Lenda de Machim

(Machico actualmente)

Antes da Madeira ter sido descoberta pelos portugueses: Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Dias e João Gonçalves Zarco em 1419, por aqui já os ingleses haviam estado.

Reza a história que Robert Machim um cavaleiro inglês apaixonou-se por uma dama inglesa, Ana de Arfert, já comprometida. Resolveram fugir nas vésperas do seu casamento com o nobre.
A ideia era refugiarem-se em França, mas foram assolados por uma tempestade que os fez perder o rumo. Andaram à deriva até que ao longe percepcionaram uma grande mancha verde. Aproximaram-se, mas não ancoraram o barco que posteriormente desapareceu no mar.
Ana de Arfert já debilitada pela travessia do Atlântico e com saudades de sua casa e da sua vida faustosa acabaria por falecer.
Como todas a histórias de amor esta também acabou da pior forma. Machim acometeu-se de desespero e passado uma semana foi juntar-se à sua amada.
Machico uma cidade no lado este da ilha deve o seu nome a esta lenda.
Para saber mais.
Ver mais fotos

Comentários

  1. Olá Avogi! Sim, claro que pode me seguir! Pois é, estou aqui com esse blog reportando e registrando os acontecimentos do lado de cá. No que puder trocar e enriquecer mais de experiência, ta valendo :)

    bjos

    ResponderEliminar
  2. Querida Avogi.
    Sobre Robert Machim, li algumas coisas dum grande historiador Madeirense que foi professor no liceu Lisbonense "agora não tenho presente seu nome" que afirmava ser mesmo uma lenda, em virtude de nunca serem encontrados quaisquer vestígios que indicassem sua presença. Não posso discutir o problema contigo, visto saber que és uma pessoa de letras. È um tema que gostaria de ver aprofundado, pois também gosto de História. Afinal encontrei os dois volumes e o seu autor era o padre Eduardo C.N.Pereira ( do Instituto Português de Arquiologia Antologia e Etnografia)Editado e 1939. Vou voltar a ler com muita atenção a ver se consigo descortinar algo sobre Machico.Posso dizer-te que são documentos muito importantes e, de alguma credibilidade.Engraçado que no 2º volume, merece destaque a origem dos nomes de seus habitantes. Não penses que estou a escrever isto como crítica ao teu texto mas sim se souberes mais algo sobre a Madeira me ilucidares. Para bons Madeirenses ,boas ilucidações. Um beijo e envia-me Histórias ou lendas da Madeira, pois ficarei muito grato.

    ResponderEliminar
  3. Adoro lendas e esta já conhecia:):)

    ResponderEliminar
  4. Minha linda!Tenha certeza que é um prazer enorme tê-la para completar meus pensamentos e seguirmos juntas!
    Eu posto diariamente.

    Obrigada pelo elogio e saiba que seu blogger tbm é showwww, eu adoro a Gi, ela é por demais carinhosa!

    Beijos bem grandes.

    ResponderEliminar
  5. Não consegui te seguir sniff....tentarei mais tarde novamente.

    ResponderEliminar
  6. lendas são lendas. Uns acreditam outros não. Mas esta é-me muito querida. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade