O meu rural

A minha ilha tem paisagens soberbas, lindas, de cortar a respiração. As mais bonitas paisagens podem ser apreciadas no percurso entre o Funchal e o Porto Moniz (zona norte). Actualmente esse percurso já não é feito pelo caminho de outrora(antiga estrada regional 101); esse era recortado na costa da montanha, sendo que em quase todo o percurso só permitia a circulação de um carro num só sentido. Então na altura foi criado na berma sobranceira ao mar, espaços para aguardar aquando da aproximação de autocarros (em sentido contrário, obviamente) e até facilitar a ultrapassagem dos mesmos. Cada vez que nos cruzávamos com um destes tínhamos de recuar até ao recanto mais próximo.
Presentemente a circulação faz-se por túneis cravados nas rochas ou "furados" (em madeirense).
Para mim a minha ilha mais parece um queijo suíço de tantos buracos que tem.
A antiga estrada regional está desactivada à circulação devido ao perigo eminente de quedas de rochas, mas pode-se sempre apreciar esta maravilha fazendo percurso a pé ou através de fotos como as que aconselho a ver n´O Meu Rural.

Comentários

  1. Já temos ido lá bisbilhotar... e adoramos a profundidade das fotos, lindíssimas, ficamos fãs da AvoGi fotógrafa. :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tive o privilégio de fazer o percurso Funchal - Porto Moniz, exactamente pelo caminho que indicaste.
    Com passagem por Santana (bonita localidade, com as suas casotas típicas), o caminho, embora perigoso, era de sonho.
    De um lado o mar, do outro a escarpa.
    Lindo! Falta acrescentar as piscinas naturais de Porto Moniz.
    Onde um dia dei um mergulho.

    Aguardo uma possibilidade de voltar à ilha da Madeira. Não sei quando, pois o PEC não deixa margem.
    Pronto, convenceste-me. Quando fôr bato-te à porta.
    (grande lata, a minha...)

    ResponderEliminar
  3. Uma de luz trilha da vida,emanastes para nós,de água por lados todos cercado,obrigado por viagem essa,caminheira da ternura.
    Alegria imensa em te-la em campos meus de girassois!
    Bem Vinda,precisam eles de luz tua!

    Viva La Vida

    ResponderEliminar
  4. Gi, desculpe tirar o glaumour à coisa, mas quando era pequeno tinha um pavor, repito, pavor de passar nessa estrada nº 101, e dava por mim a pensar quando é que construem um "furado" para que não caiamos no mar um dia destes!? Demorou, mas, minha querida, já fui mais vezes ao Porto Moniz depois da construção do túnel do que quando era pequeno e ao Curral das Freiras também.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Opps!!!!
    Quis dizer glamour, obviamente, e não glaumour!!!

    ResponderEliminar
  6. Pensamento insistente do dia: vou fazer amizade com uma pessoa de Funchal para ganhar um convite para visitá-la. =P

    Ninguém manda fazer propaganda.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Hei-de voltar á Madeira
    óh meu amor qualquer dia...
    Se a sorte vier á maneira
    Hei-de voltar á Madeira

    ResponderEliminar
  8. Avogi, como vc faz pra criar uma hiperligação em um blog? Quando terminei de ler seu post, o seu novo post estava linkado no meu blog.

    Tentei fazer no meu com outros posts relacionados mas não funcionou!

    Help :S!

    ResponderEliminar
  9. Tive aí já a alguns anos atrás... fiquei fascinada, por tudo e mais alguma coisa... como uma amiga minha diz... "Nacionalidade: Madeirense" ;)
    Beijo**

    ResponderEliminar
  10. A minha mãe vai aí em breve!!!
    Que inveja!!!!

    Beijoquinhas fofas

    Maria & Companhia

    ResponderEliminar
  11. Tenho que ir à Madeira... nunca lá fui e o meu marido e respectiva família era madeirense... É uma vergonha continuar a adiar essa ida!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  12. Adorei passar por aqui.
    adoro a Madeira
    Deixo um beijo e...



    Cubata


    Cubata...
    Vermelha...
    De adobos...
    Coberta de capim...
    Capim seco...

    Cubata...
    Uma, duas...
    E mil...
    E aí...
    A sanzala...

    Sanzala...
    Cheia de cubatas...
    Com gente...
    Com gemidos...
    Com muitos ais...

    E com muitas crianças...
    Descalças e sujas...
    Mas com olhos...
    Grandes e doces...

    Olhar sem maldade...
    Olhar com esperança...
    Esperança no novo dia...


    E ao som do batuque...
    Com a mandioca...
    A fuba e o pirão...
    A criança foi crescendo...

    E hoje é homem...
    E olha para trás...
    E sente e sabe...
    Que foi bom...
    Ter tido...esperança!...


    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  13. Petit Plaisir (ou meninas com mãos de fada)obrigada e não deixem de deitar o olhinho às fotos. farei por merecer a visita. e...obrigada pelo cumprimento "avo gi fotógrafa" giro adorei kis

    ResponderEliminar
  14. Observador
    Já sabes que sim podes bater à porta à janela à soleira tb, terei todo o gosto de fazer de cicerone pela ilha., mas vem poça. :)kis

    ResponderEliminar
  15. Ricardo
    é sempre bom ler as tuas palavras cheia de poesia.obrigada.

    ResponderEliminar
  16. RSM
    preferes ir pelos furados de queijo suíço? Ai hôme que saudades tenho da ilha antiga!!! Bem sei que era necessário, mas adoro a costa norte pela antiga regional 101. Vamos combinar um panelo?

    ResponderEliminar
  17. Eve
    nao importa , anda cá que farei as honras da casa e da ilha. kis

    ResponderEliminar
  18. Joao
    já ouço iso há muito tempo e ainda nao vieste, o k esperas? que eu te vá buscar? :)

    ResponderEliminar
  19. Sissy
    nós temos esse hábito e por isso nos chamam de independentes e autónomos para o bem e para o mal (por vezes)

    ResponderEliminar
  20. Gi
    na~sei deve ser algo que só o meu faz :)

    ResponderEliminar
  21. Maria
    e porque não vens? então? :)

    ResponderEliminar
  22. Oh Maria Teresa!!! Não acredito!!! com marido e família madeirense não conhece a ilha? não acredito!! vá lá é só pegar o avião:)

    ResponderEliminar
  23. África em Poesia
    que a esperança nunca morra.

    ResponderEliminar
  24. Por um lado encurtaram-se as distâncias e poderá haver mais segurança.
    Mas perdesse muito da beleza, debaixo do 148 buracos lool
    Ainda assim á muita paisagem ainda por explorar...
    bjocas floridas e verdejantes como é a ilha

    ResponderEliminar
  25. Mina
    Obrigada e são na totalidade 1488 furados esqueceu-se do 8. :)

    ResponderEliminar
  26. Já vi as fotos e fiquei maravilhada, a Madeira é muito bonita, quero ver se consigo ajustar as coisas para ir fazer uma visita.

    ResponderEliminar
  27. Olga
    Assim que chegue aqui eu serei sua cicerone e mostrarei os melhores pontos da ilha. desde já fica combinado.

    ResponderEliminar
  28. Opá!:( agora já não posso voltar aí para ver os restantes buracos.
    Mas fica registado que o Aspie vai gostar de saber lool, ele assim que saiu do aeroporto foi logo a contar os foi os túneis e o guia que nos levou ao hotel disse que eram 148 rsss, secalhar não conhece bem a ilha...
    bjocas

    ResponderEliminar
  29. Também eu morri de medo nessa estrada em 1997, com o meu cunhado ao volante. Isso mais o Curral das Freiras, mais praticamente tudo na Madeira. Nunca mais lá voltámos, mas adorámos!

    ResponderEliminar
  30. Mina
    eu estava a gozar é que são tantos que parecem milhares. kis

    Avozinha
    Vem cá que agora já não mete medo.kis

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade