Alcançar o quadro de honra é como alcançar o Céu

Nunca vi tanta preocupação dos pais para que os filhos pertençam ao quadro de honra da escola. Mendigam, pedem, subornam, acusam, mexem, remexem, ajoelham-se e fazem tudo, tudo para que os seus filhos (que não merecem este lugar) estejam no quadro. Tudo fazem para uma classificação num placard.

E, o que se pretende com o quadro de honra? Incentivar a excelência, claro. Só que os excelentes alunos não precisam de incentivos, prémios, recompensas, reconhecimentos e muito menos o nome colocado num quadro. Eles são excelentes e ponto final parágrafo.

Mas há o reverso. Há os que não são excelentes, nem bons (mas que os pais querem que sejam) e por isso cabulam, mandriam, baldam-se, preguiçam, mas sabem que por fim o nome lá vai estar devido à insistência, à impertinência, ao pedido dos pais ao director de turma.
O que mais me aborrece nisto tudo e falo com o sentido do dever, com o sentido do rigor é que há professores que pactuam com estes pais.
Haja rigor. Haja honestidade. Haja justeza.

Fotografia: A Primavera vista pelos olhos da Pulga (seis anos)

(Ressalvo todos os outros: pais, alunos e professores que não se integram neste texto. Porque nem todos são assim. E ainda bem)

Comentários

  1. e assim se começa a currupção em pequenino... :P

    ResponderEliminar
  2. Tem existir sempre alguma coisa fora da lei em todo o lado!
    Nao percebo essa insistencia...qual o objectivo mas pronto!
    Quadro de honra é a pauta do fibnal dos periodos isso sim.

    Baci*querida

    ResponderEliminar
  3. Os pais são piores que as crianças. :S

    Tinha tanto para comentar mas dá-me comichão só de pensar no tema em si.

    Kiss

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus onde chega a parvoíce das pessoas.:S

    ResponderEliminar
  5. O desenho está tão bonito colocado num post com um texto que faz pensar sobre uma coisa muito grave. A educação é das coisas mais importantes. E muitos pais estão a falhar :(

    ResponderEliminar
  6. Adoro os desenhos da miuda.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Este texto tem inteiramente o meu apoio. Penso da mesma forma.

    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Querida Avogi, mas há mesmo professores que pactuam com a cabulice? Olha a minha alma está parva! :P

    ResponderEliminar
  9. Não passo tempo metida na escola, nem pressiono professores para nada, por acaso até não preciso, mas nunca o faria, porque isso não seria um bom exemplo para o meu filho. E Deus permita que ele continue assim inteligente porque se for por trabalho não chega lá que anda cá um calão, nem sei como tira tão boas notas. Bjs!!

    ResponderEliminar
  10. Pois na minha sala não há quadros de honre para ninguém. Estudam e trabalham porque é este o dever deles!

    Mas isso sou eu, que sou ditadora e coiso e tal...

    ResponderEliminar
  11. CORISCA
    eu já sabia aliás calculava que eras ruim como eu
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. Para já este desenho da Pulga, merecia o quadro de honra.

    Eu até sou uma mãe previlegiada, nunca pedi quadros de honra nem prendas dou aos "profes", e a minha "pitinha" desde o 7º. ano e está no 12º. que se mantêm lá sem sair:-)
    E ela própria estasse "maribando" rsss ,mas cá para nós que ninguém nos ouve a mãe tem orgulho, embora esse lado inteligente saia ao pai
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente é um tipo de mentalidade que vai grassando e não se vê o dia em que desapareça!
    Beijos,

    ResponderEliminar
  14. Que coisa triste... as crianças deviam crescer relaxadas e afastadas de subornos e tentativas reles de alcançar o tal quadro de honra.

    ResponderEliminar
  15. Não podia estar mais de acordo contigo!
    Sempre fui boa aluna, e nunca estive em quadro de honra nenhum... aos meus pais bastavam as boas notas que sempre tirei com esforço (pouco... porque eu sempre fui preguiçosa para estudar)

    ResponderEliminar
  16. Como???? Quem faz isso? Ó Avogi, dou aulas hà 31 anos; corri muitas escolas nos primeiros vinte anos da minha carreira, de norte a sul de Portugal;fui praticamente sempre e, ainda sou, diretora de turma; estive em dezenas, para não dizer centenas de conselhos de turma com centenas de professores dioferntes e, nunca, nunca vi tal acontecer! Nunca, até hoje, tive nenhum pai ou mãe que tenha tido o arrojo de me fazer tal pedido. Deve ser porque eu sou curta e grossa com a mania que alguns têm que os seus rebentos, "taditos", são uns perseguidos, estudam "bué", mas ninguém o reconhece e lhes dá boas notas. Levam logo que as notas não se dão, merecem-se.É como que um pagamento do esforço, do trabalho e do estudo!

    ResponderEliminar
  17. *Honra, que se me deu uns frenesinhos que até escrevi mal. Podem-me desonrar, mas na minha sala não há nada disso. E, logo no primeiro dia, aviso os pais de que sou exigente, puxo pelos miúdos e não admito faltas de educação, além de que estas são sancionadas com castigos (não corporais, óbvio!). Pois se eu estou lá para ensinar e esta é a minha obrigação, pois que eles estudem, que esta é a obrigação deles!
    Sempre fui a melhor aluna da turma, por mérito meu e não houve alardes por isso. Muito pelo contrário: os meus pais ensinaram-me que era esta a minha obrigação...Se fiquei traumatizada? Pffff...Hoje em dia, até a brisa nos cabelos traumatiza os pequenos, pelo amor da santa! Daqui a dias é metê-los numa redoma e premiar a redoma mais bem enfeitada...

    E sim, confirmo: sou autoritária, rígida, ditadora, o que quiserem chamar...Mas a verdade é que, em 12 anos de trabalho, nunca tive queixas dos pais, muito pelo contrário. E, se me pedissem um lugar no quadro de honra? Credo! Era a modos que quem levava a desonra eram os papás!

    ...Porque não metem os progenitores a decidirem as avaliações também, hum?

    ResponderEliminar
  18. Desculpe, Avogi o abuso mas vou responder à Corisca Ruim.
    Querida Corisca (que também sigo)que nunca a vontade lhe falte. São as professoras exigentes quem eles nunca esquecerão! São os professores disciplinadores que os fazem sentir melhor, pois como crianças precisam de sentir organização e controle, por parte dos adultos, para se sentirem seguras. Sempre assim fiz e nunca me arrependi. E, já lá vão 31 anos! E a propósito do seu último parágrafo.... já faltou mais! Já faltou mais! Vontade não lhes falta! Alguns até nos querem dar lições de pedagogia... e, não têm formação nenhuma nessa área, entenda-se. Porque se tivessem, ainda vá que não vá....

    ResponderEliminar
  19. Ai, Fernanda, quando este dia chegar, mudo de profissão! :p

    ResponderEliminar
  20. Sou contra os ditos...
    Já fui presidente de uma EB 2 e 3 e nunca implementei nada que se assemelhe...

    (Podia deixar alguns motivos mas quem souber "a sério" da profissão, entende-me nas entrelinhas...)

    Bjo :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade