De um dia para o outro eu sou a salvação

O defunto Rendimento Mínimo Garantido e renascido Rendimento de Inserção Social deve ter acabado para  muitos portugueses?

Isto porque as minhas vizinhas, que vivem num bairro social perto da minha casa e que passavam todo o dia pela minha porta, secando as unhas de gel, rindo a bandeiras despregadas,  mostrando o telemóvel topo de gama, oferecido por quem trabalha (e dizem elas que é o Senhor Governo que dá o dinheiro) assim como quem vira um disco tudo mudou e de repente as idas e vindas ao café escassearam.

Elas, que antes viajavam em bando pelo caminho chão até ao café; elas, que não cumprimentavam cá a senhora da casa, ou seja eu e Moi- Même quando estávamos no quintal a: lavar, varrer, limpar, escafiar, de um momento para outro é só sorrisos, bons-dias, tá boa; eu, que sou delicada ainda cumprimento agora Moi-Même, essa roda a saia e continua a varrer. Agora é só sorrisos, mas sorrisos daqueles que vão de um lado a outro; elas, que antes viravam a cara assim que me viam, agora não me largam a porta. Ah, e mais, até duas já puxaram pelo badalo a perguntar se  preciso de uma empregada. Precisar até preciso, mas a custo zero. Coitadas, devem achar que eu trabalho de mais ou que sou rica ou ainda que aqui há dinheiro. Pensando melhor, têm  pena de mim ou delas próprias. Mas eu, também sinto uma peninha pequenina delas, sim senhora. Muita pena, mas também tenho falta de dinheiro e, vizinhas destas que só olharam para mim depois da falta do Rendimento, não obrigada.

Comentários

  1. Aqui pelo "contenente", é ver as filas de ciganas, na loja do cidadão, ao balcão da segurança social.
    Tenho um familiar que dá formação num centro de formação profissional, que fica piurso com os caçadores de subsídios. Vão lá só pelo subsídio, fazem cursos atrás de cursos, muitos deles/as são gente na casa dos 20 anos que nunca tiveram um emprego, nem procuram.
    Coitados dos desempregados na casa dos 50 anos, que não conseguem trabalho. Esses, que trabalharam toda a vida e agora se vêem na miséria porque o patrão fechou a empresa, é que merecem ser ajudados, não são os ladrões dos ciganos ou os caçadores de subsídios, que nunca descontaram um tostão.

    ResponderEliminar
  2. É impressionante o que acontece a uma pessoa quando essa cai do cavalo!

    Com um pouco de humildade, essas "Cremildas" teriam salvo o próprio rabo.Ou seria o do cavalo?( haha, dei uma de altinha agora!)

    Bjos!

    ResponderEliminar
  3. Se calhar deviam ter procurado emprego, antes quando havia muito, não agora que está escasso... mas como andavam à pala que se lixe o trabalhador que as sustenta!
    É cortar no verniz e no café que já lhes sobra mais dinheiro :p

    ResponderEliminar
  4. Como eu te entendo. Estás coberta de razão.
    Beijo,
    Nina

    ResponderEliminar
  5. Pois essa gente agora vai ter que trabalhar, estavam muito mal habituados.Era vida de café e cigarros e nós a pagar-lhes os vicios.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pois é, acabou-se a mama para muita gente! Por aqui também se via as meninas dos bairros, a receber fundo desemprego e rendimentos minimos a irem todos os dias tomar o pequeno almoço ao Pão Quente e pastelaria!!! Olha eu já nem me lembro de uma coisa dessas e só as via porque ía lá comprar o pão (quando estava a trabalhar) para tomar o meu PEQUENO ALMOÇO EM CASA!!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Por aqui e até porque tenho uma estação dos CTT mesmo na minha rua...o movimento deixou de ser o que era. Cortaram e não foi pouco, o que subscrevo e que dêem a quem mais precisa.

    ResponderEliminar
  8. A foto até se compara com o texto.
    Comento só a foto, o resto é bem do meu conhecimento.

    As flores, conheci-as por "dedalos de bruxa", seu nome específico, desconheço.

    ResponderEliminar
  9. Prezada amiga
    Hoje vim lhe agradecer pela sua linda e carinhosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
    Agradeço-lhe de todo o coração!
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  10. oh! conheço tantas assim... se trabalharam um dia em 10 anos foi muito! bjo**

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade