Família
Pedi à Pulga ( 5 anos ) para desenhar a família. Não lhe dei outras directrizes somente para desenhar a família. Está completa embora ela não viva na mesma casa que os avós nem com a titia, a relação entre ela e eles (avós) é muito próxima. A avó é a matriarca da família merece um lugar de destaque - a meio e mais alta que todos.
Psicólogas, alguma está de serviço hoje, domingo? Expliquem lá...o significado deste desenho.
será que o facto de o Gu-Gu estar a meio metro do chão tem algum significado? xD
ResponderEliminarpois, nem tinha reparado que ele estava mais afastado que os outros. tem somente 1ano e meio ainda voa
ResponderEliminarkis :=)
Esta avó é um "must".
ResponderEliminarClaro que o "Gu-gu" ainda voa de colo em colo :-))
Adoro perceber que a Pulguita retratou "na maravilha" a família que a AVOGI tanto fala.
Vai longe!!!!!
Chuac
as vezes um desenho e apenas um desenho :)
ResponderEliminarBjinhos
Paula
Ora bem... O desenho, por si só, não representa nada. Num contexto de avaliação específico, aí sim, pode significar alguma coisa.
ResponderEliminarAo pedir para desenhar a família, a criança desenha sempre as pessoas com quem tem uma relação mais próxima, vivam ou não na mesma casa. Às vezes até podem nem ser sequer da família.
O facto de as pessoas serem mais altas ou mais baixas, não quer dizer que sejam mais importantes: é impotante, sim, a ordem pela qual as desenhou. É possível ordená-las?
Desenhou dedos, o que significa (globalmente) que sente por parte dessas pessaos muito afecto e muita abertura de carinho. Desenhou os pais de mãos dadas (carinho, afecto) e desenhou-se no meio, como membro importante. Desenhou os dois manos do lado da mãe, por provavelmente percepcionar a mãe como um elemento seguro da família (ou, talvez, por passar mais tempo com eles).
Os outros elementos não são relevantes para o caso. É normal que uma criança de 5 anos "componha" o seu desenho.
Convém é averiguar a percepção das cores e o porquê de ter pintado os cabelos daquela cor (até porque o sol/núvens, têm cores correctas...). Só mesmo para ver que tipo de justificação dá! :)
Espero ter ajudado! :)
Marta.
Que desenho tão giro, e ali está a avó babada em grande destaque.
ResponderEliminarBeijinho.
Prima:
ResponderEliminarNão há dúvida, tu és o centro da vida dela.
O pai está um bocadinho "esfumado" ;) a mãe está linda, o avô careca e com uns calções à maneira, a Pulga muito bem entre a mãe o pai, a Pulguinha e o Gu-Gu, debaixo das saias da mãe, o que está bem :D
A Tília um bocadinho gordinha, será?
Conclusão:
Uma família feliz, sem perturbações visíveis :))
Beijinhos a todos
Engraçado, a pulguinha está junto ao irmão enquanto a pulga está na linha dos crescidos.:)
ResponderEliminaradorei o desenho...
ResponderEliminarAvogiamiga
ResponderEliminarÉ muito melhor do que uma fotografia. A Pulga é bué da fixe. No entanto - há sempre uma adversativa - a Avogi está muito favorecida.... É a vida
Qjs para a artista, para a famelga e qjs também para tu
Amiga eu não sou psicóloga, mas o facto de ter 3 já quase que tb etnho esse diploma...lol (estou a brincar...lol)
ResponderEliminarSendo que, apenas nessa qualidade te peço que observes a pulga a afastar o pai da mãe...complexo de Édipo, minha querida!!!!????
O desenho está um espanto e tu muito bem representada no meio dessa família...digamos que um papel central e tipo torre de suporte...lol
Agora já sou eu a divagar...lol
bjs grandes
Célia
Que lindinho o desenho Gi.
ResponderEliminarSeria a avó a mais alta porque manda mais? kkkkk
Adorei a família toda reunida.
Bjs no coração!
Nilce
Essa pulga promete!
ResponderEliminarVai ser a artista da família! ;-)
Esse meio pai... será que é porque ela só o vê metade do dia?...rs
Tia Alice ficou ótima (será que estava a rezar a "avó Maria"?)
Beijinhos pra essa turma tão linda e feliz.
Cid@
Uma grande familía!!! e toda nas alturas, têm todos umas grandes pernas:-)))
ResponderEliminarE tem o fundamental o sol da vida... bjinhos
Adorei o desenho da família :)
ResponderEliminarMuito giro o desenho ;)
ResponderEliminarBjinho
A PULGA é muito poupadinha nas saias e nas calças !
ResponderEliminarUma delícia de família.
Está girissimo e gostei imenso de ler o comentário de Marta.
ResponderEliminarSei apenas que quando as crianças utilização "cores vivas" é porque se sentem felizes...ao contrário daqueles que utlizam muito as corres escuras, como o preto, cinzento etc.
Beijocas
Eu não sou psicóloga mas a primeira coisa que o desenho me transmitiu foi felicidade, pelas cores e por estarem todos desenhados com um sorriso! :)))
ResponderEliminarBeijinhos
oh la la... fica-te muito bem a saia curta e roxa!!
ResponderEliminarMas as cores vivas nem sempre significam isso! :)
ResponderEliminar(aqui é a mãe das pulgas)
ResponderEliminar@ Marta: em relação às cores do cabelo, só os delas estão "alterados", pois neste momento eu tenho o meu cabelo encarnado, logo o desenho é fiel à realidade. :)
Perguntei-lhe o porquê do uso daquelas cores, ao que me respondeu "porque as meninas podem ter o cabelo de todas as cores". Presumo que seja influência das histórias/tv, pois ainda hoje fez um desenho de uma sereia com meninas à volta, cada uma com (cores de) cabelos diferentes.
Mas repare-se também nos cabelos curtos (homens) vs compridos (mulheres), embora o cabelo dela seja, na realidade, curto. O avô tem um belo bigode farfalhudo desenhado (verdade) e o pai quase não tem cabelo (igualmente verdade). A avó parece que é a mais alta, mas na realidade não o é, pois está desenhada um pouco acima da linha de terra. Logo tem o mesmo tamanho que os restantes adultos. Aliás, está exactamente ao mesmo tamanho do avô, mas o cabelo acrescenta-lhe logo mais 1cm! :)))
Neste desenho não se vê, mas nos seus desenhos já se nota a clássica antropomorfização (sol, flores, árvores com olhos e boca), e pormenores como casas com fumo a sair das chaminés ou a noção de perspectiva (casas mais pequenas do que outras "porque estão mais longe"). Ou pestanas e sobrancelhas e meninas com brincos (embora, mais uma vez, ela não os tenha na realidade).
Entretanto a pulguinha também começa já nos seus primeiros esboços da figura humana (avó, para quando um desenho dela?) e o pequeno Gu faz ainda uma garatuja descontrolada.
(e assim acaba o meu tempo de antena)
O desenho é típico de uma criança cercada de adultos. Por ela ter desenhado as pernas dos adultos tão compridas deve-se ao fato das pernas serem o foco da atenção de uma criança. Já os irmãos, são representadas com as pernas do tamanho normal.
ResponderEliminarTomara que ela continue gostando de desenhar. Leva jeito.
Quicas, assim sendo, nada a dizer! É a imaginação dela a funcionar! :)
ResponderEliminarTenho mesmo é curiosidade em saber a ordem pelas quais ela desenhou... :)