pão com pera-abacate

Se pão com banana é muito booooooom, pão com pêra-abacate é ainda melhooooor. Ah, mas tem de te manteiga espalhadinha" em todos os cantinhos" como diz a Pulga (4 anos).
                          
Quem sou eu para dizer isto!!! Logo eu que não percebo do assunto. Eu que nunca, jamais, em tempo algum fui consumidora compulsiva desse pitéu.
Adianta se eu disser...Só não sou mais por que tenho ...propensão a pêras acumuladas...perdão, gordura acumulada, em certas partes do corpo? Não, não adianta.

Mas façam assim. Ou melhor.
Vamos fazer isto como se fosse uma receita de culinária.
Modo de fazer:

Corta-se a pêra-abacate ao meio. Tira-se o caroço (não é comestível, além de amargar muito).
À parte corta-se o pão longitudinalmente. De preferência pão tipo joaninha (baguette pequena).
Espalha-se  a manteiga como já referi, em todos os cantinhos.
Corta-se novamente ao meio a pêra-abacate. Tira-se-lhe a casca.
Mete-se um quarto de pêra no pão. Mais um quarto. Segura-se nas pontas (do pão). Espreme-se para poder meter na boca. Cuidado! A pêra sai pelas extremidades.
Ou...sai pelo meio...

Então o melhor é colocar a sandes ao pé da boca que deve estar já aberta, bem aberta, e assim que ela voar do pão já tem onde cair. Depois...come-se o pão só com a manteiga. Que a pêra, essa já aterrou...dentro da boca.
Ou então...

Modo principiante
 Tira-se a polpa da pêra ainda na casca, com uma colher. Barra-se, espalhando-a em cima da manteiga.
Depois é...comer e chorar por mais!!

Eu, como sou perita no assunto, não preciso de barrar, ponho logo a pêra aos pedaços. Elas (as pêras) têm já um certo respeito por mim e mantêm-se quietinhas. É que já são muitos anos...(a virar frangos, como diz o mê senhor)!!!
Ai delas!!!

Ah, mas a pêra deve estar mole ao tacto. Se estiver dura nem a casca conseguem tirar!! E é sinal de que está verde.
Vá, corram, vão buscar uma e experimentem já.

Comentários

  1. Esta nunca experimentei, tens que experimentar broa de milho com uvas... mmmm... é do melhor...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Hei-de experimentar num qualquer dia de inspiração;)

    ResponderEliminar
  3. Confesso...acho esta mistura estranha...mas no fundo...pelo menos uma vez na vida temos k experimentar ne??

    ResponderEliminar
  4. Giselda fica dando essas receitas "engordiets", pois está pensando em abrir um Spa lá na Madeira, e é prá onde todos nós iremos daqui a pouco.

    Hehehehehe

    ResponderEliminar
  5. Em vez de manteiga que não aprecio ponho açucar:)))) hummmmmmm que delícia:)

    ResponderEliminar
  6. Ui, que vontade de experimentar.Cresce água na boca.
    Obrigada pelas ideias.
    Saudações.Me registei.Voltarei.
    Irene

    ResponderEliminar
  7. Meu avô comia assim. Deu saudade. Dele.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Se calhar, ainda não expirementaram esmagar a abacate num prato, adicionar-lhe um pouco de sal, pimenta moída e, barrar o pão com essa pasta. Experimentem e, depois digam-me.
    Para mim é endiferente, como-as de qualquer forma e, a qualquer hora.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de comer pêra-abacate com limão e açucar, fica muito bom. Têm é de ser tudo ralado até ficar uma poupa super saborosa.
    Experimentem!

    ResponderEliminar
  10. Minha amiga:
    Cada vez que venho aqui engordo mais um bocadinho ;-))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nunca comi abacate assim, mas irei experimentar...com calma porque a fruta é danadinha para a engorda!
    A minha relação com o abacate iniciou-se há muitos anos atrás, nas roças de café da Quibala, em Angola, por onde andei. Como o comia? Assim:
    Abria-se o abacate ao meio, tirava-se-lhe o caroço e com um garfo pisava-se a polpa das duas metades. Com um garfo para não ficar completamente amassada. Depois juntava-se um pedaço de açúcar mascavado e um ou dois cálices de vinho do Porto. Uma maravilha! Pode crer!
    Numa das minhas passagens pelo Funchal experimentei a receita, mas substituindo o Porto por um generoso da Madeira. Delícia!
    Já agora, o abacateiro é uma árvore com história curiosa. Por exemplo, em Angola (em tempos idos)era obrigatoriamente plantado nas roças de café, com dois objectivos. Primeiro servir de sombra protectora aos cafeeiros; segundo, fornecer frutos (de grande valor nutritivo) para a dieta dos trabalhadores. Nos contratos que então se faziam com os traficantes de mão de obra escrava, havia sempre a responsabilidade, por parte dos roceiros, de fornecerem abacates aos trabalhadores!
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. pao com abacate e um pouco de açucar isso sim é q é bommmmm nham nham.. ja comi a primeira desta estaçao ontem e estava tao boa! bom apetite para si tb :))

    ResponderEliminar
  13. Gastronomia p'ró engorda!!!

    AVOGI, arranja-se pão com alho?

    ;)

    ResponderEliminar
  14. Tenho que experimentar.

    Selo para si no meu blog :)

    ResponderEliminar
  15. Oi Avogi
    Que interessante maneira de comer abacate que por aqui nao chamamos de pêra.
    Usamos bater com leite e açucar, uns pinguinhos de limão ( vitamina de abacate) , uma delícia!
    ou cortado em pedaços com açucar e sempre o limao que nao pode faltar - e só.
    Com pao fica estranho pro meu paladar rsrs
    juro que nao vou conseguir rsrsrs
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Uma pêra-abacate, duas pêras-abacates (lol)

    ResponderEliminar
  17. Não deixa de ser uma ideia... :p

    Beijooo***

    ResponderEliminar
  18. LOL n vou poder deixar esta deliciosa - parece.me - receita escapar!!

    ResponderEliminar
  19. Olá, obrigada pela simpática visita e por pensar em seguir-me. Realmente eu já tinha presentido que algo não está a correr bem, mas também não sei o quê, inclusivé desaparecem-me seguidores do quadro embora eles continuem a seguir-me. Não entendo nada.
    Em relação ao video é real, foi captado por uma câmara de vigilância de uma discoteca, precisamente na cidade do Porto.
    Bj

    ResponderEliminar
  20. Hei-de experimentar! Feito com pêra abacate só provei guacamole... e nem fiquei lá grande fã...

    ResponderEliminar
  21. MARTINHA
    explica cá à gente o que é isso?
    kis :=)
    fiquei a ver navios...

    ResponderEliminar
  22. LUISINHA
    diz outra vez mas mais alto que parece que não percebi bem...
    broa de milho com uvas?
    vou sim senhora experimentar, sabes o meu mal é mesmo esse: experimentar.
    kis :=):=)

    ResponderEliminar
  23. NORIS
    pão com espigos? MAi Góde!!!
    a minha tia é mais pão com nêsperas, com anonas...
    kis :=):=)

    ResponderEliminar
  24. CIDA
    engordiests
    amei este termo
    só tu...
    kis :=)

    ResponderEliminar
  25. FATYLY
    pao com açucar lembras-me uma amiga minha que em tempos idos quando éramos miúdas ele devorava pao com açúcar
    kis :=)

    ResponderEliminar
  26. EVE
    ainda bem que serviu para recordar o avõ.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  27. CARLOS ALBUQUERQUE
    obrigada pela excelente explicação. e só para acreswcentar..vnho madeira sem abacate tb é muito bom
    ~kis :=)

    ResponderEliminar
  28. OBSERVADOR
    pao com alho? arranja-se: "pao com tudo", queres ?
    orabolas ....

    ResponderEliminar
  29. JOAO
    decididamente, nao com isso tudo jamé. pêra só ao natural ou na salada alface ou no po mas sempre ao natural sem conservantes nem corantes nem aditivos.
    porque nao me serviste essa coisa? calhar passaria a gostar, vou ter de ir aí, novamente?
    kis :=)

    ResponderEliminar
  30. QUILO QUE EU GOSTO
    com limao e açucar? fica agridoce?
    é capaz de ser bom!!!
    kis :=)

    ResponderEliminar
  31. PRIMA FÊ
    aqui ninguém passa fome
    kis :=)

    ResponderEliminar
  32. LIS
    é muito bom, experimenta e depois diz-me se nao ficaste fã!!!
    kis :=)

    ResponderEliminar
  33. Mas cada receita desse pulguedo!
    Por aqui o abacate é usado com açúcar e limão. Poucos usam salgado. Com pão. Diriam que perdi o juízo. Mas me escapo dessa porque só como pão caseiro,hehehe!
    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Não, não AVOGI, nem que que me pagasses tão bem como pagaste à mulher das castanhas bichosas!...
    Não "presta" MESMO!...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade