O Rapaz do pijama às riscas

 Sinopse

Um rapaz de oito anos, Bruno, é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.

Passou ontem no canal Hollywood pelas 21:30. Não vi, pois a essa hora há outras riscas para fazer como por exemplo: jantar, mas gravei e, como estava de nada agora mesmo (não, só roubei um pouco de tempo ao trabalho) e visualizei-o. Recomendo a quem ainda não viu. Ainda houve tempo para uma breve reflexão e o coração apertou em vários momentos não deixando soltar a lágrima. Eu sei, sou uma chorona compulsiva e choro por tudo e por nada. Mas este tema - Holocausto bole-me com os nervos.

Comentários

  1. Já vi. De facto deixa-nos a reflectir em muito aspectos. ;)

    ResponderEliminar
  2. ESSÊNCIA
    fez-me pensar na confiança que se deposita nas crianças o facto de se confiar plenamente nelas partindo do pressuposto que se conhece os nossos filhos como a palma das nossas mãos. E vice-versa
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. É dos filmes mais puros e bonitos que já vi *.*

    ResponderEliminar
  4. Foi um livro que adorei lêr.
    Por tudo.... e sobretudo pelos dramas do Holocausto.
    E, claro chorei.....

    ResponderEliminar
  5. Vi este filme quando saiu e achei simplesmente brutal!! Adorei!

    Embora no fim, quisesse mais, ou seja, esperava mais alguma coisa... por exemplo a reacção do pai...

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi, mas não consigo ver filmes que sei que me vão deixar chorona, porque eu sou assim, até a rir eu choro.
    A propósito adorei a canção em Pulgarês :-))
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Já vi o filme e li o livro. Adorei. Apesar de triste, é um bom filme.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. É um filme muito triste mas muito real também avóGi... Infelizmente!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não li o livro mas vi o filme e apesar de triste é um bom filme. Eu que não sou de chorar em filmes, com este no final não consegui segurar as lágrimas.

    ResponderEliminar
  10. http://www.oboticario.pt/pt/catalogo/maquilhagem/make-b-infinit/make-b-batom-perfeito/

    É o apricot AVOGI ;)
    é realmente lindo!

    ResponderEliminar
  11. Um filme marcante, para refletir...

    ResponderEliminar
  12. Oh! não vi, e ler é coisa que também não tenho feito:(
    Mas fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  13. Vi que ia dar mas não vi. Deve ser um filme muito bonito e tocante.

    ResponderEliminar
  14. Em nova li e vi tudo, mas tudo o que havia sobre essa mancha negra da história mundial.

    Talvez por ter passado o que passei...

    hoje não consigo ler e muito menos ver tamanhos horrores, bem como filmes de acção, terror, ficção e policiais. Hoje só colheres de chá:)

    Já tinha dado no canal Hollywood e vi partes...e como repetem tantas vezes os filmes...talvez consiga ver o que ficou em falta!

    ResponderEliminar
  15. eu fartei-me de chorar com este filme e esse tema também me da cabo dos nervos

    ResponderEliminar
  16. Se me permite acho que é madeirense, onde vivi 6 belos anos da minha vida (fui professora na Secundária Francisco Franco). Quanto ao filme ainda ontem o revi.....que dizer de tanta simplicidade na maneira de nos transmitir as ideias? Brutal mesmo....

    ResponderEliminar
  17. Ok, cheguei aqui ao seu blogue
    e vou ver se continuo a visitá-lo.
    Saudações
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  18. olá Avogi, eu já vi o filme e adorei!!!
    quanto ao blog da Helena sacadura cabral não sabia que ela tinha um, vou investigar....
    bjs e obrigada!

    ResponderEliminar
  19. espreita: https://www.facebook.com/pages/Coisas-da-M/309573959121505

    ResponderEliminar
  20. Vi esse filme há uns meses atrás e fiquei terrivelmente chocada com a ironia do final do filme...
    Um belo exemplo de como a crueldade humana atinge limites inimagináveis... e de como as crianças ainda são o melhor do mundo!

    ResponderEliminar
  21. Já vi, alias tenho esse livro como um dos preferidos no meu perfil.
    jocas

    ResponderEliminar
  22. Por formação e por natural curiosidade por tudo o que nos rodeia, sei bem como a 2.ª guerra mundial foi um dos acontecimentos históricos mais tenebrosos e, ao mesmo tempo, de histórias de uma humanidade e criatividade incríveis.
    Toca sempre, marca indelevelmente algo em nós...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade