Feitas as contas, somos todos irmãos

A Pulga conversava comigo acerca da sua ida para outra escola no próximo ano a fim de frequentar a pré-escolar.
- Sabes avó, para o ano vou para uma escola de freiras.
- Ah!
- Sabes o que são freiras?

Fiz-me de tonta, dando a ideia que não sabia a ver o que ia sair dali e ao mesmo tempo imaginava, a resposta possível a esta pergunta.

Pensava que me ia dizer...
- "Sabes avó, aquelas senhoras que não se casam, que vestiam uma túnica pelos pés, e assim que nos anos oitenta começaram a vestir vestidos compridos, elas cortaram um bocado da saia e agora andam de perna ao léu a mostrar o joelho".

Ou...
- "Sabes, que que parecem pinguins... de sapatos abertos com meias grossas..."

..."que escondiam as mãos debaixo da túnica e só as tiravam desse refúgio para dar umas "selampadas" nas alunas ou até pegar no ponteiro  e dar nas cabeças, e ai de quem não se afastasse!"

- "que andam pela cidade dentro de um carro todo na onda em vez de andar a pé, e vivem numa casa grande com todas as comodidades!"

"Fizeram voto de pobreza, mas têm carro, boa comida, boa cama, e...
...levam coiro e cabelo numa mensalidade...e ate´para colocar um penso no dedo magoado levam dinheiro!"

 Ou então que me ia falar da freira da Madeira...
- "Sabes avó, aquela ave endémica da nossa ilha em vias de extinção."

Mas não. A resposta foi simples nada disto em que pensei.
- Freiras...- e parava para dar ênfase - são as irmãs...dos padres.

Sem ofensa, mas não aceito, passados tantos anos, certas atitudes das freiras do colégio que frequentei, às alunas internas e externas só por que não eram ricas, daí que nada podiam dar para a congregação e por isso eram sujeitas a tarefas impróprias para a sua idade. Desculpem se ofendo alguém. Não é nem será minha pretensão. Obrigada.

Comentários

  1. É uma delicia ler os textos maravilhosos, que a AVOGI e as pulgas escrevem. E a pulguita engano-se nas botas.

    ResponderEliminar
  2. Andaste em colégio de freiras????

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Só agora o dizes?????????????????????


    Nã. Mesmo assim ...não desculpa tudo...

    ResponderEliminar
  3. Lá terei que dar continuidade ao comentário anterior.
    Porque não dizes à tua amiga:- Vai para freira?!!!
    É um trabalho garantido para o resto da vida.
    No comentário anterior esqueci-me do até já (kisses), como tu dizes.
    Então até já.

    ResponderEliminar
  4. Adorei!!!! A minha madrinha também estudou num colégio de freiras ela disse que passou um mau bocado, e foi cerca de uns 15 anos antes da Avogi, ela nem gosta muito de falar nisso.

    Adorei a resposta dele :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei!!!! A minha madrinha também estudou num colégio de freiras ela disse que passou um mau bocado, e foi cerca de uns 15 anos antes da Avogi, ela nem gosta muito de falar nisso.

    Adorei a resposta dele :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. hahah q fofa ela com a tolha na cabeça...
    ora, as crianças são bem praticas, as freiras são as irmãs dos padres...ahahaha


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderEliminar
  7. Também andei num colégio de "pinguins", perdão, de freiras (irmãs).

    Mas só uma coisinha, que agora me lembrei, eu não sou seu irmão! :DDD

    Quanto a mensalidades em colégios faça como eu Escola Pública que é boa e recomenda-se.

    Kisses

    ResponderEliminar
  8. RSM
    eu sou defensora da Escola Pública de qualidade SEMPRE.
    quando se pode ter o mesmo (ou melhor) ensino porque pagar???

    EU SOU DEFENSORA DA ESCOLA PÚBLICA.

    poderia aqui mencionar as diferenças mas uma só deixo aqui expressa: o horário, (no 1º ciclo) o facto de terem as 5 horas de seguida; e na pré as duas educadoras por sala coisa que nos colégios é uma única e o resto do tempo ficam com as funcionarias.

    e muito mais haveria para dizer....
    As 5 horas de seguida na A C é o melhor e o resto do dia para brincar.ou frequentar as AEC (que sao de borla), quando nos colégios estas sao pagas:O Ingles, a musica, a ginastica, a biblioteca, o estudo, lavores, informatica, tudo é pago na escola particular.

    Mas a Pulga não é minha filha mas sim minha neta.
    kis :=(

    Por que os meus filhos andaram no ensino oficial.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  9. Quando vieres até cá...avisa. Por muito que saibas...vais ter uma surpresa:)

    ResponderEliminar
  10. Já valeu a pena passar por aqui.

    Fiquei a saber que as freiras são as irmãs dos padres.

    :)

    ResponderEliminar
  11. E a Avogi aproveitou a deixa para dar uma ferroadas nas irmãzinhas. Depos queixe-se que nunca mais acerta no euromilhões...
    Eu também não...

    :)

    ResponderEliminar
  12. Eu andei num colegio de freiras madeirense e ate gostava da minha professora freira, mas ainda me lembro dos apertos dum certo padre no confessionario..pk os alunos tinham ke se confessar tds os dias no mes de maio e tds os meses ao longo do ano.. ou seja os pinguins sabiam perfeitamente ke eramos molestados e nada faziam
    filhos meus never jamais vão para colegios ou privados´, para já quero os meus filhos longe de vidinhas faceis e proximos da realidade..

    ResponderEliminar
  13. O que as crianças sabem!!!
    Acho que muitas são tudo, menos irmãs ;-))

    Beijinhos prima

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. eu andei num colegio de freiras so para raparigas, nao em portugal... mas gostei mto. só tenho boas recordaçoes. nunca senti q tivesse sido maltratada nem nada disso. o q nao gosto d ouvir cá é dos professores antigamente andarem a bater e beliscar e mandar reguadas e com vimes e sei la mais o que às crianças.. é a conversa dos mais velhos e ate de pessoas à volta dos 40.. eu nunca vi nada disso no colegio no pais onde estudei mas sim castigos como ficar na sala e nao ir ao recreio ou ficar virado para a parede ou na esquina durante a aula.. nada de "pancume".
    o q eu vejo aqui é q os mais abastados poem os filhos no publico tirando por vezes lugar a quem nao pode tanto ou nada.. e esses podem mto bem pagar um privado.. nao percebo bem isto sinceramente.. para mim é pura ganancia...

    ResponderEliminar
  16. Adoro ler seus textos.
    Divertidíssimos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Avogi! eu, contrariamente a quase tudo o que foi cá escrito, andei num colégio de freiras no Funchal, e só posso dizer bem e guardo muitas saudades! A educação que me foi transmitida naquele estabelecimento é de louvar! ( sim eu sei que vão dizer que a educação vem de casa, mas não se esqueçam que as crianças passam a maior parte do tempo na escola!)
    Também me confessava em Maio (não todos os dias como foi referido) e nunca sofri qualquer tipo de pressão ou mau trato. Mas cada um tem a sua opinião e eu respeito :)

    A sua neta fica muito bem entregue num colégio :D

    Beijinho e continue com as histórias que me entretêm e adoro ler :D *

    ResponderEliminar
  18. Meno male que ela disse que são as irmãs... pior seria se ela dissesse que são as mulheres...rsrsrs

    ResponderEliminar
  19. concordo com tudo o que dizes

    e tambem nao gosto do ar de superioridade moral.

    mas em fim coisas da vida

    Um beijao
    Paula

    ResponderEliminar
  20. A resposta da sua neta foi o máximo... simples e directa! Nós só complicamos.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Santa inocência!!!
    E assim vais aprendendo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Só para dizer que tb andei num colegio de freiras, Hospicio, tenho 40 anos e quem lá andou (pelo menos no meu tempo ) se n levou "carinhos" dos padres e reguadas de meter dó da irmã morenaça de labios finos ke nem me lembro o nome e ainda bem, tem mta sorte ou precisa de se confessar pk mentir é pecado lolol
    e na minha opinião logicamente colegios privados não prestam, pk se nos publicos é dificil apurar responsabilidades nos privados são quase impenetráveis.. prefiro os meus filhos seguros de gente perigosa e livre de ambientes tendenciosos..
    ainda me lembro duma miuda ke lhe batiam tds os dias pela falta de pontualidade mas claro ke ate eu com finalmente 8 anos percebi ke era por a menina ser filha duns vendedores no mercado na beira da ribeira..ainda me lembro o nome dela mas pronto claro ke n vou dizer.. e lá servia a pequena filha de "ninguem" de exemplo.. tss

    ResponderEliminar
  23. Eu andei semi-interna, ou seja vinha dormir a casa. Fui para lá por castigo já que aprontava a manta na escola.
    Sim e coitadas das pinguins eram bem fintadas e nunca me apanharam com as batas das internas que estavam doentes para ir comer o doce que elas tinham e eu não por ser semi:) e muito mais coisas.
    Nunca vi trabalhos feitos pelas alunas fossem ricas ou pobres, mas réguadas, orelhas de burro e a reza de terços atrás de terços lá isso abundava.
    Gostava imenso de duas que nos protegiam da Madre Superiora e do seu cajado:):):) que só a sua figura metia medo ao susto!

    ResponderEliminar
  24. Dei uma gargalhada porque eu na altura também pensava que as freiras eram irmãs dos padres:):):)

    é o mais lógico não achas? loll

    ResponderEliminar
  25. Deixa lá.
    Quando fôr mais velhinha tu explicas-he que não, porque o incesto é um pecado mortal.

    ResponderEliminar
  26. Muito humano, realmente!

    De repente lembrei-me do meu prof. de EMRC (Moral) do 6º ano que era Padre e batia nos meninos das aldeias mais pobres, por terem piolhos. Às vezes obrigava-os a tirar os sapatos para ver se as meias estavam sujas (à frente de toda a gente).
    Era assim: quando não batia, humilhava.

    Apesar da tenra idade e de, por isso, ser propícia à chacota, a cena era tão pesada que ninguém comentava.

    :(

    **

    ResponderEliminar
  27. NORIS

    Não, não é o tal, graças a Deus e à congregação
    kis
    :=)

    ResponderEliminar
  28. Adorei, amiga.
    Esses melequentos sai com cada uma.
    E o jeito que vc conta se torna mais engracado ainda.

    Beijo

    ResponderEliminar
  29. haha!!! Grande Pulga! Em relação a escolas "de freiras" não me posso pronunciar sobre esse assunto já que nunca estudei nessas escolas,mas já ouvi alguns comentários negativos..

    ResponderEliminar
  30. Esqueceram de referir a menina maria com as suas famosas castanholas de madeira maciça e no seu "belo" prazer em trincar as orelhas dos miudos no recreio so pq brincavam cof cof
    no Colegio Hospicio passavam-se muitas e há pouco tempo atrás falei com uma ex professora de lá q me disse q o colegio já n é o q era..deduzi q deve estar melhor ahhahahaha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade