Eu não consigo...

...Comer caracóis...terrestres.

Para mim caracóis deixam baba, logo são babados e coisas babentas não obrigada! E não me digam que é o melhor manjar, o melhor aperitivo e que com cerveja cai que nem ginjas que aqui...(estou a pôr o dedo na boca a indicar lugar onde)...não entra, mas se for uma pratada, um "quilho" de caramujos.... ai aí sim.
Caramujos são caracóis também, mas do mar logo estão e são frescos e salgados. Agora coisas rastejantes na terra...

Caramujos ou burriés comem-se cozidos e para retirar da concha no acto de comer é necessário um pouco de perícia, engenho e arte para não o partir; usa-se um alfinete, fazendo movimentos circulares da mão. É uma iguaria típica da Madeira.E repito: nunca comi...dos outros, dos brancos, daqueles que sobem pelos caules acima! E já agora como se come esses caracóis? É também puxando com um alfinete?

Fotografia: Caramujos do mar.retirada da net

Comentários

  1. Os terrestres, que eu também não compreendo como é que alguém é capaz de comer, penso que são sugados da casca. A pessoa mete lá a boquinha e suga aquele conteúdo mole e que já andou a rastejar por todo o lado. Caracóis prefiro-os vivos, no jardim, felizes da vida porque são criaturas bem simpáticas. Não no prato!

    ResponderEliminar
  2. Sou sincera, nunca provei, mas só de olhar, faz-me uma impressão ai ai :x

    C s 1 9 9 3

    ResponderEliminar
  3. Querida AVOGI, eu dou-te todos os esclarecimentos, possíveis:
    - No Norte de Portugal, raras são as pessoas que gostam de caracóis. Metem-lhes nojo e chamam-lhes lesmas;
    - De Coimbra para baixo, é considerado um óptimo petisco;
    - Os melhores caracóis são os algarvios e no Algarve são raras as pessoas que não gostam;
    - Os caracóis têm alguns preceitos na sua lavagem, com muito sal e em águas abundantes;
    - Existem numerosas maneiras de os cozinhar, mas todas elas têm de levar oregãos;
    - Comem-se puxando-os com um palito, mas se forem bem feitos, quase não é necessário;
    - Eu adoro caracóis e apesar de ser casada com um minhoto, ele também ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu já os como sob todas as formas...E uns sabem melhores que outros...lol

    Não comes coisas que se babam? Certeza? Ou já te esqueceste...lol ?

    ResponderEliminar
  5. Pois eu já comi de uns e de outros, e gostei de ambos e acho que mesmo que não gostasse, tinha que admitir que outros possam gostar.
    Por exemplo: aqui no contenente o caracol é comido mais no sul, digamos, de Santarém para baixo.
    Por esse facto alguns portugueses do Norte manifestam uma certa repugnância em relação aos "mouros" do sul, que comem uns bichos rastejantes, enquanto a mim não me repugna absolutamente nada que no Norte comam sarrabulho, que é feito à base de sangue, nem as famosas tripas à moda do Porto.
    Agora pergunto:
    Se no Porto conseguem tirar o sabor a merda das tripas, porque é que no Sul não havemos de conseguir lavar a gosma dos caracóis?

    ResponderEliminar
  6. Os caracois puxam-se com um palito e se forem apanhados num terreno "bem tratado" exemplo a horta da avogi são óptimos.
    Mas do que eu gosto mesmo é de lapas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os carocois são retirados com um palito e se forem apanhados na horta da avogi de certeza que são óptimos. Mas eu gosto muito é das lapas. Saudades.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. MONTANA
    nao me fales em lapas! Eu dava o que não tenho por um quilhinho de lapas!
    das pretas e pequenas que são as que gosto. kis .=)

    ResponderEliminar
  9. CA
    papas de sarrabulho? não muitos thanquiús (inglês) isso é outra coisa que nao meto aqui (e aponto para a boca)
    kis .=)

    ResponderEliminar
  10. MANELA
    nem assim me convences a meter uma lesma na minha humilde boquita
    kis :=(

    ResponderEliminar
  11. M (de reles criatura) não seja assim seu...caracol
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. Mas que é que gosta de lentos, ranhosos e com cornos?
    Eu também não gosto. Gosto mais de caramujos do mar.

    ResponderEliminar
  13. Também não como nada desses animais. blerg...

    ResponderEliminar
  14. Por aqui não se vê (pelo menos nos lugares que eu frequento...rs)

    Mas, quando meu caçula morava em Paris e eu fui visitá-lo, ele "queria porque queria" que eu experimentasse.
    E eu só lhe dizia: - Nãnãninanão!!!

    Não comi, e nem pretendo comer, mas imagino que eles sejam saborosos.
    Mas haja coragem para experimentar! :)

    Jinhos meus,

    Cid@

    ResponderEliminar
  15. Eu nunca comi nem uns, nem outros. Mas mais facilmente metia à boca os caramujos. Pensar em comer caracóis que deixam baba em todo o lado revolve-me a tripinha. :S

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto dos dois...é que nem tem comparação...
    A "turista" já disse tudo sobre os ranhosos :)
    E eu ainda acrescento...têm que ser metidos em água fria que vai ao lume aquecendo lentamente para eles ficarem com os corninhos de fora. Se assim for nem são precisos alfinetes.
    Os caramujos, AvoGi, são também uma iguaria tipica do nosso litoral alentejano (quando era miuda, nas férias de verão, andava sempre a apanhá-los por aqui)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  17. Caracóis tão estranhos!!!
    Terá o mesmo sabor que os normais? hmmm :s

    ResponderEliminar
  18. Já deram as dicas todas!!! Bem temperados são um pitéu!!! Já os burries não gosto:-)

    ResponderEliminar
  19. Esses caracóis brancos também são muitos bons e puxam-se com um alfinete ou pelos corninhos eh eh eh tem de experimentar é delicioso.
    Bj**

    ResponderEliminar
  20. Concordo inteiramente! E, à falta dos caramujos, vão umas ameijoazitas à Bulhão Pato...

    ResponderEliminar
  21. AVOZINHA
    do mar tudo da terra nada como eu te entendo
    kis :=)

    ResponderEliminar
  22. Sim... da mesma maneira!!
    E se esquecesses por um momento esse preconceito... ias ver como ias gostar!!
    Queres apostar comigo?!

    ResponderEliminar
  23. Lembro-me de os assarem num braseiro, tirarem a casca e depois eu juntava arroz ou farinha de mandicoca ou folhas de mandioca, já não me recordo bem, porque a fome e a ausência de quase "tudo"...tudo era comestível.

    Desde que saí de Angola nunca mais comi... e nem aguento o seu cheiro...um horror e só de olhar para eles...enfim!

    ResponderEliminar
  24. Sarrabulho acho que nunca comi, mas comi uma restomenga parecida (acho que se chama cachola) que fazem no Alentejo e gostei.
    Não gostas de galinha de cabidela?
    E daquelas larvas gordas, assadas em folha de bananeira, que são um petisco para os indígenas da Papua Nova Guiné? ah ah ah

    ResponderEliminar
  25. Cachola...é a lócura, comida dos deuses mesmo!!!

    ResponderEliminar
  26. Se comesses um prato deles no Alentejo, logo verias que petisco...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade