A propósito de Peso da Régua...

...E porque me lembrei do peso da régua nas minhas mãozinhas de criança e não só nas mãos; as bestas das freiras davam onde calhava. Na cabeça, que era o que estava mais à vista, nas costas quando apareciam na rectaguarda, nas pernas se estávamos de pé, no rabo... bem acho que levei em todo os sítios.

Até na alma! Sem falar nas alunas internas que, essas, por serem internas, levavam o dobro das externas e ainda tinham de limpar a merda das freiras, ou seja, as casas de banho.
Por isso, e como fiquei traumatizada, os meus filhos não foram para colégios porque é lá que está a comunidade de pinguins.
Será que ainda hoje estes pinguins batem assim nas crianças?

Comentários

  1. Só fui fazer a 4ª classe num colégio de freiras (dedos de dama como as chamávamos - doce de suspiro, conheces?) como externa onde nunca levei um reguada, já que fui por castigo pelo comportamento que tinha tido no colégio que não era nada de freiras, mas que apanhei tanta reguada, para além das inúmeras réguas que a minha mãe partiu graças às minhas tropelias:):):)

    Hoje não faço a mínima ideia se batem nos alunos lá nos claustros...

    mas como avó assumo que volta e meia saí uma bela palmada, olarilólé, que vale por mil palavras!

    ResponderEliminar
  2. Que tempos conturbados devem ter sido! :|

    ResponderEliminar
  3. Prima como já escrevi no outro teu post, eu não andei num colégio, mas sim numa escola particular onde a professora além das reguadas punha-nos com orelhas de burro viradas para a janela que dava para a rua.
    Só que essa rua era em frente de uma paragem de eléctrico em pleno Calvário em Lisboa :(
    Ainda hoje quando lá passo me arrepio :(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Espero bem que não, as mentalidades também têm mudado, graças a Deus. Bjks!!

    ResponderEliminar
  5. Eu andei no Colégio de Santa Teresinha...e posso dizer que adorei aquela escola...tinha algumas irmãzinhas mázinhas, mas não batiam...e tinha outras que eram verdadeiros anjo que ainda hoje as trago no meu scoração!

    Penso que os tempos são outros...saí do Colégio em 1999, com 15 anos...hoje em dia não sei como estão as coisas, mas gostaria que a minha filha andasse por lá!

    Beijinhos Avogi!:)*

    ResponderEliminar
  6. Isso é mesmo triste, vindo de freiras...enfim

    ResponderEliminar
  7. CÁTIA
    foi no colegio de santa teresinha que eu andei isto já lá vai há 50 anos.
    nessa altura eram só freiras a leccionar.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  8. Tive um filho que, com 5 anos, andou 2 horas num colégio de freiras a 2km de casa !!! ... e nunca mais, nem 1 minuto !
    No 1º dia deixei-o lá às 8.30 h.
    Eram 11 e estava a bater à porta de minha casa, com o ar mais natural do mundo !!!

    Porque estás aqui, Zezito ?...
    Tocou a campaínha, os meninos saíram cá para fora e eu vim para casa !:)))
    E como é que vieste ?... :((
    Vim pela rua da escolinha, passei as 2 linhas do comboio, depois passei na igreja e nos correios, passei à porta da srª Maria ... eu sei o caminho ! Não era preciso irem-me buscar ! :)))

    :((((( Faltou muito pouco para deitar o colégio abaixo e desancar qualquer daqueles pinguins incompetentes !!! :(((((
    Não posso com elas, nem com o cheiro !!!
    .

    ResponderEliminar
  9. tempos que se achava que a dsciplina da "estalada" é que estava bem! ...

    Enfim exageros ...

    ResponderEliminar
  10. RUi
    Mas olh que desenrascado o rapaz é! a quem sai? À mãe?
    kis :=)

    ResponderEliminar
  11. Avó, eu não andei num colégio desses e levei munta reguadazita... Graças a Deus que se acabou com esse tipo de "ensino".

    p.S.-> ora ide lá espreitar o meu cantinho! ;)

    ResponderEliminar
  12. Tu tens uma costela transmontana? Ora explica lá isso melhor:))
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Sempre ouvi histórias horriveis dos colégios de freiras, a minha cunhada esteve interna num em Évora e conta atrocidades. Nunca colocaria lá o meu filho.

    ResponderEliminar
  14. Pessoalmente não conheço essa experiência mas.....já ouvi falar coisas assim do género que contas Avogi.
    Será que está tudo na mesma ?
    BJS : )

    ResponderEliminar
  15. Acredito que sim, nunca me convenceram esses colégios de freiras, mas também quero acreditar que devem existir lá dentro boas pessoas, penso eu...
    Beijos e continuação de boa semana:)

    ResponderEliminar
  16. Porque não mandá-las a todas para a Antártida?!!
    Chiça... que gentinha!!

    ResponderEliminar
  17. Olha o que o Peso da Régua te havia de fazer lembrar! A mim, nunca tal me tinha passado pela cabeça, he,he! Mas está bem visto...ou mal?
    Eu achava que tinha tido pouca sorte, mas ao pé de ti, fui sortuda mesmo! Eu fui aluna da minha mãe que por azar era a Directora da Escola. ela era (e ainda é com os seus 96 aninhos)uma querida e não gostava de bater nos alunos, mas logo que lhe iam fazer queixa de mim, zás! dizia que era para dar o exemplo!!!E assim, à conta do exemplo, ainda levei "alguns exemplares"! E com isto tudo, já me fizeste rir à farta. Obrigada por isso. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade