Os pipis

Ao ler alguns blogues por este mundo de Deus (de mães que falam dos seus meninos e das conversas e perguntas que fazem) apercebi-me que o "pipi" do Continente português não é o mesmo "pipi" da Madeira.
São homónimas (escrevemos e pronunciamos da mesma maneira, mas com significado diferente).

Ora bem vou continuar a minha lição de gramática.
Hã? Não era lição de gramática? Estão a fazer sinal que não? A abanar a cabeça? Era lição de ...? Ah pois, pipis... Perdi-me na escrita e nos pensamentos....
Retomemos o fio à meada.
O pipi (do Continente) não é o pipi (da Madeira).
No continente refere-se ao aparelho sexual feminino ou ao urinário, não chego a perceber; na Madeira refere-se ao chichi e ainda ao som feito pela buzina do carro.
Atentem na frase uma mistura de pipis: O pipi (do continente) faz pipi (da Madeira) e o popó (carro) faz pipi (buzina).
Agora a minha questão. Quando se ouve alguém dizer que vai comer pipis, a que se refere?
Se calhar ainda há outros pipis...?!

Comentários

  1. Lool
    As coisas , que a Gi encontra parece-me uma ligação perigosa os pipis da galinha, junto com os outros pipis ihihihi
    Mas por cá também se usa o pipi com as duas funções o orgão sexual feminino(petit), e o acto de urinar...
    Ficaria o pipi vai fazer pipi ihihihi
    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Claro que há outros pipis.

    Quando se diz "vamos comer uns pipis" estamos a referir-nos a uma coisa, para mim horrível, que serve, dizem, de aperitivo, ou petisco.

    A bem dizer, isto é um mundo de pipis...
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Ahhhhhhhhhhhhhhh
    E havia a Pipi das meias altas!!!

    ResponderEliminar
  4. Mina
    Mas a que se refere os pipis das galinhas? I mean a que parte do corpo?

    ResponderEliminar
  5. Observador
    realmente este mundo é dos pipis e também da Pipi das meias altas que se bem me lembro povoou o meu imaginário de adolescente Mas o que são pipis? Patas? Ou entrefolhos das galinhas?

    ResponderEliminar
  6. No inglês o pipi se refere ao órgão masculino para meninos. hahahaha!

    ResponderEliminar
  7. Vês Gi (minha homónima)? adoro esta troca de culturas. O selinho foi bem merecido para mim e para você! (Vamos-nos gabar já que ninguém nos gaba, tá? Hihihi Pois mais um pipi (em inglês)

    ResponderEliminar
  8. O pipi no Brasil pode ser as duas coisas.
    - Mãe! Eu quero fazer pipi!
    ou
    - Mãe! Meu pipi está sujo!

    Agora comer pipi? Disso eu nunca ouvi por aqui!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Na minha região do Brasil pipi é urina ou se refere ao órgão sexual masculino,nunca feminino.Mas isso tudo numa linguagem infantil. Dizer que um homem adulto tem pipi poderia ser um insulto, pq parece diminutivo.A mesma coisa com urinar. "Vou fazer pipi" soa infantil para uma mulher ou homem adultos. Isso lá na minha terra :)))

    ResponderEliminar
  10. Cronica essa dos pipis ,é ótima,amei!

    bzuz amiga querida!

    viva vida

    ResponderEliminar
  11. Pois, não sei. Eu também entendo como o orgão sexual.

    ResponderEliminar
  12. É verdade, apesar de um ser uma pessoa muito simples, também gosto de cor nas unhas de vez em quando;)

    ResponderEliminar
  13. Pipis (de galinha) são os pescoços, as moelas e os fígados.
    Eu tenho um pipi e gosto MUITO de pipis (lol)

    ResponderEliminar
  14. A língua portuguesa é muito traiçoeira.

    ResponderEliminar
  15. Gi, ainda bem que descobriste os comentários lá no meu sítio. Volta, que estás perdoada (lol).

    ResponderEliminar
  16. São as chamadas miudezas.

    Agghhrr!!!

    ResponderEliminar
  17. E também se diz que uma pessoa está "toda pipi" quando está bem arranjada ;p


    A nossa língua é mesmo rica! lol

    ResponderEliminar
  18. Só mesmo a Gi para me pôr a pensar nestas coisas!!!!
    :)

    Beijoquinhas fofas

    Maria & Companhia

    ResponderEliminar
  19. Ê cá goste de tude que seja pipi. Nã digue mainada para nã pensarem noutra coisa.

    ResponderEliminar
  20. Avogi
    Pipis,
    São as visceras das galinhas,(moelas, figados e patas, corações e pescoços)
    Bjocas

    ResponderEliminar
  21. hehehehe

    Vó Gi, você é ótima, e tuas reflexões também! És muito espirituosa e nos faz rir com prazer! Obrigada, linda!

    beijinhos,

    neli

    PS: Aqui brincamos que vamos ao "pipiroom" (casa de banho, banheiro, W.C)

    ResponderEliminar
  22. Já responderam, mas digo que gosto muito de pipis: é uma espécie de guisado apuradissimo, por vezes bem picante, de pescoços, moelas e figado de galinha ou frango.

    ResponderEliminar
  23. Aqui no Brasil pipi é xixi ou o bileco do menino, o bilau do gajo.

    Sabes, estou lendo(online) alguns livros da literatura universal traduzidos por lusitanos,o que me faz a cada dia mais modesta, pois percebo que meu português sofre...).
    Pelo menos agora sei que pipi em Portugal é isso tudo!
    :)
    Abração.

    ResponderEliminar
  24. Como as brasileiras acima ja disseram, aqui na regiao sudeste do Brasil pipi é o orgao sexual masculino e o ato de fazer xixi (urinar). Tb aqui nao se usa para adultos, como no norte e nordeste, pareceria uma ofensa.

    As vezes falamos pipi para designar os pintinhos, filhotes da galinha!
    Para os bebes, ou crianças menores...
    Só voce mesmo pra nos fazer pensar tanto em pipis!

    Tambem fiquei sabendo so agora que pipi saõ os miudos ...
    Ah, uma criança que conheço com cinco anos fala pipi para o orgao sexual feminino... nao entendia, tentei explicar mas mudamos de conversa por conta dela mesma;;
    Bj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade