. Enfim.. acho que é melhor ficar por aqui com as minhas acusações à Igreja Católica.
    Bijinhos e uma Páscoa Feliz junto do pulguedo! :)

    ResponderEliminar
  7. Avogi,
    Eu não tenho o formulário, fui buscá-lo à Net. Como se vê não é meu, nem da minha paróquia :)
    Deixei de receber o dito papel há uns anos, talvez por falta de pagamento, ou por falta de chefe de família ;)
    Repare-se que nesse papel a esposa aparece como submissa do seu "Chefe" e "Senhor".
    É mesmo para rir! hihihihihihih

    ResponderEliminar
  8. Ahhhhhh que susto...pensava que tinhas alinhado nesse peditório versus bula/desobriga.

    ResponderEliminar
  9. Fizeste-me lembrar o Zeca Afonso:- Não me obriguem a ir p`ra rua gritar.
    Já è hora de emalar a trouxa e zarpar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade